PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Por Adelson do Vale

A polêmica mexeu com a opinião pública e foi palco de acirradas discussões no cenário político nacional: a transposição das águas do Rio São Francisco, que só agora estão com as obras chegando ao final. Com 96% dos trabalhos concluídos e com previsão para o Governo Federal inaugurar essa gigante obra de engenharia - como está sendo chamada - em 28 de fevereiro deste ano.

Muito embora o prazo de inauguração poderá ficar para no máximo até abril próximo.   A tão polêmica transposição das águas do velho Chico vai deixar de lado os  discursos políticos e seguir seu curso,  levando água a 12 milhões  de sertanejos, beneficiando 390 municípios.  Até parece um sonho, quem diria que depois de muito tempo com as obras paradas  um dia o desejo acalentado por milhares de famílias sertanejas se tornaria realidade.

A transposição das águas do Rio São Francisco chega na hora em que todas as cidades sertanejas enfrentam a maior crise hídrica dos últimos 50 anos, chegando muitas delas a um colapso com a estiagem que castiga a região há mais de cinco anos.

O canal vai levar água a Monteiro no sertão paraibano e pegar um curso do Rio Paraíba, que vai levar água até o sertão pernambucano, interligando o eixo Leste num percurso composto por seis estações de bombeamento, levando água bruta para as estações de tratamento de águas, onde serão distribuídas à população das cidades nordestinas. A obra está sendo vista como um dos maiores projetos de combate à seca em toda a região do Nordeste.

Esse trabalho de grande alcance social e que vai beneficiar tanta gente, terá 80% do projeto destinado à agricultura e à pecuária, quando agricultores poderão investirem em projetos de irrigação, gerando riquezas no campo e desenvolvendo a região, criando empregos e levando renda para as famílias do semiárido, tornando o sertão mais produtivo enquanto a chuva não chega.

25 comentários:

  1. Hoje eu acordei cedinho e fui folhear algumas mensagens do youtube e assisti cenas impressionantes sobe a Transposição do Rio São Francisco.Sobre as grandes barragens projetadas pelos Militares e Civis no Poder e sobre a Engenharia Civil do Brasil através de suas empresas.

    Vamos sim combater sistematicamente todos os Presidentes e Diretores de todas as empresas corruptas,menos quebrar o projeto de engenharia que elas tem.As empresas não podem quebrar por causa desses políticos sem vergonha que ganham pela esquerda,pela direita e pelo centro.

    O Brasil precisa sim separar os grandes políticos dos vícios das grandes empresas impondo ao sistema eleitoral brasileiro regras claras eleitorais com uma justiça eleitoral competente e polícia estadual e federal capaz de por medo a prefeitos,governadores,deputados estaduais e federais com senadores e empresários corruptos.O Brasil agradece.

    Estas duas grandes obras, a Transposição do Rio São Francisco e a Adutora do Agreste foram projetadas por 2 homens do Nordeste da melhor qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa corrupta tem que quebrar mesmo! E Governantes corruptos tem que ser enfiados na cadeia e jogada a chave fora, bem como FUNCIONÁRIO PÚBLICO CORRUPTO TAMBÉM.

      ODEIO MALANDROS, TRAMBIQUEIROS E CORRUPTOS, POR MIM HAVERIA PENA DE MORTE PRA ESSA GENTE!

      Excluir
    2. Eita direitona atrasada esta do Brasil. Enquanto os países capitalistas desenvolvidos puni severamente os donos e diretores de empresas; preservando as empresas buscando garantir o emprego e a continuidade das obras, esta aqui no Brasil quer que tudo se afunde.

      Excluir
  2. A minha vida de criança e adolescente foi toda vivenciada entre duas cidades,Garanhuns e aonde nasci.Em 1970 eu vivi a primeira seca braba.Tudo secou em nosso município e os carros pipas traziam a água do Rio das Correntes.Naquele época tinha esse negócio de boca preta.Quem votasse contra o Prefeito era chamado de boca preta que em outras palavras significava cachorro.

    Na fila com 1 jumento com 4 latas eu ia pegar a água.E alguns funcionários da prefeitura diziam primeiro nós e depois os boca preta.Em 1983 e 1984 houve outra seca.Mais charadas na cara da gente.Eu tinha 12 anos e 25 anos naqueles anos.

    Em 1987 e 1988 eu não era mais criança.Votei no ex-governador Miguel Arraes de Alencar e passei a ser o coordenador da seca e procurei tratar a todos igualmente.Os carros pipas passaram a distribuir água para todos de forma igualmente. Não tinha essa conversa de boca preta ou boca branca.Concedi uma entrevista no programa de Aluisio Alves na Honra policial e contei essa e outras histórias de vida.

    Quando cheguei na minha cidade tomei conhecimento que o prefeito da época queria me matar.A cidade em peso tomou conhecimento disto. Eu estava fazendo o pagamento dos inscritos na frente de emergência em torno de 3000 deles quando o delegado e 2 policiais me levaram para o hotel.Chegando lá fui interrogado o motivo pela qual o prefeito queria me matar.Contei que não sabia de nada.Mas tudo foi porque concedei a entrevista na rádio de difusora de Garanhuns.A minha mãe me deu o revólver de meu pai e mandou que usasse um paletó e que se fosse ameaçado não tivesse medo e caso alguém queira lhe matar toque fogo.

    Mas graças a Deus depois que os policiais e o delegado me liberaram eu voltei para casa e fui trabalhar.Na época eu tinha acabado de ser nomeado servidor do Estado em outubro de 2006 pelo ex-governador Gustavo Krause que substituiu Dr.Roberto Magalhães.

    Passados 46 anos desde 1970 ainda vejo em pleno século vinte algumas pessoas sendo discriminadas porque não votou com alguns prefeitos e correligionários por causa da SECA e da falta de água.

    Diante dos exemplos que eu citei acima eu quero aproveitar o belo texto escrito acima para lhes dizer sem ódio e sem medo que, tiro o meu chapéu para o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-guerrilheira Dilma Vane Roussef por teres iniciado e sequenciado as TRANSPOSIÇÕES DO RIO SÃO FRANCISCO bem como tiro o meu chapéu para o ex-governador Dr. Eduardo Campos que mesmo enfrentando os tiranos projetou a Adutora do Agreste que levará para os traíras,os covardes que mesmo na sua partida eterna soltaram fogos contra ele.As águas do VELHO CHICO vai para as bocas pretas e as bocas branca sem ódio e sem medo de ser feliz! Por isso que o cara ainda hoje é o melhor presidente que o Brasil teve.Deixe não prestar.

    Caetés, sua terra natal,sentirá e efeito das águas que virão para matar a sede dos animais racionais e irracionas.Milhares de bovinos não serão mais vendidos por falta de água...águas que desaguam para o mar.Apenas 3% virá para o Nordeste e o restante seguirá para o Oceano Atlântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelos relatos, você sim tem conhecimento de causa, tem sensibilidade pelo sofrimento dos mais pobres. Agora este Altamir sempre viveu no conforto de instalações bancárias e nas esbanjarias das águas de Garanhuns. Agora Altamir pode me esculhambar, que é o que você sabe fazer com todo mundo. Me chame de ...

      Excluir
    2. Prezados leitores do conceituado Blog do Roberto e Júnior Almeida com os seus parceiros.

      A verdade precisa ser dita para servir de exemplos para os mais jovens que leem quase nada.Quando eu pegava um jornal do comercio e diário de Pernambuco para ler eu gostava de ler tudo em todas as páginas.

      Era uma sede enorme de notícias e até para ficar informado e assim se preparar para os concursos públicos.Foram 20 concursos feitos e 7 vestibulares prestado e consegui passar em 4 deles e em 4 concursos.

      Passei 36 anos lendo tudo sobre o Rio São Francisco nos grandes Colégios que estudei,Diocesano de Garanhuns,UNICAP e UFRPE em Recife.

      Muitos fatos que narro e comento às vezes não me identifico para preservar as imagens de pessoas,as quais, muitas delas me perseguiram e me ameaçaram,contudo com o passar dos tempos elas se tornaram minhas amigas e algumas deles terminaram votando em mim para vereador.

      Todos os filhos dessas pessoas se tornaram meus e minhas amigas.Em respeito a esses jovens e adultos e a seus familiares hoje formados eu fiz questão de não me identificar para preservar as imagens dessas pessoas que muitas das vezes agiram pelo impulso das emoções momentâneas.

      Os maiores exemplos deste país e deste Estado de Pernambuco foi Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos quando selaram o pacto pela paz e pela união por Pernambuco.

      Excluir
  3. A “indústria das secas” nordestina tem sido mantida pelos chefetes políticos para comandar o abastecimento de água de seus currais eleitorais e agora com apoio irrestrito das Forças Armadas. A transposição não significará a oferta de água a 12 milhões de nordestinos – como têm dito seus defensores, mas sim a canalização para determinados projetos de irrigação do agronegócio, enquanto falta distribuição de água até para projetos e populações bem mais próximas do rio, nos Estados ribeirinhos como toda a região dos municípios que ficam ao Leste de Alagoas e todo o Oeste de Pernambuco.

    Do jeito que o tempo é senhor da razão, tudo tem um preço. Por isso, esse projeto faraônico, de pelo menos R$ 15 bilhões de robalheiras, além de poder resultar em desastre ambiental – como o do Rio Colorado (para o México) e o do Rio Amarelo, na China, dentro do “ESPETÁCULO DE HORROR DOS RIOS QUE MORRERAM”, está criando uma discórdia ou desavença entre os Estados ribeirinhos e o do Sul do Nordeste, acirrada pelo então presidente, o SEBOSO DE CAETÉS, quando disse, demagogicamente, aos cearenses que seus irmãos nordestinos não lhes negarão (com a transposição) “UMA CUIA DE ÁGUA”. Só não contou que está mandando o Velho Chico pra CUCUIA.

    P.S1.: - MAIS DO QUE RESOLVER A QUESTÃO DA SECA NO NORDESTE, A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO GERA DÚVIDAS, RISCOS E PERDAS IRREVERSÍVEIS AO ECOSSISTEMA E ÀS COMUNIDADES TRADICIONAIS. PORÉM, QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO?!?!?! QUALQUER AMBIENTALISTA DE PONTA DE RUA SABE MUITO BEM QUE, TUDO COMEÇA PELA MODIFICAÇÃO DO REGIME FLUVIAL DAS DRENAGENS RECEPTORAS. PELA PERDA DE BOA PARTE DA FAUNA E FLORA, MODIFICAÇÃO POR COMPLETO DO REGIME FLUVIAL E RUPTURA DE RELAÇÕES SOCIOCOMUNITÁRIAS DE QUILOMBOLAS E INDÍGENAS(O QUE JÁ ESTÁ ACONTECENDO NA ZONA RURAL DE CABROBÓ), ESTÃO ENTRE OS PRINCIPAIS IMPACTOS. COMO SEMPRE, SÓ TEMOS A LAMENTAR(NÓS NÃO, NOSSOS NETOS E BISNETOS!!!), MAS FAZER O QUÊ SE AS COISAS NO BRASIL E PRINCIPALMENTE IDEALIZADAS PELO PT SÃO FEITAS NAS COXAS...

    P.S2.: - SE A PUTADA DOS SENADORES E A CACHORRADA DE NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS MOSTRAM VERGONHOSA FROUXIDÃO EM NÃO DEBATER ESSE TEMA, CABE À SOCIEDADE MOBILIZAR-SE PARA FAZÊ-LO. ENTENDA SOCIEDADE, EXCLUINDO-SE OS PETRALHAS, CLARO!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma grande obra daquele que será lembrando como o melhor presidente da história deste país. Ele é o CARA !!!

      Excluir
    2. Nunca vou esquecer da coragem que teve o Professor,Jornalista e Advogado,Dr. Fernando Gonçalves quando no auge da greve de fome do Bispo Cappio em 2007 ele afirmou: "Lula,tu és um covarde se não tiveres a coragem de iniciar as Transposições do Velho Chico"!

      Excluir
  4. Como tudo na vida tem seus pros e seus contras a transposição pode até ter, mas os benefícios serão tão grandes diante dos impactos negativos. Só sabe o valor do que é ter água quem já sofreu a falta dela. Altamir não sabe o que é isto, viveu e vive numa terra-Garanhuns que tem o privilégio da abundância de águas.
    Viva a TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, VIVA o povo sofrido que agora será beneficiado pela transposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rei Roberto Carlos cantou em versos e poesia que o Progresso trás vantagens e desvantagens.Mas entre ver milhões de cabeças de animais sendo mortas por falta de pasto e água no sertão pernambucano e nordestino,que as águas salgadas dos Oceanos viesse para nós seria uma santa bênção.A mamãe natureza tarda ,mas não falta.Mas como o planeta esquentou e o governo federal mandou ligar todos os faróis dos automóveis durante o dia,então teremos sempre verões mais quentes e as águas se evaporam rapidamente.

      Portanto, vamos comemorar sim com alegrias e agradecimentos a chegada dessa grande obra que mudará a paisagem deste Nordeste sofrido e esquecido por muitos e muitos anos atrás.Pai Arraes e Lula iluminaram a Zona Rural com o programa Luz para todos e agora será o programa água para todos sem ódio e sem perseguição política.

      A culpa por não ter grandes barragens é da compesa,mas Eduardo Campos com sua visão de estadista projetou a Adutora do Agreste para encher todos os reservatórios da compesa e assim teremos água em todas as cidades de Pernambuco.

      Excluir
  5. q indústria da seca. Esse homem continua louco. tem q interna tem ele. talvez nunca faltou água na casa desse irracional.

    ResponderExcluir
  6. RESPONDENDO AO Anônimo 23 de janeiro de 2017 21:58

    Claro que eu vou lhe esculhambar, cabra safado!!! E sabe por quê?!?!?! Porque você é um seboso e imundo que se esconde na covardia do anonimato pensando que eu não sei quem você é, mas mesmo assim por ser anônimo, você não escapa de minhas garras, CANALHA DE MARCA MAIOR!!!

    P.S.: - P.S.: - Ô, chimpanzé com síndrome de Down!!! Pega tua bicicleta e vai catar latinha, ou como um bom petralha que és, vais cometer pequenos delitos...

    ResponderExcluir
  7. EU DOU UM PIRULITO QUEM ADIVINHAR QUEM É O ANÔNIMO(21:46 e 21:58), TÁ FÁCIL, GENTE!!!

    P.S.: - Anônimo Babão!!! Eu tenho uma ligeira impressão que você odeia a competência dos outros. Tô errado?!?!?!

    ResponderExcluir
  8. Quanto aos anônimos(21:36 e rodrigo 21:46). PASMEM!!! É o mesmo safado, tentando despistar que seja o mesmo autor do bosteamento praticado acima pelo BABÃO...

    P.S.: - Acho-te, digno de dó, BABÃO!!!

    ResponderExcluir
  9. IMBECIS!!! NA VERDADE, O CORRETO É NO SINGULAR: IMBECIL!!! NUNCA FUI E JAMAIS SEREI CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO QUE ESTE ANO, ATÉ QUE ENFIM, O PRESIDENTE MICHEL TEMER IRÁ INAUGURAR. APENAS O QUE EU RELATO SÃO FATOS PRESENCIAIS QUE TRARÁ DESCONFORTO TRÁGICO PARA AS GERAÇÕES QUE ESTÃO VINDO POR AÍ, COMO NETOS, BISNETOS E ESCANCHANETOS...

    P.S.: - Voltando ao anônimo babão: Anônimo, anônimo!!! O que é que te tira o sono e te acende a histeria contra mim?!?!?! Não fica tristinho, BABÃO!!! A vida é bela e a sua imbecilidade é infinita...

    ResponderExcluir
  10. TRANSPOSIÇÃO É UM SUBSTANTIVO FEMININO QUE NA MATEMÁTICA É UMA OPERAÇÃO PELA QUAL SE TRANSPÕE UM TERMO DE UM MEMBRO DE UMA EQUAÇÃO PARA OUTRO... O LULA JAMAIS CONSEGUIRÁ TRANSPOR NADA; O LULA JAMAIS TERÁ O GOSTINHO DE INAUGURAR A DESLOCAÇÃO DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO; O LULA NUNCA VERÁ O SALTO DAS CACHOEIRAS OU A INVERSÃO DAS ÁGUAS CORRENDO POR AQUELES CANAIS... TRANSPOSIÇÃO OU MUDANÇA VAI HAVER, LITERALMENTE, NA VIDA DE LULA: CADEIA!!!

    P.S.: - O Lula transpôs-se como um maestro de uma orquestra criminosa; o petrolão, depois do mensalão, deixa claro que Lula era o seu comandante máximo; o Lula é ao mesmo tempo um elo comum e aquele que foge; o Lula está no topo da pirâmide como o comandante da propinocracia. A única transposição que vai haver na vida de Lula é a TRANSPOSIÇÃO do percurso entre a poluída São Bernardo do Campo e a fria Curitiba...


    ResponderExcluir
  11. Eu não aprendi na escola a agredir ninguém.As minhas professoras primárias,do segundo grau e do terceiro grau todas me ensinaram a praticar um português para ser entendido e compreendido.Não censuro e não condeno aqueles que usam desse vocabulário porque também faz parte do folclore brasileiro.

    Na minha tinha um cidadão que fazia todo mundo rir com as suas mentiras.Gostava de inventar e contar mentiras principalmente nas semanas santas.Todos os amigos mais velhos gostaram de ouvir as piadas dele.A vida é assim e segue o seu caminho naturalmente.

    O texto acima escrito sobre as águas do Rio São Francisca fala em 96% das obras concluídas.Fala que 12 milhões de pessoas serão beneficiadas e que 390 municípios serão contemplados com a chegada das águas.Mas quantas cabeças de animais (bovinos,caprinos,suinos e ovinos fora os outros animais) serão salvas?

    Água é vida.Não existe terra ruim com água.O sertão desabitado tudo porque não se tem água.Somente quem mora em Arcoverde,Serra Talhada,Bodocó,Araripina,São José do Egito,Floresta,Taimbó,Triunfo,etc,sabem o que é seca braba.

    Os números das vantagens e das riquezas que a água trás é imensurável,incalculável.Bem como sabemos da perda imensurável e incalculável do rebanho bovino com a seca dizimando tudo.

    Este não é o momento para atirar pedras na cara de ninguém e sim para se glorificar dando graças a Deus e aos homens e mulheres que lutaram imensuravelmente por séculos para que uma obra dessa magnitude viesse se tornar realidade.É um sonho que os sertanejos estão realizando desde o século 19.

    Não pego no teclado para escrever palavras de ataques a todos que me questionam ou não gostam do que escrevo,mas das minhas palavras aos que colaboram com o engrandecimento dos blogs nos trazendo informações úteis e indispensável para o nosso crescimento intelectual.Agradeço a todos!

    A culpa sim por não se ter água nas torneiras da compesa é o governo do Estado.Mas graças a Transposição do Rio e a Adutora do Agreste é muito bom se ter água para se tomar um banho gosto.

    ResponderExcluir
  12. Todos os governos antigamente tinham suas frotas de máquinas e tratores (DER E DENIT).Hoje está tudo sucateados e não existem mais.Tudo terceirizado.Os governos não tem mais máquinas nem para tampar buracos nas estradas.

    A Odebrecht pediu desculpas para a sociedade peruana e seus trabalhadores por "erros graves" cometidos por ex-executivos da empresa, em um comunicado divulgado nesta terça-feira; a maior empresa de construção da América Latina admitiu no final do ano passado que pagou cerca de 29 milhões de dólares em suborno para ganhar obras públicas entre 2005 e 2014 no Peru.E foi o Lula que mandou?

    Os empresários e empreiteiras fizeram lobbies para se privatizar tudo.Os políticos foram na onda e assim tudo ou todas as obras são construídas por eles.Todo o dinheiro público arrecadado quem ganha são eles,empresários e empreiteiros,etc.

    Quem denunciou os cartéis de 1989 a 2002 foi o PT e quem denunciou esses mesmos cartéis de 2003 a 2016 foram o PMDB de Eduardo Cunha e o DEM COM O PSDB.

    Essas empresas e empreiteiras e os Bancos com vários industriais doaram dinheiro para todos os partidos.Até o PSB de Eduardo Campos e Marina Silva receberam muitos milhões.

    Dizer abertamente ,o Lula foi o chefe das quadrilhas é querer fazer eu e tudo de bobo.Como se nós não soubéssemos como se dá uma eleição para os cargos públicos de todos os partidos no Brasil.

    Quem inventou ou criou as Leis não foi o chefão do Lula.Elas vem de longos anos.O presidente da República apenas segue o leito normal de uma administração pública.Todos sabiam,sabem e continuarão sabendo que entre empresários e empreiteiros,bancos e firmas,entre fornecedores e afins existem acordos por debaixo do pano e do tapete.

    Essa operação lava jato não é uma invenção do Dr. Sérgio Moro e sim de todos os que fazem o poder judiciário.Os homens tem o poder de fiscalizar tudo: empresários,empreiteiros,banqueiros,firmas,vereadores,prefeitos,governadores,presidentes,os ex-administradores,as empresas públicas e privadas que formam em parte um bloco só entre os que tem dinheiro para se construir e os que não tem dinheiro para construir ,mas que terminam ganhando tudo.

    Não tem hoje nenhum Deputado Federal e Senador que não tenha recebido dinheiro dos empresários -empreiteiros para as suas campanhas.0 partido que foi mais beneficiado por mais de 50 anos foi o PMDB.

    O PMDB hoje era para estar com o apoio de uns 50% do eleitorado brasileiro.Mas por que não estar? O que que há? Presidente do Brasil , Senado e Câmara não são todos aliados?

    Por que ao invés de se preocuparem em fazer a REFORMA POLÍTICA baseada na proibição empresarial aos partidos e aos políticos fica o Congresso Nacional querendo atacar o fim das operações do Ministério Público. PMDB mostre agora serviços e trabalhos? No Senado e na Câmara o PMDB bate testa e dá trombada de todas as espécies.Por quê?

    ResponderExcluir
  13. SE NÃO FOI A ESCOLA QUE LHE ENSINOU A AGREDIR QUANDO FOR PRECISO, PELO MENOS ESTA MESMA ESCOLA LHE FEZ UM TREMENDO MAL: LHE ENSINOU A BABAR, QUANDO HOJE VOCÊ NÃO TEM A MENOR CERIMÔNIA, O DISCERNIMENTO NEM UM "TICO" DE ENVERGONHA DE SER UM TREMENDO DE UM BABÃO!!!

    ResponderExcluir
  14. SÓ NA CABEÇA DE UM BUCÉFALO COMO VOCÊ, A TRANSPOSIÇÃO QUE O LULA NÃO FEZ, IRIA BENEFICIAR 12 MILHÕES DE SERES HUMANOS. AGORA, A TRANSPOSIÇÃO QUE O PRESIDENTE MICHEL TEMER IRÁ INAUGURAR COM TODA POMPA VAI BENEFICIAR 12 TRILHÕES, TRILHÕES E MAIS TRILHÕES DE PÉS DE CAPINS E CANA DE AÇÚCAR...

    ResponderExcluir
  15. SE EXISTE UMA PESSOA PARA SER GLORIFICADA COM A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, O CARA É DOM PEDRO II, E NÃO UM SALAFRÁRIO COMO LULA QUE PREVIU UM GASTO DE 4,5 BILHÕES E JÁ VAI EM MAIS DE 15 BILHÕES. ONDE COLOCARAM O RESTANTE DESSE TROQUINHO...

    ResponderExcluir
  16. QUER DIZER QUE À ADUTORA DO AGRESTE VAI BENEFICIAR 12 MILHÕES DE PESSOAS?!?!?! DEIXA DE BABAR UM PICARETA LADRÃO COMO LULA, BABACÃO!!! "FI DUMA ÉGUA, BABÃO!!!"...

    ResponderExcluir
  17. E, FINALMENTE, DEIXA DE CONVERSAR TANTA XURUMELAS, BABÃO!!!

    P.S.: - O fanatismo não. Mas o puxasaquismo é o fundo do poço da alma de uma pessoa. O BABÃO é um bicho tão VULGAR que, não tem a menor cerimônia em afirmar que: " QUER ARRANJAR UM INIMIGO?!?!?! ADULE-ME!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula,um torneiro mecânico e metalúrgico,um Abraham Lincoln dos Estados Unidos,quando a elite dizia,quem já viu um analfabeto governar uma nação intelectual e uma potência mundial? Em 2002, Amaro Amato disse,caro o Lula ganhe 800 empresários vão embora do Brasil!

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA