PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FILHA DE PEDREIRO TIRA NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO/ENEM

Beatriz: "Filha de pobre 
também pode ser médica"

Beatriz Albino Servilha, de 19 anos, atribui suas vitórias aos pais: o pedreiro Junior e a telefonista Renata. A jovem celebrou: “filha de pobre também pode ser médica”. Apenas 53 candidatos tiraram a nota máxima na redação do Enem.

Entre os milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 53 candidatos(as) tiraram nota máxima na redação da prova. Uma delas é Beatriz Albino Servilha, de 19 anos.

A jovem, que é filha de um pedreiro e de uma telefonista, atribui seu sucesso aos pais: Junior e Renata. “Sempre quis provar a eles que filha de pobre também pode ser médica”, celebrou.

Depois de tantos obstáculos, o casal viu o nome da filha na lista de aprovados em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram gritos ao telefone e choro de comemoração.

“Era meu 3º ano tentando entrar na faculdade. Eu sabia que minha família não teria condições de manter meus estudos. Mas, mesmo assim, nunca me direcionaram para outra área. Nossa situação financeira não me impediu de correr atrás do que eu queria”, conta Beatriz.

Quando recebeu a prova do Enem e viu que o tema da redação era “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, Beatriz começou a chorar. “Não acreditei. Comecei a estudar Libras há dois anos, para me comunicar com uma amiga surda”, conta.

Ela havia se tornado intérprete da língua de sinais para os seguidores da igreja que frequenta. “Não achei tão difícil, porque tenho contato direto com a comunidade surda, que me impulsionou a continuar”, afirma Beatriz.

A jovem conta que, na redação do Enem, argumentou sobre a falta de intérpretes capacitados para atuar nas salas de aula. “Não basta formar qualquer tipo de profissional. Existem aqueles que têm capacidade de trabalhar em tribunal, em teatro, em igreja ou em escolas. A sociedade é muito ignorante e não vê Libras como algo importante e oficial”, diz.

“Há um tempo, fui levar minha irmã a uma unidade de pronto-atendimento e vi três surdos lá, desamparados, porque nenhum funcionário sabia língua de sinais. Ninguém pensa nisso”, completa.
Cotas
A jovem foi aprovada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela cota de estudantes de escola pública, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Ela defende a política de cotas por ter vivenciado a dificuldade de uma estudante de escola pública conseguir recuperar o que não aprendeu no ensino médio.

“Isso não é sistema de benefício a ninguém. É a forma de o governo corrigir um erro que é deixar o negro de lado, negligenciar a educação do pobre. Por anos, não tive matemática nem biologia". 

*Fonte: Portal G1



3 comentários:

  1. A redação do ENEM é uma loteria. Não estão nem corrigindo mais.

    ResponderExcluir
  2. "Ela defende a política de cotas por ter vivenciado a dificuldade de uma estudante de escola pública conseguir recuperar o que não aprendeu no ensino médio"

    É impressão minha ou ela confessou que não aprendeu o suficiente para passar? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Eu NÃO conheço, nem de longe a família dessa jovem Beatriz. Mas, só em ler essas palavras, fico emocionado. - A língua de sinais (Libras) é pouquíssimo conhecida, porque as escolas de elites NÃO se interessam por pessoas que têm certas deficiências... Essas elites que torcem o focinho para os necessitados de quase tudo, NÃO estão nem aí para essas minorias... Que nem são tão minorias assim. - A luz só pisca na cabeça dessas elites podres, quando o infortúnio bate à porta de alguns deles. 2. Tenho uma amiga e ex-colega da Fafire, que se dedicou integralmente ao estudo e ao ensino de Libras... E continua exercendo esse trabalho, em teatros, centros de convenções, auditórios outros etc., etc. – 2. A ignorância de muita gente que se julga imune a muitos percalços, é proposital e calculada... A essas pessoas só interessa o dinheiro fácil, a qualquer custo. – INFELIZMENTE, É ISSO MESMO!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA