PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SÃO JOÃO - 58 ANOS DE HISTÓRIA

Antigo distrito de Garanhuns, São João se emancipou politicamente em 1958, tendo nesta sexta-feira, dia 25, comemorado 58 anos como município independente.

Moradores da cidade reclamaram muito, ontem, nas ruas e pelas redes sociais, porque não houve festa para festejar o aniversário.

Localizada a apenas 12 km da Suíça Pernambucana, São João ficou anos sem crescer, mas nas últimas décadas se desenvolveu muito, principalmente a zona urbana que atualmente abriga perto de 10 mil moradores.

No livro  “Pernambucânia”, que tem sido muito citado no blog nos textos sobre os municípios do Estado, o jornalista Homero Fonseca escreve um pouco sobre as origens de São João:

A  Fazenda Burgos, do Sr. Manoel da Cruz Vilela, está no nascedouro de São João, em data imprecisa. Existe, porém, na Prefeitura de Garanhuns, um termo, lavrado em 1855, que designa a localidade como seu 4º distrito.

Sabe-se que em 1887 o povoado tomou impulso, com a inauguração da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco.

São João alcançou a emancipação política pela Lei Estadual nº 3.280 de 25 de novembro de 1958.

A construção de uma capela dedicada ao santo terminou por mudar o nome da fazenda e inspirar o topônimo do povoado.

Existem 36 cidades com o nome de São João no Brasil, incluindo as que acrescentam algum locativo, como São João da Barra, São João do Piauí, São João do Mereti, da Boa Vista, etc.

A maioria refere-se a São João Batista , celebrizado no imaginário popular vestido de pele de ovelha, posando às margens do Rio Jordão em que batizou Jesus Cristo.

Pelo censo do IBGE de 2010, São João tinha 21.312 habitantes, 9.656 morando na cidade e 11.656 na zona rural. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é que o município feche 2016 com 22.518 moradores.

*Foto: Site da Prefeitura de São João (centro da cidade no dia da feira do feijão).

Um comentário:

  1. lembro-me quando eu e meu saudoso pai trabalhou nesta cidade,na gestao do prefeito antonio tenorio.grandes recordaçoes.antonio.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA