PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CHUVA DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO NA CIDADE



Logo cedo divulgamos os estragos causados pelas chuvas no Conjunto Residencial Manoel Camelo. Na parte da tarde a Secretaria de Comunicação do Município divulgou um texto informando sobre mais danos causados na cidade pelas trovoadas de janeiro e fevereiro. Nas imediações da Rua São Francisco, já próximo do centro uma rua que foi asfaltada há pouco tempo pela Prefeitura voltou a apresentar os mesmos problemas de quando era pavimentada com calçamento: o piso afundou quase que totalmente e um novo serviço terá de ser feito.

Confira a matéria da SECOM, assinada pelo jornalista Cloves Teodorico:

Com a intensificação das chuvas durante o verão, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) tem reforçado os trabalhos de avaliação de danos e fiscalização de áreas de risco em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Os dados da Compdec, divulgados nesta terça-feira (16), mostram que nos últimos 45 dias mais de 40 imóveis foram alagados, 14 coberturas danificadas com a ação do vento e 12 árvores caíram – ontem (15), um pé de jambo foi ao chão no Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis.

A quantidade de relâmpagos vista nessa segunda-feira, na cidade, assustou os moradores. Mas de acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, a ocorrência do fenômeno é comum durante a estação mais quente do ano e tem explicação, ainda, na passagem do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCANs). “Esse sistema forma nuvens do tipo convectivas. Quanto mais instável e maior for a nuvem, maior a quantidade de descargas elétricas”, explica.

O relatório da Defesa Civil revela que as ocorrências mais comuns neste período são: queda de barreiras, alagamentos, desabamento parcial de cobertura, queda de árvores, aumento de erosões e deterioração de ruas e sistemas de esgotos. No município, durante todo o mês de janeiro choveu 127,9mm. Nesses primeiros 15 dias de fevereiro, já foram contabilizados 41,40mm, segundo a Apac. Nenhum dano humano foi registrado.

O coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, pontua cuidados que as pessoas devem ter durante o período de chuvas fortes. “Se o nível da água subir e estiver em local aberto, o correto é procurar abrigo longe de árvores. No trânsito o cuidado deve ser redobrado. Não se pode parar o veículo perto de árvores ou postes, além de dirigir em menor velocidade”, completa.

A previsão do tempo diz que o vórtice se deslocou e não estará atuando sobre Pernambuco nos próximos dois dias. O alerta é para a quinta-feira (18), dia que pode voltar a chover – com chances de ventos de menor intensidade.

Casos de emergência – Os moradores que observarem rachaduras na residência ou outros tipos de indícios que levem a algum tipo de desastre, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, a Secretaria de Serviços Públicos – pelo telefone (87) 3762.7069 – ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA