PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PESQUEIRA AGORA TEM CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Pesqueira e cidades vizinhas ganharam novo curso superior de engenharia elétrica ofertado, gratuitamente, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

A Aula Inaugural aconteceu na última sexta-feira (21) e contou com a presença de autoridades políticas e educativas do IFPE, além dos primeiros 40 estudantes que foram aprovados no curso de engenharia elétrica,  por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado no início deste ano.
Participaram da mesa solene, a reitora do IFPE, Anália Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro; o diretor geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano; a diretora de ensino, Kalina Cúrie; o coordenador do curso de engenharia elétrica, Manoel Henrique; o diretor geral do Campus Garanhuns, José Carlos e o representante da prefeita de Pesqueira, Franklin Lins.

O curso de bacharelado em engenharia elétrica do IFPE Campus Pesqueira tem como objetivo formar engenheiros eletricistas qualificados e capacitados a exercerem as suas atribuições profissionais e que sejam documentados de sólida formação básica técnica e humanística, que preze tanto pela excelência profissional como pelos valores políticos, éticos e socioambientais, construídas ao longo de suas múltiplas atividades acadêmicas.

Depois de formados, os engenheiros elétricos poderão trabalhar em variados ramos da atividade econômica, como na área industrial, na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, e na construção civil.

A novidade do curso é que os estudantes poderão optar, ao longo da academia, a ênfase em Eletrotécnica ou em Energias Renováveis. O curso tem duração de cinco anos e os alunos estudarão cadeiras como: introdução a engenharia, fundamentos da eletricidade, geometria analítica, sociologia e meio ambiente, cálculo I,II e II, conversão de energia, dentre outras.

Para o diretor geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, a chegada desse novo curso representa uma nova página histórica para o Campus Pesqueira. “Uma semente que foi lançada no Campus e todos tem um pouco de responsabilidade por fazer essa semente germinar. É importante destacar que o Campus Pesqueira tem toda uma história de construção da educação superior, desde a implantação do curso de licenciatura em matemática em 2007, seguindo para a criação do curso de física em 2010 e no ano seguinte, 2011, avançando com a consolidação do curso de enfermagem. É importante destacar também que esses três cursos foram devidamente reconhecidos pelo MEC, com conceito 3 e 4, numa escala que vai de 1 a 5. E a partir de então, com esse pensamento de avançar, com a interiorização da educação superior, nós vamos avançar ainda mais com o novo curso de bacharelado em engenharia elétrica.”, destacou.

Segundo a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, a chegada de mais um curso superior no Campus Pesqueira vem mostrar o compromisso da atual gestão, em continuar a interiorização de oportunidades para os cidadãos de Pernambuco. “O trabalho de interiorização da educação profissional e superior, por meio dos Institutos Federais, é um símbolo contra todos os processos de diminuição e retida de direitos que estamos vivenciando atualmente. Logo, estou muito feliz em andar nessa contramão. Acreditamos que só com investimentos pesados em educação é que um país se torna forte e soberano. Outro ponto que desejo enfatizar, é que temos uma visão humanística para com os nossos alunos. Queremos preparar ótimos profissionais, mais queremos profissionais humanizados que tenha um olhar social para aqueles mais necessitados,” enfatizou.

*Da Assessoria de Imprensa do IFPE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA