PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PEDRA DE BUÍQUE TAMBÉM SAI DO COLAPSO

Mais uma cidade do Agreste Meridional sai do colapso no que toca ao abastecimento d água. Desta vez a Compesa anuncia que Pedra, localizada já perto do município de Arcoverde voltará a ter o líquido distribuído nas torneiras, pois a barragem de Mororó já acumula um bom volume de água, graças as chuvas de inverno deste ano.

Em Garanhuns, mesmo com as três barragens que abastecem a cidade sangrando, em alguns bairros o abastecimento ainda não foi totalmente regularizado.

Hoje mesmo uma dona de casa reclamou que na sua rua há três dias que não chega água da Compesa. Cabe a companhia estatal dar uma explicação, uma vez que até o fim do racionamento d´água em Garanhuns já foi anunciado.


Confira as informações completas sobre a situação em “Pedra de Buíque”:

Após três anos e meio em colapso, a Barragem Mororó, localizada no município de Pedra, no Agreste Meridional, voltou a acumular água com as chuvas do último final de semana. O manancial é a única fonte de abastecimento para a população da cidade, que está desde o ano de 2014 sendo atendida exclusivamente por meio de carros-pipas. O reservatório estava completamente seco e com as chuvas conseguiu atingir 19,66% da sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 2,9 milhões de metros cúbicos de água. Com o volume de 576 mil metros cúbicos acumulado na Barragem Mororó, a Companhia Pernambucana de Saneamento já está trabalhando para retomar a operação do sistema de distribuição de água pela rede para a população de Pedra, até o final de julho.

"O Mororó foi uma das únicas barragens da região que ainda não tinha sido beneficiada pelas chuvas desse ano. Esse volume é suficiente para realizar o abastecimento de Pedra por nove meses, com o uso racional da água. Vamos estudar o calendário de fornecimento de água para Pedra, que devemos divulgar até o final do mês", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto César de Andrade Lima. Como o sistema de abastecimento da cidade ficou muitos anos sem operar, a companhia precisa realizar agora serviços de ajustes e manutenção nas unidades de bombeamento e na Estação de Tratamento de Água (ETA), para que a água volte a chegar nas torneiras dos 12,7 mil moradores da cidade.

Pedra é uma das sete cidades que serão beneficiadas com a construção do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, uma alternativa encontrada pela Compesa e Governo do Pernambuco para o enfrentamento da seca na região Agreste. O empreendimento vai antecipar o uso de trechos das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste - a maior obra estruturadora no estado para receber a água da Transposição do Rio São Francisco - em benefício de Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati e Pedra. O Sistema dos Poços de Tupanatinga recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos, que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. As obras já iniciaram e a previsão é que sejam finalizadas em maio de 2018.

*Os mais antigos ainda hoje usam a expressão "Pedra de Buíque", porque o primeiro município já foi distrito do segundo.

**Foto: Barragem de Mororó, G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA