PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ESTADO FASCISTA, CHEFATURA DE POLÍCIA E JUIZECO


Por Michel Zaidan Filho

Chega a ser uma piada a reação do Presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros,   relacionada a ação policial contra a segurança do  Casa (os policiais parlamentares), que resultou na prisão de alguns deles. Só agora, Renan descobriu que estamos num "Estado de exceção" fascista e que o Ministro da Justiça não passa de um mero "Chefe de Polícia".

Quando as arbitrariedades, o abuso de autoridade, a violência policial foram praticadas contra os outros, não se viu dele  - como Presidente de um dos Poderes da República - nenhuma manifestação de repúdio, nenhuma crítica à ação ilegal de juízes e da própria polícia federal. Mas agora, como a ação policial se volta contra aqueles que presumidamente querem barrar a Operação "Lava-a-Jato", onde só ele é réu em 10 processos, agora sim o estado é fascista e o Ministro da (in)justiça  é um mero chefe de polícia.

Na verdade, a reação do Presidente do Congresso só evidencia o ambiente de insegurança jurídica e política  em que estamos vivendo hoje no Brasil. Quando a Presidente do STF convida ministros da área de segurança para uma conversa sobre a falta de controle da violência em nosso país, isso vai mostrando a desinstitucionalização da política, e não é só o risco da judicialização, é o risco da militarização da política no Brasil.

A questão da segurança (no seu equivocado enfoque militar) é afeta à competência do Poder Executivo, nos três níveis de governo. Jamais deveria se constituir em objeto de preocupação do STF, que deveria ser aí sim - o guardião da Constituição Federal, tão vilipendiada nesses dias que correm.

No entanto, a crise de governabilidade é tamanha que vamos assistindo todos os dias a trombadas e choques de competência entre os Poderes, a ponto do Presidente do Congresso alardear que vai ajuizar ações contra o STF e contra os juízes de primeiro e segundo graus. É de ver quem julgará essas ações, já que a ministra Carmem Lúcia Antunes é a Presidenta do STF e do Conselho Nacional de Justiça.

 Fato novo: o Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU acolheu, preliminarmente, a petição dos advogados do Presidente Lula contra o juiz (vingador público) Sérgio Moro. E já pediu explicações ao governo brasileiro sobre os "métodos excepcionais" empregados pelos "catões" da republicana curitibana contra o  dirigente político petista.

Pode não resultar disso nada de concreto. Mas a imagem internacional do País, como violador dos direitos humanos vai ficar gravada no placar dos países e governos "fora-da-lei". Aliás, quem já vem rasgando a Constituição  Federal e maculando as garantias e direitos individuais dentro do País, pelo visto não se incomoda muito com o que pensa a   comunidade política internacional. De "player" nos negócios e acordos diplomáticos do mundo todo, o Brasil vai voltar logo ao status de "República bananas", onde um delegado de polícia tem mais poder (ou tanto quanto) um ministro do Supremo Tribunal Federal.

*Michel Zaidan Filho é natural de Garanhuns, professor da Universidade Federal de Pernambuco e Cientista Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA