PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FILHOS DE MULUNGU FAZEM FESTA EM SÃO PAULO

Por Junior Almeida

Acontece no próximo domingo (10), em uma casa de eventos no bairro Belém, Zona Leste da cidade de São Paulo, o 5o Encontro de Muluguenses. A organização do encontro espera a participação de mais de quinhentas pessoas, o que seria um recorde do evento dos que têm raízes nesse pequeno lugar encravado no Agreste de Pernambuco. Da região de Mulungu e Sanharó, aproximadamente sessenta pessoas já estão de voo marcado para a Capital Bandeirante para participarem da festa.

Como indica o site (aqui) criado para divulgação e inscrições do evento criado em 2013, “o encontro tem como objetivo reunir familiares e amigos nascidos em Mulungu, distrito de Sanharó, Pernambuco, que esse ano completou 50 anos”. Os ingressos para festança foram vendidos por 100 e 120 reais, e não deu para quem quis. Depois da data limite das vendas, o kit da festa, só é possível com preços majorados.

O primeiro encontro foi realizado na casa de uma das idealizadoras e contou com a participação modesta de algumas pessoas, mas nos anos seguintes o evento ganhou fama e aumentou o número de participantes, o que fez a organização levá-lo para um espaço apropriado para eventos. O sucesso da festa foi tanto que chamou a atenção até da grande mídia. No ano passado, a apresentadora Fátima Bernades fez uma matéria sobre a festa e no dia 16 de dezembro exibiu no seu programa “Encontro” (aqui), que vai ao ar de segunda à sexta nas manhãs da Rede Globo.

MULUNGU

Mulungu é um pequeno distrito do município de Sanharó, interior de Pernambuco, que fica a dez quilômetros de sua cidade sede e a quinze de São Bento do Una. A simpática povoação é habitada por praticamente duas famílias, os Oliveira e os Almeida. Segundo o último censo do IBGE, 2.350 pessoas, divididas em 860 construções, em sua grande maioria, residências, vivem no distrito.

Em Mulungu existem fisicamente menos de três mil pessoas morando, mas, têm milhares espalhadas pelo Brasil e que deixaram seu coração no lugarejo, e uma festa como essa, é o momento de matar a saudade. Disse-nos um emocionado muluguense, que já está de mala pronta para viajar a São Paulo.

OS OLIVEIRAS

A área começou a ser povoada em 1810 quando Custódio de Oliveira Ledo, oriundo do Sertão paraibano instalou a fazenda denominada Mulungu, onde já estava instalado na fazenda Jenipapo (propriedade vizinha datada de 1786) o capitão-mor Antônio dos Santos Coelho.

Em 1812 Custódio se casou com Maria José de Vasconcelos com quem teve vários filhos, entre eles Tereza Eufrazina, que casou com o primo, o Alferes Manoel Raimundo de Oliveira, sobrinho de Custódio.
O alferes faleceu em 23 de fevereiro de 1910, ficando do casal Manoel Raimundo e Tereza Eufrazina os seguintes filhos: João, Evaristo, Florentino, Ubelino, Salustriana, Izabel, Juviniana, Protilha e Clara. Do segundo casamento com Luíza, os filhos: Godofredo (Godó), Miguel, Vitoriano, Tereza e Tila.


OS ALMEIDAS

A Família Almeida chegou a Mulungu em 1875 através de Luiz Muniz de Almeida, vindo da ribeira do Una. Na povoação se casou com Tereza Marcionília Guimarães, filha de Pedro José Guimarães e Luíza da Purificação, esta da família dos Barros Almeida.

Um dos filhos de Luiz Muniz Almeida, o Lulu, Antônio José de Almeida, apelidado de Antônio Lulu, se casou com Tereza Eufrazina de Oliveira, filha de Manoel Raimundo de Oliveira e Luiza de Oliveira Ledo. O casal teve dez filhos: Adalberto, Theótimo, Eriberto, Arthur, Macrínio, Elísio, Ivonete, Estelita e Elisete, além de Euclides Almeida, pai do titular deste blog.

ZÉ DE GODÓ

As informações para este texto foram obtidas nos trabalhos do filho de Godofredo de Manoel Raimundo, José Raimundo de Oliveira, o Zé de Godó, ex-vereador por Sanharó, apaixonado pela família e sua genealogia, um dos troncos velhos de Mulungu e guardião da História local. Homem íntegro e de memória privilegiada, Zé de Godó fez sua viagem derradeira na última terça feira dia 5 de dezembro sem realizar o sonho de ver publicado seu livro com a história de Mulungu e da família Oliveira, porém, o referido trabalho será publicado posteriormente por seus filhos, pois já está praticamente pronto. A Zé de Godó rendemos a nossa homenagem.

*Fotos: 1- Encontro dos muluguenses 2016 em São Paulo; 2- Mulungu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA