PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DIREITA VERSUS DIREITA


Por Paulo Camelo*

Nos dias de hoje, pela primeira vez na história política brasileira, uma revista, notadamente de Direita, a VEJA, a qual defende os interesses das Classes Dominantes do País, cita em sua capa principal a guinada do Brasil para a Direita nas eleições municipais de 2016. É realmente uma quebra de “tabu”, pois  nunca  a  grande  imprensa brasileira  fez menção a tal citação.

Enquanto no Brasil, há uma omissão generalizada, na Europa e nos Estados Unidos, os políticos dizem claramente o que defendem, doa em quem doer.

Talvez por conta do impedimento arbitrário e anti-democrático que se abateu sobre a ex-presidente Dilma, a Direita resolveu  assumir  a sua verdadeira identidade  política, a qual possui milhões de adeptos dos mais diferentes matizes, isto é, em todo o país.

Situando-se  em   Pernambuco, que já foi  território de resistência democrática, de Frei Caneca, Gregório Bezerra, Francisco Julião, Cândido Pinto, Dom Hélder Câmara  e tantos outros. Hoje, é um território  minado de Direitistas e Reacionários juramentados, com direito a Ministério. 

Voltando para Garanhuns, outrora de  disputa acirrada entre Integralistas e Comunistas, na década de 1940. Hoje, é uma cidade dominada integralmente pela Direita e pela Legião Estrangeira.

Nesse contexto, há uma  geleia geral na política brasileira e um ponto em comum: a grande maioria dos políticos brasileiros são de Direita e simpáticos  aos interesses do Capital Nacional e Internacional.

Em Pernambuco, lembro-me de Jarbas, Marcos Freire e Marcus Cunha, da época em que eles foram  na UFPE, no final da década de 1970, em plena vigência da Ditadura Militar.

Mas, se no final da década de 1960 até a década de 1980, nós tínhamos vários políticos progressistas, a exemplo de: Cristina Tavares; Miguel Arraes; Marcos Freire; Marcus Cunha; Mauro Ferreira Lima; Maurílio Ferreira Lima; Egídio Ferreira Lima; Mansueto de Lavor; José Arnaldo Amaral (ex-prefeito de Olinda); Germano Coelho (ex-prefeito de Olinda); Fernando Lyra; Roberto Freire, etc. Hoje, cerca de 40 anos após, nós não temos  um político sequer de matiz progressista, apesar das recaídas de Jarbas. A população aumentou e o retrocesso idem. Em outras palavras: aproximadamente   meio século de atraso. Lembrando que o PT não contribuiu para mudar essa situação. Pelo contrário, deu muito apoio a Direita, inclusive a golpista contra a ex-presidente Dilma. A exemplo do senador e Ex-Ministro, Fernando Bezerra Coelho.

Quer dizer: houve uma guinada acentuada, tanto dos políticos, como também da população, para a Direita no Estado de Pernambuco, e porquê  não dizer no Brasil.

Voltando para o interior de Pernambuco, podemos dizer: Tony Gel e Raquel Lyra, ambos postulantes ao cargo de Prefeito da vizinha Caruaru, são dois políticos de Direita, a juramentada, portanto são iguais na essência da palavra. A afinidade de Jarbas com o ex-Deputado Federal, Fernando Lyra (in memorian), Tio de Raquel Lyra, não o obriga a abandonar o barco do, hoje,  seu afilhado Tony Gel. O Jarbas, está  sendo leal ao PMDB, ao apoiar um candidato do seu partido. Nada demais nesse seu posicionamento, ora questionado por algumas pessoas. Afinal Raquel Lyra e Tony Gel, ambos do PSDB e do PMDB, respectivamente, são partidos políticos  igualmente golpistas contra a ex-presidente Dilma.  

Assim, a Direita segue  forte em diversos países. Mas, a Esquerda, autêntica, representa a segunda força política na Rússia, no Japão e na Espanha.

Aqui em Garanhuns, tínhamos nessas eleições de 02 de outubro de 2016, quatro candidatos de Direita, sendo hum da situação e três da oposição de Direita e apenas hum de Esquerda, o do PCB. A Direita tinha um ponto em comum, além de defender os interesses das elites, ou seja, armar a “Guarda Municipal”.  Para quê: para reprimir os trabalhadores e os servidores municipais?

Observe que, aqui em Garanhuns, os partidos ditos de "Esquerda" ou de "Centro-esquerda", foram pra Direita. Senão vejamos:

a) O PSOL se coligou com o PDT;
b) A REDE, de Marina, coligou-se com o PPS;
c) O PCdoB e o PT, coligaram-se  com o PTB.

Mas, na Democracia Burguesa, as pessoas são periodicamente convocadas para votarem em seus carrascos, ou seja: os políticos que irão lhe explorar  e oprimir no próximo período. Como justificar o voto num político que: fechou um Hospital e uma Clínica de Reabilitação, mesmo existindo verba específica para isso; cancelou o Festival de Jazz; não devolveu para os professores  os 20 milhões de reais oriundos do FUNDEB; não segue a legislação educacional e nem tão pouco  a  social para a saúde; defende a “Guarda Municipal Armada”; mesmo sendo proibido o trânsito, na zona urbana, de veículo  agrícola, o candidato reeleito  faz  transitar pelas ruas da cidade  um trator  transportando um reservatório para aguar as plantas das praças, etc.

AGORA DURMA COM ESSA BRONCA


*Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, é engenheiro civil, ex-presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE,  líder popular e militante do PCB de Garanhuns. 

7 comentários:

  1. Digo de boca cheia, escancarada e sem dentes esperando a morte chegar, que: Não tenho nada contra quem defende a política de direita ou de esquerda, mas sou contra ladrão no poder...

    P.S.: - A COMUNISTADA PROTETORA DE LADRÃO TERÁ DE ACHAR OUTRO PARTIDO PARA CHAMAR DE SEU. O PT, JAZ!!!

    ResponderExcluir
  2. Complemento esse raciocínio lógico,coerente e histórico do Engenheiro Civil,Paulo Camelo,um grande herói por fazer DEMOCRACIA em Garanhuns.

    Em Lagoa do Ouro os partidos tidos como de esquerda e de direita se coligaram assim: REDE-PT-PSDB-PMDB-PTN Prefeito Edson Lopes e PSB-PTC-PSD Prefeito Maquidoves Vieira.

    Resultado final: Edson Lopes 3.376 votos e Marquidoves Vieira 4.692 votos.A Câmara Municipal os eleitos foram os de sempre e aqueles que gastaram muito dinheiro.Tudo dominado pelo medo,pela mentira e pelo money.

    ResponderExcluir
  3. PAULO CAMELO, COMENTA:
    Altamir, nós do PCB não defendemos o PT e nem tão pouco o governo Dilma. Apenas fomos contra o impedimento da ex-presidente. Convém lembrar que o PT é um partido de centro, ora oscilando para a direita, ora para a esquerda identificada pela social-democracia, como é o PSDB. PT e PSDB são Partidos semelhantes e contrários a Revolução Socialista Brasileira. Por fim, quero lhe dizer que o habitar dos "ladrões e corruptos", encontra-se no Sistema Econômico Capitalista, o qual você tanto defende. Nós, do PCB, defendemos uma nova sociedade igualitária e socialista. Além do mais não temos alguma a ver com a sua repulsa ao PT. Tchau e bença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS DUAS PRINCIPAIS OBRAS DO NORDESTE,TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E ADUTORA DO AGRESTE,DUAS OBRAS DE LULA E EDUARDO CAMPOS. DOIS HOMENS DE VISÃO DE FUTURO.

      Excluir
  4. Esse papinho furado desse povo negar aqui negar acolá, argumentar aqui argumentar acolá, sempre foi desculpa fajuta da esquerdalha babaca!!! Digo isso em razão de, por muito tempo fui tratado como arrogante, preconceituoso e contrário aos pobres por sempre achar o Seboso de Caetés um político que estava apenas mentindo muito e se aproveitando do estômago do povo(que vota pela barriga). Perdi contato com amigos, parentes e colegas... A cada dia vejo que não foi em vão!!! Aliás, Todos nós temos amigos ou pessoas conhecidas que são petralhas descarados ou embutidos, na surdina... Todos sabem que são petralhas descarados, mas eles negam. Costumam começar seus comentos políticos com os dizeres “NÃO SOU PETISTA, MAS...” e em seguida vem uma defesa apaixonada do partido do coração. Mas eles têm vergonha de admitir isso. Essa vergonha, especificamente esse acanhamento em revelar o partido que tanto amam ou o ladrão petista que tanto defendem é uma grande mostra do quanto a gente tinha esses caras em nossas contas e hoje, eles nos envergonham ou seja, sempre foram safados e desonestos, porém, pousavam de moralistas. Na verdade, esses "AMIGOS" só enxergam o que quer ou o que lhes interessa.

    P.S1.: - A MENTIRA SEMPRE FOI UM VÍCIO INCORRIGÍVEL DA COMUNISTADA E DO LULA. OS PETRALHAS SÃO GADO DO PRESIDIÁRIO LULA, ACREDITAM EM TUDO!!! CHEGAM ATÉ SER CONTRA A LEI DO TETO(PEC 241). PARA SE TER IDEIA DO ACONTECIDO, SÓ EM 2016, A DILMA AMALUCADA DEIXOU UM ROMBO DE R$ 170.000.000.000,00(BLHÕES DE "b" DE BOLA), NÃO É À TOA QUE A DOIDA FOI CHUTADA NA BUNDA PELAS PEDALADAS QUE DEU PARA COMPRAR 54 MILHÕES DE VOTOS EM 2014.

    P.S2.: - E POR FALAR EM LADRÃO, O PT ROUBOU ATÉ DOS VELHINHOS APOSENTADOS...


    ResponderExcluir
  5. Chamar Comunistas de Progressistas é Chamar o Quadrado de Redondo...


    Não há nada de mais retrógrado em termos de política do que Comunistas, Socialistas, Marxistas, Esquerdistas... Basta ver que os caras estão querendo aplicar conceitos Marxistas do final do século XIX, como Reforma agrária, Mais valia, Igualdade Social nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  6. Engenheiro Civil,Paulo Camelo.

    Tu és o cara que somente fala e escreve a verdade.Os teus críticos somente pensam do umbigo para baixo. Tuas colocações merecem sim os meus sinceros reconhecimentos de causa e efeito.

    Tuas ideias e pensamentos tem raízes profundas e conhecimentos científicos e tecnológicos.PRECISAMOS SIM, de milhares de homens de sua qualidade e qualificação profissional.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA