PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CHIKUNGUNYA MATA DONO DE RESTAURANTE FAMOSO

O "Buraco da Gia", que fica em Goiana (Zona da Mata Norte de Pernambuco), é um dos restaurantes mais interessantes do Estado e do Brasil. Por lá já passaram muitos famosos, artistas, governadores e até um presidente da República. O estabelecimento comercial acaba de perder o seu proprietário, chamado de "Luiz da Gia", que estava com 91 anos de idade e foi vítima da doença que aflige o brasileiro no momento: a chijungunya.

Reproduzimos abaixo texto do jornalista Magno Martins sobre a morte de Luiz do "Buraco da Gia", que era considerado uma celebridade em Pernambuco e no país:

A chikungunya tirou a vida de uma celebridade da culinária nordestina, seu “Luiz da Gia”, 91 anos, dono do famoso restaurante Buraco da Gia, em Goiana. A notícia me chegou ontem tarde da noite quando já dormia o sonho dos justos por vários leitores numa mensagem eletrônica. Sou frequentador do restaurante há muitos anos. Sempre que podia, ia matar a saudade dos caranguejos e das iguarias do mar de “seu” Luiz.

Que era, aliás, uma figura fenomenal. Alegre, bem-humorado, divertido e irreverente. Bom contador de causos e de histórias de políticos e gente famosa. Autoridades, políticos famosos, artistas nacionais, enfim, muitas estrelas já passaram por ali para degustar caranguejo, peixada e outros quitutes.

São mais de 50 anos de tradição. Com capacidade para 100 pessoas no salão, que é decorado com uma galeria de fotos de famosos que já passaram pelo lugar, o Buraco da Gia surgiu em 1956 e ganhou esse nome devido a uma cacimba (poço artesanal) que seu Luiz comprou, na qual morava uma Gia (perereca, como é conhecida pelo sul do país).

Quando percebia que o freguês estava visitando à sua casa pela primeira vez, seu Luiz fazia questão de brincar com o que mais gostava para divertir a clientela: o próprio caranguejo. Ele tinha prazer em demonstrar como cuidava e adestrava esses animais, pois acreditava que, assim, sua história seria passada adiante, como será agora.

E por isso não cobrava nada. Era um apaixonado pela cidade. “Essa Goiana é meu sonho, essa Goiana é o meu lugar. Na minha biografia que já escrevi, eu só saio do Buraco da Gia para o buraco do cemitério. Eu quero meu corpo em Goiana, não o quero lá fora não”, disse, certa vez, numa entrevista.

Ele era também adestrador e domador de goiamuns, que os apelidava de “caranguejos garçons”. Com suas imensas patas, os caranguejos de seu Luiz espantam e encantam. Adestrados durante um ano, eles podem segurar um copo ou quebrá-lo, puxar carrinhos com quatro cervejas e abrir garrafas, tudo ao comando do mestre.

"Eu já amansei passarinho e caranguejo e, até agora, só achei uma coisa difícil de amansar: a mulher. Eita bichinho difícil!", brincava ele. Com isso, seu Luiz conseguiu fama pelo Brasil. Participou de vários programas de televisão, entre os quais na Record, SBT e Globo. Até no New York Times já foi notícia por duas vezes.

Nomes como Juscelino Kubistcheck, Gilberto Freyre, Assis Chateaubriand, Chacrinha e Jarbas Vasconcelos já participaram do Show do Caranguejo, onde seu Luiz ordena seus "guaiamuns com cérebro" a segurarem o copo enquanto o cliente bebe cerveja ou refrigerante.

O dono do Buraco da Gia foi declarado embaixador da sua cidade. Ir a Goiana e não conhecer o restaurante Buraco da Gia pode ser considerada uma heresia semelhante à cometida por Zé do Carmo ao criar seus anjos sertanejos.

NOTA - O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou agora há pouco a seguinte nota a respeito da morte de Luiz Morais, proprietário do restaurante de Goiana:

“Venho prestar a minha solidariedade aos familiares de Seu Luiz Morais, mais conhecido como “Luiz da Gia”, de um dos mais tradicionais restaurantes de Pernambuco, o Buraco da Gia. As tiradas irreverentes de Seu Luiz já entraram para a nossa história popular. São figuras como ele que enriqueceram e enriquecem a cultura do nosso Estado, com criatividade, simpatia e muito bom humor”.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco

Um comentário:

  1. Pois é, o Brasil está entregue às doenças!
    Como se não bastasse os males transmitidos pelo Aedes, temos notícias do ressurgimento da sífilis, por falta da penicilina específica nos postos de saúde, e até do recrusdecimento dos casos de hanseníase, também por falta de medicação.
    Que Deus nos proteja!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA