PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LUZINETTE LAPORTE COMPLETA 90 ANOS DE IDADE

Professora, ex-secretária de Educação do município, na gestão de Souto Dourado, ex-dirigente da GRE, na época chamada de Dere, intelectual que conhece os principais clássicos da literatura brasileira e mundial, Luzinette Laporte é motivo de orgulho para Garanhuns e merece todas as homenagens neste mês de dezembro, quando completa 90 anos de idade.

Luzinette é uma intelectual de verdade, fala pelos menos quatro idiomas e já publicou, mesmo sem sair de Garanhuns quase uma dezena de livros, alguns por editoras importantes como a Vozes.

Ela mora há anos na mesma casa simples da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Dom Moura e irá comemorar o aniversário com muitos amigos, admiradores, ex-alunos do Diocesano e outros colégios, com uma missa que será celebrada na igreja do Mosteiro, no próximo domingo, dia 18, às 10h

Luzinette Laporte nasceu em Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, mas veio morar ainda criança em Garanhuns de onde não saiu mais. Estudou no Colégio Santa Sofia, depois virou educadora, uma das maiores que já passou pelas salas de aula das escolas da cidade,  pela Secretaria de Educação e pelo Departamento de Educação do Estado.

Numa sociedade que valoriza mais o dinheiro que o saber, não é de estranhar que muitos não deem a devida importância ou mesmo desconheçam que temos entre nós uma mulher sábia e consciente do porte da professora e escritora Luzinette Laporte.

Nós que tivemos o privilégio de estudar com esta mulher, quando ainda estávamos saindo da adolescência, no Colégio Diocesano, queremos desde agora parabenizá-la pelos 90 anos bem vividos, ensinando, aprendendo, transmitindo, conduzindo, influenciando os jovens para seguir o bom caminho, enfim, contribuindo para a grandeza de Garanhuns e do Agreste com suas aulas, seus livros, suas ideias de mulher inteligente e à frente do seu tempo.

Dentre os livros publicados pela ilustre garanhuense estão Um amor de Mulher, A Menina que Falava com as Coisas, Os Caminhos de Isabela e O Homem com Girassóis no Olhar, este último premiado pela Academia Pernambucana de Letras.

Vale registrar que além de todas as qualidades registradas aqui, a querida professora é uma mulher de muita fé, que vive na prática os ensinamentos cristãos.

Que Deus te abençoe hoje e sempre Luzinette Laporte! 

*Foto: Ande Livros.

3 comentários:

  1. Parabéns para a Professora (com P maiúsculo) Luzinete Laporte. Ela integra, com merecido destaque, a galeria dos grandes professores da terra de Simoa Gomes, como Levindo Epaminondas de França, Uzai Canuto, Ivonita Guerra, Professor Tiquinho (não lembro o nome verdadeiro) e o maior de todos, o padre Adelmar da Mota Valença.
    Garanhuns deveria erigir um monumento aos seus grandes mestres que militaram nos colégios Diocesano, XV de Novembro, Santa Sofia, Ginásio do Arraial, Colégio Estadual e Ginásio Industrial Dom Juvêncio de Britto, rede de ensino de excepcional qualidade responsável pela formação de gerações e gerações de cidadãos que orgulham Garanhuns, Pernambuco e o Brasil.
    Como ex-aluno do Ginásio Industrial, do Colégio Estadual Jerônimo Gueiros e do Colégio Diocesano, além de ser irmão de uma ex-aluna do Santa Sofia e primo de outra, ex-aluna do Ginásio do Arraial, quero usar esse espaço para prestar minha singela homenagem aos grandes nomes de que fizeram de Garanhuns uma das cidades-luz do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. PAULO CAMELO, COMENTA:
    Em primeiro lugar quero parabenizar minha eterna professora, de português do Colégio Diocesano, Luzinette Laporte, descendente de Franceses, outrora minha vizinha de morada na Rua Dantas Barreto, e irmã dos meus amigos professor Elias (in memorian) e Luiz (in memorian).
    Por algumas vezes tive a honra da professora fazer as devidas correções de português nas minhas letras e quero externar a sua última correção, a qual dizia: a abreviatura de Garanhuns é "Grs" ao invés de "Gus". Parabéns Professora Luzinette Laporte, por mais uma primavera.

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido crônicas da professora Luzinette Laporte n'A Gazeta de Bom Conselho (jornal impresso). - Não sabia de onde ela é. Tampouco sabia onde mora a professora. Fiquei sabendo. - PARABÉNS A ELA !! Por ser PROFESSORA e por sua boa longevidade e lucidez. - 2. Quanto à sigla de Garanhuns, sugiro que seja GRN, pra conservar as letras maiúsculas!! Vale notar que siglas até três letras, SÃO escritas em maiúsculas!! Assim sendo, Grs foge do padrão gramatical. - 3. De modo semelhante, GRU é Guarulhos (SP), para embarques e desembarques em aeroportos!! – GRN seria ideal pra Garanhuns, sem problema. – ISSO é só pitaco de minha parte. /.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA