PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

HOSPITAL DE LAJEDO ATENDE COM NÚMEROS DE REGIONAL BENEFICIANDO DIVERSOS MUNICÍPIOS

Em Lajedo, o Hospital Municipal Maria da Penha tem atendido como se fosse uma unidade regional. Com a crise na saúde pública, várias cidades estão enfrentando sérias dificuldades, o que implica na falta de médicos plantonistas nos hospitais de diversos municípios do Agreste Meridional.

Diante deste cenário relatado, a saída para algumas cidades que estão nessa situação é recorrer ao Hospital Maria da Penha, em Lajedo, cidade que desponta como a que tem ofertado o melhor serviço de saúde à população atualmente.

Com uma média, em 2015, de 299 atendimentos por dia, o que dá 8.970 atendimentos por mês, Lajedo fechou o primeiro mês deste ano com números ainda mais expressivos.

Só em janeiro o hospital de Lajedo atendeu 12.170 pacientes, cerca de 40% a mais do que a média do ano passado, a maioria com suspeita de terem contraído o vírus da dengue, zika ou chikungunya. 

Para se ter uma ideia deste quadro, dados levantados junto ao hospital lajedense comprovam que o atendimento às cidades vizinhas tem sido o maior responsável pela elevação nesses números.

Atualmente, cerca de 35% dos pacientes são egressos de outros municípios. Jupi, Jucati, Calçado, Ibirajuba, Cachoeirinha, São Bento do Una, Jurema , São João , Caetés, Paranatama, Águas Belas,  Terezinha e até Garanhuns,  são algumas das cidades que já tiveram pacientes atendidos na cidade em 2016.

Este fato tem causado uma sobrecarga para o hospital municipal, atuando como se fosse regional. Os medicamentos,  que dariam para o consumo interno por cerca de 40 dias têm se esgotado em apenas 10, ocasionando um grande prejuízo ao município,  que precisa repor o déficit com recursos próprios, cada vez mais escassos em razão da crise financeira e dos frequentes cortes no repasse do FPM.

Para conseguir atender toda a demanda de Lajedo e das cidades vizinhas, o município conta com o apoio de 29 médicos que atuam entre o Hospital Municipal Maria da Penha e os oito postos de saúde da cidade.

Na unidade de saúde de Lajedo, de dois a três médicos atendem diariamente em regime de plantão e ambulatório.

2 comentários:

  1. Devido ao comentário realizado no texto afirmando que pacientes egressos de outras cidades circunvizinhas de Lajedo tem se deslocado para a mesma para atendimento hospitalar, gostaria de expor minha opinião em relação ao município de Caetés pois o mesmo tem de forma muito responsável administrado a saúde da população com respeito não permitindo que material hospitalar e médicos plantonistas falte em nosso município, sou cidadã caeteense e quero aqui aproveitar para agradecer a gestão Municipal pelo o respeito e dignidade com que tem tratado a saúde de nossa cidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Devido ao comentário realizado no texto afirmando que pacientes egressos de outras cidades circunvizinhas de Lajedo tem se deslocado para a mesma para atendimento hospitalar, gostaria de expor minha opinião em relação ao município de Caetés pois o mesmo tem de forma muito responsável administrado a saúde da população com respeito não permitindo que material hospitalar e médicos plantonistas falte em nosso município, sou cidadã caeteense e quero aqui aproveitar para agradecer a gestão Municipal pelo o respeito e dignidade com que tem tratado a saúde de nossa cidade!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA