PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PRODUTORES DE QUEIJO PODEM SER PREJUDICADOS

Um projeto apresentado pelo deputado estadual Claudiano Filho (PP) regulamenta a atividade dos produtores de leite e queijo do estado, desburocratiza o serviço, possibilitando que muitos saiam da clandestinidade e organizem seus negócios.

A proposta do deputado teve parecer positivo inclusive da Adagro, órgão estadual que acompanha e fiscaliza o trabalho desses produtores.

Em sintonia com a luta de Claudiano pelos produtores, o governador Paulo Câmara (PSB) concedeu 100% de isenção aos “queijeiros”, de modo a estimular mais ainda a atividade.

Na Assembleia Legislativa, contudo, quatro deputados decidiram criar uma Comissão para fazer uma avaliação mais aprofundada do projeto do parlamentar do PP, o que na prática pode travar por até um ano o ganho que os produtores iriam ter.

A Comissão foi proposta pelos deputados Romário Dias (PSD), Marco Antônio Dourado (PSB),  Eduíno Brito (PHS) e João Eudes (PRP).

O posicionamento desses parlamentares gerou preocupação entre os produtores de leite e de queijo de Pernambuco, que aplaudiram a proposta de Claudiano e agora temem que o processo em andamento fique paralisado.

Romildo Albuquerque, produtor em Venturosa e líder da Associação da Certificação de Queijo de Coalho revela que os fabricantes de queijo de diversos municípios da região, como Capoeiras, Pedra, São Bento do Una e Bom Conselho estão preocupados e não entendem bem porque os parlamentares resolveram complicar as coisas.

“Eu, em meu nome e de diversas pessoas que integram a classe, faço um apelo aos quatro deputados para que revejam sua posição e não façam com que a burocracia volte a prejudicar pequenos e médios empresários do setor”, ponderou Romildo, pedindo bom senso por parte dos representantes da população na Assembleia Legislativa.

Segundo o líder da Associação sediada em Venturosa, a proposta apresentada pelo deputado Claudiano Filho, respaldada por parecer da Adagro, possibilita que os produtores ampliem seus negócios, diversificando os tipos de queijo, certamente precisando de mais mão de obra e consequentemente gerando mais empregos.

Com a criação da Comissão, tudo permanece como está e o setor fica estagnado, segundo o entendimento de Romildo.

Da mesma maneira o produtor de leite Nitalmo Leite da Silva, do município de Águas Belas, um dos líderes da Cooperativa Mista dos Agricultores do Vale do Ipanema (Coopema), sente a inquietação da classe após a posição tomada pelos quatro deputados. “Eu recebi esta notícia hoje e fiquei muito triste”, confessa Nitalmo.

Ele revela que a Coopema tem um trabalho de 20 anos, atualmente dá assistência a mais de 1.200 produtores de leite e queijo de 18 municípios, estando a cooperativa sintonizada com as conquistas da classe, que a seu ver agora estão ameaçadas.

Da mesma maneira que Romildo, Nitalmo Silva acredita que a decisão dos parlamentares no Legislativo, no sentido de criar uma Comissão para avaliar um projeto já aprovado pelos produtores e pela Adagro, vai somente criar dificuldades para os empresários do setor.

“Vamos produzir menos e deixar de criar mais empregos”, acredita o líder de Águas Belas, que também apela aos deputados para que revejam sua posição.

Embora Nitalmo e Romildo não tenham revelado, o blog descobriu que muitos produtores do Agreste de Pernambuco estão se movimentando para na próxima quarta-feira participarem da reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia, marcada para discussão do assunto.

Ao que tudo indica, os produtores de leite e queijo vão lutar pelos seus direitos. A movimentação deve envolver pequenos e médios empresários de cidades como Bom Conselho, Garanhuns, Capoeiras, Pedra, Venturosa, Águas Belas, Iati, Itaíba, São Bento do Una e outros município da bacia leiteira do estado.

*Foto: Reproduzida do site do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA