PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OPERAÇÃO LAVA JATO SAI DOS TRILHOS


Da jornalista Tereza Cruvinel:

A Operação Lava Jato desenrolou-se, nos últimos dois anos, seguindo uma narrativa com início, meio e fim. Uma história que devia terminar com Lula preso e responsabilizado pela montagem de um mega-esquema de corrupção para financiar a manutenção do PT no poder. Caracterizado como podre e corrupto, o partido, no final da história, também poderia ter seu registro cassado e desaparecer de cena. De Dilma, cuidaria o Congresso com o impeachment.  Alguns fatos recentes, entretanto,  estão ameaçando o o curso da narrativa. Por isso a lista da Odebrecht agora foi posta pelo Juiz Moro sob sigilo, depois de ele ter autorizado a divulgação do grampo Dilma-Lula. Por isso o Ministério Público praticamente dispensou a “colaboração definitiva” da empreiteira.

Em agosto do ano passado, quando José Dirceu foi preso às vésperas do protesto do dia 16 daquele mês contra Dilma e o governo, a narrativa fez uma forte inflexão. Registramos neste blog, no dia 25 de agosto: “Lava Jato muda narrativa para chegar a Lula”.  Falando sobre a 17ª. Fase, em que Dirceu foi preso, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, porta voz mais frequente do comando de Curitiba, afirmou repetidas vezes em relação a Dirceu: "Chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele". E estabeleceu a comparação com o mensalão de 2005: “O DNA é o mesmo: compra de apoio político”.
  Com muita insistência afirmou que o esquema “teve início no governo Lula” e perguntado se o ex-presidente também seria investigado respondeu:"nenhuma pessoa no regime republicano está isenta de ser investigada". A frase inteira em que ele responsabiliza Dirceu foi claramente insinuante: "Não descarto que existam outros cabeças mas chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele".

Vieram as outras fases. A Odebrecht foi a única empreiteira que, mesmo tendo seu principal executivo e herdeiro preso, recusou-se a fazer acordo de delação. Nas fases seguintes, não foram encontradas provas de que Lula era “o outro cabeça” ou a principal cabeça do esquema Petrobrás. Ele então começou a ser investigado pelas obras no sítio de Atibaia e por reformas no apartamento que não chegou a comprar. Dava no mesmo, ou quase.

O cerco a Lula foi se fechando ao mesmo tempo que o Congresso avançava contra Dilma com o impeachment. Quando ela chama Lula para ajuda-la a resistir e a soerguer o governo, e o nomeia ministro,  Moro dá o tiro de escopeta da divulgação ilegal dos grampos. Foi aí que a narrativa começou a sair dos trilhos. Moro expôs-se mais que o devido, para além do previsto no script.

A base social de Lula e do PT também foi às ruas. A consciência jurídica manifestou-se contra o impeachment por razões políticas, que assim sendo, ganha outro nome, como disse Renan Calheiros. O nome de golpe.

E para completar, com a operação Xepa invadindo suas sedes em várias cidades, a Odebrecht informa em nota que está disposta a fazer uma “colaboração definitiva” sobre fatos que se relacionam com a existência “de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoal”. Opa, de um sistema? Na narrativa original estava escrito “um partido”.

E começa o vazamento da lista com mais de 300 nomes do “sistema” que receberam dinheiro da empreiteira. Doações legais ou ilegais? Não importa, pois as doações das empreiteiras ao PT não são consideradas como “propinas”.

O “sistema”, segundo a lista, é antigo, remonta aos anos 1980. Opa, isso contradiz o procurador que afirmou sem sombra de dúvida que ele “foi instituído no governo Lula”.

O Ministério Público então avisa que não tem interesse pela delação da Odebrecht. Ela poderia ser um tiro fatal na narrativa.

Mas aí vem Pedro Correa, um velho político das franjas do sistema, com uma delação em que espalha bala para todo lado. Afirma até que FHC comprou a emenda da reeleição com a ajuda do Banco Itaú.

Encalacra o PSDB, o TCU e todo mundo.

O país também tem direito à delação de Pedro Correa. Só falta ela ser protegida por sigilo, como nenhuma outra foi.

Definitivamente, a narrativa está saindo do script original.

Está se caracterizando a existência de um “sistema” de financiamento da política a partir do Estado mas não um financiamento público transparente e lícito. Tal sistema se baseia no financiamento pelo Estado a partir dos contratos com grandes empresas fornecedoras, e nele os operadores de dentro e fora do Estado embolsam uma boa parte. Baruscos e companhia. Um sistema que gera e realimenta a corrupção, qualquer que seja o partido no poder.

Esta verdade não interessa à Lava Jato e aos que dela se valeram para fomentar a crise. Não interessa ao “sistema”.

Mas é a partir dela que poderemos realmente passar o sistema político a limpo para o bem da democracia.  Se ele for mantido,  mesmo com Lula defenestrado da cena política, Dilma afastada e o PT banido para a terra do mal, mesmo com as empreiteiras sangradas, abrindo espaço para empresas estrangeiras, outras crises virão.


A palavra do momento é acordão. Faz-se o impeachment e na poeira todos escapam. Com isso, as ruas não podem concordar. Nem as que estão contra Dilma, nem as que combatem o golpe.

8 comentários:

  1. PAULO CAMELO, COMENTA: O texto da jornalista Tereza Cruvinel, por sinal muito bem escrito, traz uma realidade cruel, a qual ela por razões óbvias não diz: A CORRUPÇÃO É INERENTE AO SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capitalismo é por definição um sistema econômico baseado nas trocas voluntárias de mercadorias, serviços e produtos entre indivíduos livres e para isso funcionar é necessário CONFIANÇA entre as pessoas.

      Quando socialistas e estatistas interferem no capitalismo, na tentativa de buscar politicas eleitoreiras, barateando artificialmente os preços das coisas, o Capitalismo transforma-se em Capitalismo de Estado. É aí que surge a corrupção, e as crises.

      POIS UMA CERTEZA NA ECONOMIA É A SEGUINTE: QUANDO O GOVERNO MECHE NOS PREÇOS OS PREÇOS FODEM O GOVERNO,

      SEMPRE FOI ASSIM E ASSIM SEMPRE SERÁ...

      No Capitalismo de Estado, empresários corruptores, para fugir das incertezas de mercado e eliminar concorrentes subornam políticos corruptos, usando o estado para destruir empresários que não pagam propinas e são mais eficientes que os empresários amigos do governo.

      O QUE TEM QUE SER DESTRUÍDO É O CAPITALISMO DE ESTADO.

      O ESTADO TEM QUE SER REDUZIDO.

      OS MONOPÓLIOS TEM QUE SER DESFEITOS.

      AS PESSOAS E EMPRESAS TEM QUE PAGAR MENOS IMPOSTOS.

      O GOVERNO TEM QUE PARAR DE SE METER NA VIDA DAS PESSOAS.

      COM ISSO TODO MUNDO PODERÁ TER SUAS EMPRESAS MAIS FACILMENTE.

      NINGUÉM VAI QUERER SE PENDURAR NO GOVERNO.

      E O GOVERNO VAI ARRECADAR MUITO MAIS IMPOSTOS.

      ISSO É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO DE SE ENTENDER, MAS ESQUERDISTAS SÃO TODO ANALFABETOS, INCAPAZES DE ENXERGAR UM PALMO À FRENTE DO NARIZ!!!!

      POR ISSO DILMA SERÁ INPICHADA ATÉ O FIM DE ABRIL.

      Excluir
    2. ENGENHEIRO CIVIL, PAULO CAMELO.

      Mas vamos dar alguns exemplos:

      A corrupção é tão grande no Brasil e no Mundo que,pode ter umas 10 operações lava jato que,em 10 anos ainda não consegue detê-la.

      Como se deu todo esse esquema corrupto na Petrobras,nas grandes empresas do governo e nas grandes empresas privadas?

      Existe uma Lei chamada de "LEIS DAS LICITAÇÕES".8.666/93. Os milhões e bilhões que são aprovados no orçamento federal são distribuídos com os deputados federais e senadores via Emendas extra orçamentária e tudo nas mãos dos 5.570 Prefeitos e 27 Governadores e outra parte são enviados para os órgãos públicos na execução de obras e mais obras.

      Todas são ganhas pelas empresas, empreiteiras, firmas e afins.Você como Engenheiro Civil sabe bem disso.

      Por sua vez os empresários e empreiteiros na sua maioria homens formaram um grande CARTEL entre elas e muitas das licitações foram ganhas pelas mesmas empresas direcionadas.Por trás de tudo estão todos os políticos do Brasil.

      Geralmente Ministros, Secretários e afins são pessoas ligadas a essas empresas.Dentro delas formaram um grande esquema para financiarem as campanhas dos grandes partidos e políticos.

      O PT que sempre foi contra a esquemas dessa natureza ao chegar ao governo já encontrou tudo feito.O povo em sua maioria recebem milhões de deputados ricos, com prefeitos e governadores,simplesmente aderiram ao mesmo sistema.Por não ter tinham condições de mudar nada, tudo permanecer como estava.

      Quem denunciou tudo foram as aberturas das CPIs do mensalão ao castelo de areia, da sanguessuga ao vampiro até chegar a operação lava jato.Mentiram quando afirmavam que tudo começou com o PT em 2002.Tudo mentira somente para atingir o PT do Lula e da Dilma para tirá-los do poder.

      Por isso que eles nunca aprovaram nada para mudar o statu quo e veja que a Reforma Política aprovada por EDUARDO CUNHA é uma piada.

      Essas empresas,empreiteiros,com bancos,firmas somente tem um partido: o que ganha as eleições.Ganhou elas estão com os ganhadores.

      Com o instituto da REELEIÇÃO COMPRADA POR MENDONÇA FILHO E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DO PSDB E PFL calaram a boca das oposições de 1994 a 2002 e engavetaram 16 pedidos de CPIs.

      Somente agora que o GOLPE está sendo dado PELO PSDB,PFL,DEM,PPS,PMDB é que a lava jato está sendo colocada no canto da parede porque todos eles sabem que o MUNDO não aceita um GOLPE PARAGUAIO no Brasil.

      O Golpe foi tramado sim com a prisão do Lula e com o vazamento do grampo entre a Presidente e Lula,o que é um crime. Se fosse nos Estados Unidos o Moro já estaria preso.Juiz também vai preso por suas arbitrariedades.

      Paulo Camelo, eu vejo uma OABA ser favorável ao Impeachment depois que ela mesma apresentou uma AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE contra as doações empresariais aos partidos e aos políticos.

      O Supremo tribunal federal acatou a ação e aprovou por 8 x 3.O senado federal também aprovou por 36 x 31 e a Dilma vetou a PEC dos deputados federais que legaliza todas essas doações.

      Hoje a OAB está ao lado do GOLPE,do PSDB e DEM com Eduardo Cunha do PMDB e Michel Temer que ao lado do Juiz Federal Gilmar Mendes votaram pela manutenção dos maiores esquemas de corrupção do mundo entre o público e o privado.BRASIL,BRASIL REAJA CONTRA O GOLPE SIM.

      Excluir
  2. A VERDADE PRECISA SER ESTABELECIDA.DESDE QUANDO SURGIRAM AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS QUE EU SEMPRE DISCORDEI FRONTALMENTE DO CANDIDATO QUE EU VOTEI PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE,ESTAVA PISANDO NA BOLA REDONDA E QUE IRIA LEVAR UMA QUEDA TAMBÉM.O SENADOR AÉCIO NEVES PRESIDENTE DO PSDB BATEU,CUSPIU,MENOSPREZOU,CHAMOU A PRESIDENTE DE MENTIROSA E LEVIANA,MAS SEM OLHAR PARA O SEU PRÓPRIO RABO.HOJE QUER TRAIR E DAR UM GOLPE NO BRASIL.ESTÁ TOTALMENTE ENGANADO.NÃO SABE PERDER.EU QUE PERDI 6 ELEIÇÕES SEM DAR UM TAPA EM NINGUÉM E SEM AMEAÇAR QUEM QUER QUE SEJA E FUI O ÚNICO EX-VEREADOR QUE DEFENDI O SENADOR NA MINHA CIDADE NÃO GOSTEI E NÃO ESTOU GOSTANDO DA COVARDIA E DA TRAIÇÃO QUE ESTÃO FAZENDO CONTRA UMA MULHER QUE SOFREU TODAS AS MAZELAS DOS PORÕES DA DITADURA MILITAR AOS 18 ANOS DE IDADE.

    ResponderExcluir
  3. NÃO IMPORTA QUE RUMO A LAVA JATO VÁ TOMAR OU QUE VENHA A SAIR DOS TRILHOS. MAS FOI GRAÇAS AO BRAÇO FORTE E MÃO PESADA DE UM BRASILEIRO DO CALIBRE MORAL DO JUIZ Dr. SÉRGIO MORO, O VENERADO, O IDOLATRADO, O REVERENCIADO DE NORTE A SUL, LESTE A OESTE, DESTA PÁTRIA SOFRIDA E SANGRADA, QUE O LULA FOI DESMORALIZADO E TEVE SUA MÁSCARA ARRANCADA EM PLENO PICADEIRO. O LULA TRAPACEOU TANTO QUE, ATÉ “NOS ESTRANGEIRO” ELE VAI SER PUNIDO E CONDENADO AO OSTRACISMO. POIS, O PICARETA ESTÁ PRESTES A PERDER TODAS AQUELAS HONRARIAS COMPRADAS E NÃO GANHAS DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE POR ELE, A PESO DE OURO E COM DINHEIRO PÚBLICO. SENÃO VEJAMOS:

    O LULA BOCA PODRE CONTINUA NO SEU INFERNO ASTRAL. POIS, ANDA TÃO DESMORALIZADO, COM A MORAL TÃO BAIXA E AVACALHADA QUE, A AGÊNCIA LUSA REGISTRA QUE INTEGRANTES DA JUVENTUDE SOCIAL-DEMOCRATA(JSD) PEDIRAM À UNIVERSIDADE DE COIMBRA(UC) A ANULAÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR “HONORIS CAUSA” CONCEDIDO A LULA EM 2011. EIS UM DOS TRECHOS DA CARTA ABERTA DOS PORTUGUESES: "Clamamos, na sequência dos acontecimentos recentes, a anulação do grau de doutor “HONORIS CAUSA” a Luiz Inácio Lula da Silva por cessação das causas que fundamentaram a sua atribuição: o seu prestígio internacional". DAÍ, DEDUZ-SE QUE, AINDA HÁ HONRA NAS UNIVERSIDADES!!!

    A UNIVERSIDADE DE COIMBRA, FUNDADA EM 1290, COM ALUNOS NOTÁVEIS COMO LUÍS DE CAMÕES E EÇA DE QUEIROZ E OS BRASILEIROS, GREGÓRIO DE MATOS, TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA E JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA SE CURVOU A ESSE METALÚRGICO INCAPAZ E AGORA EMPRESÁRIO MUITO BEM SUCEDIDO, COM SABEDORIA NOTÁVEL QUE SÓ AS PROFUNDEZAS DA LAMA HÁ DE REVELAR. COMO BRASILEIROS, PEDIMOS DESCULPAS AOS PATRÍCIOS PORTUGUESES POR ESSE LAPSO CRUCIAL NA IMAGEM DA TÃO DISTINTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SECULAR.

    P.S1.: - Já imagino onde o “educadíssimo” ex-presidente boca porca vai mandar que os jovens portugueses enfiem seu título...

    P.S2.: - Lamentavelmente, a Semana Santa já se foi, senão iria preparar uma Bacalhoada ao molho de coco especial em homenagem aos portugueses, por propor a cassação desta indevida honraria ao politico brasileiro mais corrupto e mixuruca dos últimos 516 anos...

    P.S3.: - Que triste fim do sindicalista pelego que se tornou um HONORIS CAUSA da ladroagem, da pilantragem e da proteção a um bando de bandidos barbudos...

    P.S4.: - Esse Dotô honoris pixuleco, SEM HONRA E SEM CAUSA, governou o Brasil como se dirige um sindicato de pervertidos e prostitutas. Imagine o nível...

    P.S5.: - Entendo que, o diploma não deve ser anulado por causa da "CESSAÇÃO DO PRESTÍGIO INTERNACIONAL" do boca suja, mas sim porque ele demonstrou não ter a honra que motivou a outorga da homenagem (honoris causa = "por causa da honra").

    P.S6.: - Que bom seria e merecidamente que o Lula viesse a ser agraciado com o título ou comenda PERSONA NON GRATA da Universidade da Papuda de Brasília...

    P.S7.: - Cada estadista com a sua marca ou ideologia: "Diga ao povo que fico" (D. Pedro I); "Saí da vida para entrar na história". (Getúlio Vargas); "ENFIA O PROCESSO NO C...". (Lula boca porca)...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Andrade Gutierrez,Mendes Júnior,UT,Odebrecht,etc.Fora as outras todas desde 1988 fazem parte dos grandes esquemas.Antes era o PFL que usufruía das grandes vantagens.

      O fantástico ontem mostrou com uma entrevista de uma ex-funcionária que são mais de 700 nomes que recebiam propinas isto há faz uns 50 anos.

      Marcelo Odebrecht abriu o bico e atingiu as oposições que querem dar um GOLPE PARAGUAIO no Brasil jogando o VICE PRESIDENTE CONTRA A PRESIDENTE DA REPÚBLICA que não roubou e nem matou.Manda um delator desse dizer que a DILMA recebeu pelo menos uns 50 milhões de reais?

      Excluir
  4. "É um lamentável sintoma de como a crise institucional que o país vive, alimentada por quem quer o poder a todo custo, está gerando violência entre os brasileiros", diz o governador do Maranhão, Flávio Dino, sobre a tentativa de golpe que vem sendo capitaneada pelo PSDB, desde a derrota nas eleições presidenciais de 2014; sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, conduzido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ele também traçou um paralelo bíblico; 'foi o clamor de uma maioria momentânea que pressionou pela absolvição de Barrabás e condenação de Cristo à cruz".

    ResponderExcluir
  5. Se isso le lembra algum coiza veja a letra dessa musica cantada por neguin da beija flo

    Não é nada meu, na verdade é meu

    Excelência eu não tenho nada

    Isso é tudo de amigo meu


    E o tríplex da praia, me diga de quem é? – É de um amigo meu
    E o sítio de Atibaia, de quem que é, Neguinho? – É de um amigo meu
    E aquela fundação, que carrega o seu nome? – É de um amigo meu
    E aquela ilha que o senhor descansa? – É de um amigo meu
    Quem paga as suas contas e as suas mordomias? – É um amigo meu
    E aquele jatinho que o senhor usa? – É de um amigo meu
    E aquele filho milionário? – Excelência, esse não é meu

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA