PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SANTO PADRE


Por Givaldo Calado de Freitas

Hoje, exatos dois anos da eleição em que se escolheria o primeiro Papa latino-americano, o primeiro Pontífice do Hemisfério Sul, o primeiro Papa não europeu e o primeiro Pontífice do novo mundo.

Hoje, exatos dois anos que, na Capela Sistina, se ouvira do Cardeal Bergoglio, porque a ele perguntado: “Eu sou um pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito.”.

Hoje, exatos dois anos que, da sacada central da Basílica de São Pedro, o mundo, ansioso, ouvira “Habemus Papam!”.

Hoje, exatos dois anos que, da sacada central da Basílica de São Pedro, o mundo ouvira de seu novo Papa: “Irmãos e irmãs, boa noite! Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo à Roma. Parece que os Irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo... Eis-me aqui.”

Seu nome: Francisco. “Por que Francisco?”. Ouvi de muitos essa pergunta. Em mais de dois mil anos nunca tivemos um Papa com esse nome. Por que Francisco? Que lógica levara o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio a escolher esse nome? Alguns me diziam: “Coisa de argentino”. Outros: “Feio para um Papa carregar esse nome.”. Para nós, brasileiros, nome de periferia. Dos arredores das cidades”. “Não tem nada a ver. Francisco?” E por aí diziam. E diziam...
Aos poucos, comecei a ouvir referências em sentido contrário. De alegria ao nome escolhido. De apoio ao antes Cardeal de Buenos Aires pela escolha de seu nome papal. E isso, pouco a pouco, na medida em que se sabia mais um pouco... e mais um pouco de sua vida desde a sua juventude.

Papa Francisco - 266º sucessor de Pedro é um homem cuja fé foi construída “com base no que aprendeu com uma camponesa italiana, uma mulher que enfrentou um regime ditatorial, emigrou para uma terra estrangeira, cuja família foi à falência” - disserta Mark Shriver, que vai a fundo sobre a vida de Jorge Mario Bergoglio, e, em particular, sobre sua avó, Rosa.

Austen Ivereigh descreve a morte de Rosa em sua biografia sobre o Papa Francisco. Diz ele: “Ele a adorava, ela era o ponto fraco dele”. 


Eu próprio já estava me convencendo que deveria ser outro o nome a ser adotado por Jorge como o 266º Papa da Igreja de Cristo. Aos poucos, contudo, comecei absorver e, mais que absorver, a aplaudir a escolha. Eu e, hoje, tenho certeza, o mundo. Porque sua vida anterior ao papado. Porque sua vida nesses dois anos de papado nos faz lembrar São Francisco de Assis. O exemplo que São Francisco de Assis deixou para o mundo, a ponto de ser tido por muitos como a maior figura do cristianismo desde Jesus. E era desse exemplo. Do exemplo de São Francisco de Assis que o mundo estava a precisar. 

* Figura pública. Advogado de empresas. Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA