PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PREFEITURA VÊ USO POLÍTICO DOS PROFESSORES

A Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota de esclarecimento, hoje à tarde, apontando a instrumentalização política dos professores por representantes da oposição, que chegaram a usar de microfone, durante uma manifestação nesta sexta-feira para fazer discursos de tom eleitoral, distorcendo fatos e dizendo inverdades.

Segue, na íntegra, a nota do Governo Municipal:

O Governo Municipal de Garanhuns é a favor da democracia e do direito de manifestação aos cidadãos, inclusive se organizando com os seus entes para que a movimentação ocorresse. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes acompanhou todo o trajeto e a  Secretaria de Educação assegura que as escolas farão seus calendários de reposição de aulas de hoje, no intuito de garantir o cumprimento dos 200 dias do ano letivo de aproximadamente 18 mil alunos na Rede Municipal de Ensino. 

Porém, lamentamos profundamente, que o ato desta sexta-feira (09) tenha se transformado em um movimento político, coincidentemente em ano eleitoral. Um dos representantes da oposição local até chegou a usar o microfone para dizer que estava junto na luta, ou seja, deixando dúbia a intenção da manifestação. O que vimos não foi um movimento de classes, mas um palanque político. Quanto aos questionamentos, vários foram levantados, alguns sem ligação direta ao que foi aprovado ontem pela Câmara de Vereadores. O que foi aprovado foi o Projeto de Lei do Executivo 002/2018, que atualiza o reajuste da grade de vencimentos de servidores do grupo ocupacional Magistério do Poder Executivo Municipal de Garanhuns. 

Diversas inverdades foram irresponsavelmente bradadas através dos alto-falantes. Acusações que ao invés de contribuir com o debate, confundem a sociedade. O prefeito, Izaías Régis, realiza visitas em obras regularmente, independente do que esteja acontecendo e não existe perseguição a ninguém. A secretária de Educação, Eliane Simões,  realiza visita às escolas semanalmente para conhecer os acertos e falhas em cada unidade de ensino e assim encontrar soluções juntos aos gestores, também sendo inverdade o que foi dito na manifestação, de que a secretária não conhece a realidade de sala de aula. 

Esclarecendo o que chegou a ser afirmado, a intenção não é “dobrar” ninguém, mas sim fazer a legislação ser cumprida. Os manifestantes chegaram a acusar as secretárias de Educação e Saúde pessoalmente, sem conhecer (e alguns até conhecendo) como é árduo o trabalho à frente de pastas que requerem atenção redobrada como todas as outras do Governo Municipal. Foram expostos os casos do suposto estupro ocorrido em uma escola municipal mesmo sem a conclusão da investigação por parte da Polícia Civil, se adiantando aos peritos e afirmando que o fato foi mesmo consumado dentro do estabelecimento de ensino. O que aponta para a terrível prática do, “quanto pior, melhor”. 

Sobre as reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, quanto ao pagamento do piso salarial dos profissionais, a Secretaria de  Administração informa que o reajuste anual relativo está de acordo com o que estabelece a Lei Federal 12.994-2014, fixando o valor de R$ 1,014,00 (mil e catorze reais) para a categoria.

Finalizando, todo o esforço está sendo feito por parte da gestão, mesmo com as limitações econômicas e burocráticas conhecidas por todos. As Secretarias estão de portas abertas para conversar com os representantes, porém o Governo Municipal sempre receberá representantes das entidades e não grupos que utilizam os movimentos que deveriam ter pautas de classes, servindo a posições políticas.

Um comentário:

  1. Massa de manobra
    Tem uns e outros ai que só estão se aproveitando do barulho para vender o seu peixe podre , Quem não lembra do então candidato Paulo Lambança Câmara prometendo dobrar o salário dos professores em seu guia eleitoral, pois bem até agora nada .
    A luta dos professores e legítima , o direito de protesto também , mas e bom ficar esperto para que o movimento não sirva de barriga de aluguel para alguns ratos já esquecidos nos porões da cidade tenhao voz.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA