PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

KIRK DOUGLAS E "O ÚLTIMO PÔR DO SOL"

Por Altamir Pinheiro
Já costuma dizer o CINÉFILO  George Batista que, “A CINEFILIA É UMA ESPÉCIE DE CONFRARIA ONDE NEM TODOS SE CONHECEM, MAS TODOS TÊM UM IDEAL EM COMUM”. Pois bem, no meu caso específico sou um CINÉFILO DIFERENCIADO: só gosto mesmo de filme de faroeste, caubói ou bangue bangue. Adoro, e porque não dizer sou apaixonado por este gênero cinematográfico de peripécias movimentadas criado no país do Presidente Donald Trump e que relata as aventuras dos desbravadores do Oeste norte-americano, em pleno Século XIX. Começarei esta minha pequena e humilde confabulação com os leitores deste blog pelo ótimo intérprete do Oeste americano que é o lendário e centenário,  aindo vivo, o baixinho KIRK DOUGLAS. Nome artístico de Issur Danielovitch que  é um ator  norte-americano de origem JUDAICA. O veterano Douglas é amplamente considerado um dos melhores atores da história do cinema. É pai do talentoso ator MICHAEL DOUGLAS(hoje, com 72 anos).  Kirk Douglas é mais que uma lenda viva do cinema. Na verdade, ele é o último “DURÃO DE HOLLYOOD”. Não é à toa que, em dezembro de 2016(dia 9),  completou 100 anos de idade. Se a data já é histórica para qualquer ser humano, imagine para alguém que foi um dos principais galãs das telonas dos filmes faroestes. KIRK DOUGLAS é um dos poucos representantes vivos da famosa era de ouro de Hollywood.
Por ser um ator de facetas múltiplas interpretou meio mundo de papéis, como SPARTACUS(1960), 20.000 MIL LÉGUAS SUBMARINAS(1954), A VIDA APAIXONADA DE  VAN GOGH(1956). No que se refere aos filmes de faroestes, além do Último Pôr do Sol, em 1952 ele filmou o Rio de Aventura e Floresta Maldita, A Um Passo da Morte(1955), Sem Lei e Sem Alma(1957), Ambição Acima da Lei(1975), este como ator, produtor e diretor. Sua Última Façanha(1962), Ninho de Cobras(1970) e o conhecidíssimo Duelo de Titãs filmado em 1959. No ano de 1967 os cinéfilos foram agraciados com o filme GIGANTES EM LUTA, filme muito bom com a união de dois mitos do cinema mundial: KIRK DOUGLAS & JOHM WAYNE. Gigantes em Luta seria um faroeste comum. O que torna este filme notável é o duelo entre John Wayne e Kirk Douglas, confronto NÃO realizado com ARMAS, mas sim com a fina ironia dos diálogos entre os dois. ASSISTA-O, VALE A PENA!!!
Na sua trajetória cinematográfica,  Kirk Douglas recebeu três indicações ao Oscar por seu trabalho e interpretação.  Não ganhou nenhum, mas recebeu um OSCAR HONORÁRIO especial em 1996 por "50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica.". Nos últimos anos, depois de escapar com o corpo todo queimado de um acidente de helicóptero (o nosso querido Teori Zavascki não teve a mesma sorte),  no qual os dois outros tripulantes morreram, Kirk Douglas padeceria ainda de um derrame em 1996, que afetou parcialmente sua capacidade de falar.. Tratando-se com uma fonoaudióloga, ele ainda discursaria em agradecimento à premiação do Oscar, de onde recebeu das mãos de STEVEN SPIELBERG a estatueta em honra à sua obra cinematográfica.
O derrame sofrido em 1996 impediu que continuasse falando corretamente, mas ele se recuperou parcialmente graças a meses de terapia. E, à medida que sua saúde impedia o retorno as filmagens, ele e sua esposa se voltaram cada vez mais para a FILANTROPIA, com a intenção de doar para obras de caridade a maior parte de sua fortuna. O casal reconstruiu 400 parques infantis em Los Angeles e foi responsável pela construção do Harry's Haven, a unidade de Alzheimer batizada com o nome do pai de Kirk no Abrigo do Fundo de Cinema e Televisão na  Califórnia.
Por fim, em se tratando deste monstro sagrado do cinema mundial, entre atuações e participações, o norte-americano possui 91 filmagens como ator. Mas o que marca realmente em Kirk é o seu primórdio como galã, em uma época onde os "DURÕES" eram o que ditavam a indústria do faroeste. Kirk Douglas é mais que uma lenda viva do cinema. Ele é o último de uma geração diferente de galãs. Naquela época os valores eram outros. O homem, por exemplo, não podia demonstrar fraqueza. Imperavam regras como "HOMEM NÃO CHORA”. Hoje em dia a viadagem tomou conta do pedaço e essa boiolada que aí está e não é chegada a mulher dá um cu que rincha!!! Hoje, esse papo furado que homem não chora ou mesmo   rótulo dessa natureza, não passa de um título de música brega na voz do bom, romântico e inesquecível Waldick Soriano...

Um comentário:

  1. TALVEZ, POUCAS PESSOAS NOTARAM UM DETALHE ESCRITO NO TEXTO ACIMA: O ATOR E SUA ESPOSA CONSTRUÍRAM OU REFORMARAM 400 PARQUES INFANTIS. OS RICAÇOS AMERICANOS TÊM ESSA ÓTIMA MANIA: SE MORREM DE CÂNCER CONSTROEM HOSPITAIS PARA TRATAR ESPECIFICAMENTE DAQUELA DOENÇA E ASSIM SUCESSIVAMENTE. É POR ESSAS E OUTRAS QUE A REDE DE FILANTROPIA AMERICANA É A MELHOR DO MUNDO.

    P.S.: - Quanto a nós, que tal nos contentarmos com a PILANTROPIA?!?!?!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA