PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

COLÉGIO SANTA JOANA D ´ARC FAZ PARCERIA COM O IFPE

Professora Maria Almeida, diretora do Santa Joana

O IFPE Campus Garanhuns fechou parceria com o Colégio Santa Joana D’arc no desenvolvimento do projeto “Água recurso natural – bem precioso”. O projeto é formado por várias ações que vão desde a educação ambiental para o uso consciente da água até a construção de estratégias de ação para mudanças atitudinais significativas.

Desde o dia seis de fevereiro a população de Garanhuns passou a sofrer com o rodízio de abastecimento de água na cidade. De acordo com dados da Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa), o rodízio é de 1 dia com água e 8 dias sem. A Compesa alega que a medida foi tomada para evitar um colapso no sistema de abastecimento.

Diante da situação, as instituições de ensino de Garanhuns passaram a discutir o problema e unirem forças para sensibilização, conscientização e construção de estratégias para que a população possa contribuir com ações efetivas a partir de mudanças atitudinais.

ÁGUA EM FOCO: Dentre as ações do projeto está a “Água em foco”. Segundo a professora de Ciências do Joana D’arc, Emiliana Gomes, a proposta desta ação é sensibilizar os 320 estudantes do 6º ao 9º do colégio para serem multiplicadores das informações adquiridas com familiares e amigos. “Desejamos que nosso aluno seja protagonista do próprio saber ajudando assim a mudar a história do município, agindo de forma local, mas com ação de foco global”, explica.

Para o docente do IFPE, Rogério oliveira, que está ofertando a palestra “Água: se você cuidar não faltará” tudo passa por uma questão de sensibilização. “Garanhuns e municípios próximos não deveriam sofre com a falta de água. Esta é uma região de muitas nascentes e rica em água. O que queremos é buscar sensibilizar o aluno para ele tenha consciência de que nós somos os criadores desse problema, devido ao mal uso deste recurso, fazendo com que ele propague conhecimento e incorpore as propostas apresentadas”, afirma.

Emily Raiane, aluna do 7º ano se mostrou surpresa com as informações obtidas na palestra. “A palestra foi muito boa. Vimos que a água é um bem muito importante e finito. A falta de água está grande e temos que nos conscientizar, sem água não há vida. Como o professor Rogério falou, em Garanhuns não era para faltar água, só estamos sofrendo com esse racionamento porque desperdiçamos demais”, conclui.

PARCERIA: A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Júlia, ressaltou a importância da parceria com o IFPE Garanhuns no desenvolvimento de várias ações ligadas à sustentabilidade. “Agradeço ao IFPE pelo apoio dado em todas as ações desenvolvidas pelo Colégio Santa Joana D’arc. Aproveito para parabenizar a instituição pela segurança que nos passa, pela qualidade de sues profissionais e a seriedade e compromisso com a educação em Garanhuns”, conclui.


A primeira palestra foi realizada no dia nove de março, para 160 estudantes dos 6º e 7º anos. Nesta quinta-feira (16) acontece a segunda edição da palestra para alunos dos 8º e 9º anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA