PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OPINIÃO ACERTOU EM CHEIO NA ELEIÇÃO PASSADA

O jornalista Magno Martins comenta hoje em sua coluna da segunda-feira, no blog, que candidatos em baixa nas pesquisas ao invés de usar os números para uma reflexão e correção dos rumos de suas campanhas passam a bater de frente com os institutos responsáveis pelo levantamento.

Ele cita o caso do candidato do PR a prefeito de Serra Talhada, Victor Oliveira, que usou o seu guia eleitoral no rádio para levantar suspeitas sobre a ampla desvantagem que enfrenta em relação ao prefeito Luciano Duque (PT).

“Atitude semelhante tomou Sivaldo Albino, candidato do PPS a prefeito de Garanhuns. Se estivessem na frente, com certeza estariam batendo palmas para o instituto”, frisou o jornalista da capital.

Por sinal um amigo jornalista me telefonou hoje lembrando dois fatos da campanha de quatro anos atrás: O Instituto Opinião fez uma pesquisa em Garanhuns, quando Silvino ainda não tinha renunciado, e acertou em cheio nos percentuais obtidos por Zé da Luz, Izaías Régis e demais candidatos. “Os votos obtidos pelo prefeito que venceu eleição davam exatamente a soma do seu percentual com o de Silvino”, observou o colega da imprensa.

Em 2012 o Opinião também fez uma pesquisa em Lajedo, faltando pouco mais de 15 dias para a eleição e acertou até nos décimos. Tanto em relação a Rossine, que venceu com 3.500 votos de frente, como no percentual de Joãozinho Dourado e até num terceiro candidato que tinha na cidade, sem muita expressão eleitoral. Este teve 0,5% na pesquisa e nas urnas foi a mesma coisa. 

Acredito que Magno está certo. Pesquisa deve ser usada,  no caso de quem está atrás,  para corrigir rumos de campanha e não para ser contestada. A não ser no caso de uma empresa fajuta, o que não é o caso do Instituto Opinião, que tem acertado sempre nas eleições de vários municípios pernambucanos.

2 comentários:

  1. PAULO CAMELO e SUAS CONSIDERAÇÕES:
    1 - Precisamos saber porquê o jornalista e bloguista Magno Martins, é tão "bonzinho" e paga cerca de R$10.000,00 por uma pesquisa? Esta é a questão central. Se o Instituto Opinião vai acertar, ou não, é também outra questão;
    2 - É público e notório que Izaías Régis, tem um alto índice de rejeição, onde a pesquisa não assinala, dentre outros;
    3 - Se o candidato, Izaías, a Prefeito, mesmo com alto índice de rejeição, vai ganhar, ou não, é outra questão;
    4 - Tem um ditado popular que diz: "uma mentira contada diversas vezes" tem o objetivo de torná-la verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Amigo anônimo 12/09/2016 15:55;

    Acho que você não entende nada mesmo de política e além de tudo não respeita o jornalismo, pois bem, o Jornalista Magno Martins não é bonzinho e sim ele é um grande profissional onde tem vários patrocinadores no seu blog e no seu programa para bancá-lo mas como você não entende nada de política então você nunca ouviu nem falar em Magno Martins, agora o que me intriga é que você sabe até quanto foi né, acho que foi você que pagou os R$ 10.000,00 que você mesmo diz que foi para ver como estaria o seu candidato né? e ai como o resultado não foi como você imaginou daí tanta indignação e te digo mais saiba que nessa eleição é o fim dos ALBINO em nossa querida Garanhuns é que hoje por exemplo a candidatura do JHONY foi INDEFERIDA.
    Será que um meio de comunicação precisa pedir autorização a quem quer que seja para fazer uma pesquisa afim de deixar o seu leitor, telespectador e etc informado? sendo assim vamos falar com a rede Globo para pedir a você autorização quando eles forem encomendar uma pesquisa.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA