PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

REVISTA DE ZIRALDO É USADA PARA PROMOVER SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM PERNAMBUCO


O governador Paulo Câmara apresentou, nesta segunda-feira (22.02), em um ato no Palácio do Campo das Princesas, a revista “Vou que vou com segurança – Manual da Cinquentinha". A publicação, produzida em parceria com o cartunista Ziraldo, será utilizada para conscientizar estudantes da Rede Pública em um ciclo de palestras sobre segurança no trânsito. Desta forma, o Governo de Pernambuco vai originar uma rede multiplicadora para fomentar a cultura de paz. A falta de conhecimento da Legislação e do uso correto dos equipamentos de segurança, pelos usuários desse modelo de veículo, são as principais causas de acidentes nas vias públicas em Pernambuco.

"Será um exército de meninos e meninas que vão ser a nova geração do nosso Estado e que tem na escola pública a oportunidade de estudar, de realizar seus sonhos e de fazer uma boa universidade. Então, essa é uma campanha para todo o Estado. É uma conscientização efetiva de que o equipamento pode ser usado, de forma adequada e segura. E aqueles que utilizam as populares cinquentinhas vão ter todo o nosso apoio", afirmou Paulo, frisando ainda: "Eu não vejo outra forma de iniciarmos essa campanha que não seja a partir de uma cartilha e com os alunos da rede. Eles são multiplicadores, sem dúvida nenhuma, da boa informação".

Elaborada para promover a redução de acidentes com ciclomotores com até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, a obra aborda pontos importantes para uma boa educação no trânsito como regularização, emplacamento e respeito às leis. Tudo isso amparado em uma linguagem dinâmica e regionalizada. Este ano, o Estado vai distribuir 10 mil exemplares da publicação. A expectativa da organização é que o projeto tenha continuidade nos próximos anos.

Considerado um dos maiores cartunistas do País, Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos anos 1950, em jornais e revistas de expressão. Após quase 20 anos produzindo quadrinhos para os adultos, o mineiro direcionou a sua áurea artística para o público infantil. Sobre a publicação pernambucana, o mineiro frisou que esse é o seu 14º trabalho voltado à educação do trânsito, mas é o primeiro que trata do uso das motos com até 50 cilindradas.

O  pai do clássico "Menino Maluquinho" destacou que o texto desenvolvido para a revista foi totalmente regionalizado, trazendo expressões próprias do Estado. "Ela está escrita em 'pernambuquês'. E eu adorei o trabalho feito aqui", sublinhou Ziraldo, que também é jornalista, teatrólogo, chargista e escritor.
Estatísticas do Governo do Estado apontam que os jovens entre 15 e 29 anos são as principais vítimas de acidentes com motos e cinquentinhas. Para Paulo Câmara, os acidentes se configuram como um grave problema de saúde pública. Para frear esse tipo de ocorrência, o Governo continuará fiscalizando e promovendo ações para o segmento. "Hoje, nós temos cerca de 45 mil acidentes por ano. Esse é um número que não pode deixar a gente confortável. Não é razoável. É muito, e nós temos que chegar a zero. Isso só se faz com informação, trabalho e dedicação", destacou Paulo.

CRONOGRAMA - Programado para acontecer nos meses de maio e setembro, o ciclo de palestras é destinado a 4,2 mil alunos da Rede Pública Estadual da Região Metropolitana do Recife e do Interior. Na RMR, serão beneficiados 2,4 mil jovens de 24 escolas de Ensino Médio. No Interior, a caravana "Detran nos Municípios” vai contemplar 1,8 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Além dos mais novos, o projeto prevê também a capacitação de 150 professores do Estado. A ideia é que, a partir deste conhecimento, os profissionais possam aplicar novos ciclos educativos.
Para o secretário de Cidades, André de Paula, o lançamento da revista dialoga com futuro de Pernambuco. "Nós comemoramos hoje um conjunto de intervenções que foram feitas nessa área. O emplacamento das cinquentinhas foi uma grande vitória. A obrigatoriedade da carteira de motorista para quem conduz uma cinquentinha também foi uma grande vitória para o setor", completou André de Paula.
A dinâmica do circuito de palestras será diferente para estudantes e docentes. No primeiro caso, a palestra será de 1h30 visando sensibilizar a juventude pernambucana para a dura realidade do trânsito. Os temas também vão explorar os sonhos, a independência e a saúde dos adolescentes, além de atos que promovam a cultura de paz nas vias. Já os profissionais terão 4h de instruções sobre ética e cidadania no trânsito. E o conteúdo será voltado para a promoção de projetos pedagógicos.
Aluna da Escola Fernando Mota, localizada no bairro do Setúbal, no Recife, Jéssica Raíssa destacou a importância do projeto para os jovens. Com apenas 16 anos, a estudante contou que participa de uma rádio na escola que oferece dicas para os estudantes sobre educação no trânsito. Ela também ponderou que essa cartilha vai impulsionar o trabalho. "Essa revista é voltada para a conscientização do uso das cinquentinhas. Mas também tem um forte direcionamento para educação no trânsito. A partir desse novo material, vamos enriquecer o projeto da rádio", assegurou. 
TURMA DO FOM-FOM - O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), Charles Ribeiro, aproveitou a oportunidade para anunciar o retorno da "Turma do Fom-Fom". Os divertidos personagens volta às ruas do Recife para conscientizar motoristas e pedestres. Charles contou que a campanha terá dois novos personagens: a Magrela, que representar os ciclistas, e o MotoMax, que vai mostrar os desafios vividos dos motociclistas. "Esse tipo de ação enrique o trabalho e nos aproxima ainda mais da população", frisou o gestor.


(Material produzido pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco. Fotos: Wagner Ramos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA