PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SERENATA DE OLINDA COMEMORA 30 ANOS

Em Olinda, Cidade Patrimônio da Humanidade, há 30 um grupo de seresteiros encanta moradores e turistas, cantando pelas ruas estreitas da primeira capital de Pernambuco. Saiba como surgiu esse grupo de amantes da boa música, no texto do jornalista Ruy Sarinho:

Encerrando as comemorações dos seus 30 anos, a Serenata Luar de Olinda enche de música, encanto e poesia as ladeiras, ruas e os estreitos becos da Olinda Velha, nesta sexta-feira, 29, a partir das nove horas da noite. A concentração para a saída acontece em frente às escadarias da Igreja de São Pedro, no Bairro do Carmo. No repertório, músicas do ciclo natalino, de serestas, frevos de bloco e canção, além de outros ritmos marcantes de Pernambuco, num cortejo que emociona sempre a todos os participantes.

A Serenata Luar de Olinda surgiu de um movimento de cidadania dos moradores filiados à Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta – Sodeca, contra a invasão de carros e veículos pesados no perímetro histórico da Cidade que acontecia na segunda metade dos anos 1980 e trazia sérios riscos à segurança dos monumentos históricos, praças e a todo o seu casario secular. Para realizarem uma panfletagem e sensibilizarem os moradores a votarem o SIM num plebiscito realizado no domingo, 10 de maio de 1987, que defendia o fechamento do tráfego aos veículos pesados e o disciplinamento de toda a circulação dos demais veículos, esses moradores pensaram em deixar a distribuição de panfletos mais criativa, alegre e musical. Nascia assim, na noite da sexta-feira, 08 de maio de 1987, a Serenata Luar de Olinda. E, o que seria apenas uma noite, embeleza até hoje as ladeiras da Cidade Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

Animados com a vitória do SIM no plebiscito realizado, os moradores resolveram sair novamente às ruas, em serenata, na semana seguinte para a comemoração da aprovação das medidas que seriam posteriormente adotadas pela Justiça Federal na Cidade. O encantamento dos moradores e visitantes animou os criadores da Serenata a saírem a cada sexta-feira. No início, além de violões, violinos, cavaquinho e percussão, a Serenata Luar de Olinda contava com instrumentos como acordeom e até uma harpa paraguaia, em apresentações, belíssimas, do músico-instrumentista Benigno, também conhecido no meio musical como GT.


No caminhar da Serenata Luar de Olinda, os músicos e seresteiros param na frente das casas e oferecem músicas aos moradores e todas as pessoas que saem às portas e janelas para saudar e aplaudir o cortejo. Hoje, integram a seresta Mano Aguiar (violino); Ériton Lucas (saxofone); Lucas Cordeiro (Acordeom); Bira Castro (violão); Isaque Santos (violão 7 cordas); Charles Wilker (cavaquinho); Leandro (percussão) e os cantores  Paulo Germano, Hélio Násser e Carlos Holanda, sob a coordenação de Alexandre Aguiar. O contato para apresentação da Serenata Luar de Olinda pode ser feito pelos telefones (81) 30535843, 99406979 e 34291944.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA