PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PERTO DO CORAÇÃO É UM ATO DE AMOR

Magno Martins é um jornalista conhecido e bem sucedido, pelo seu trabalho em jornais, em rádio e principalmente no blog, um dos mais lidos em Pernambuco e no País. “Escravo da notícia”, como costuma dizer, ele também escravizou milhões de pernambucanos que diariamente procuram se informar através do seu texto objetivo, espalhado pelo mundo pela força da internet.

O Blog do Magno se transformou numa verdadeira Empresa, obrigou o jornalista a formar uma equipe, de modo que ele possa competir com os principais veículos de comunicação do Estado, como o Sistema Jornal do Commercio, o velho Diario de Pernambuco, as rádios da capital e interior e a poderosa Globo Nordeste.

Magno, independente de ideologias ou preferências políticas, de seu estilo impetuoso e de suas bordoadas em prefeitos, vereadores, deputados, governadores e presidentes da República - que devem ter atraído alguns desafetos - é um vencedor.

É o cara que veio de um município de porte médio do Sertão de Pernambuco e apesar da baixa estatura se tornou um gigante na capital. É temido, respeitado e vive exclusivamente do jornalismo e do seu tino empresarial.

Mas por trás do Magno Martins repórter, “escravo da notícia”, se esconde um homem com alma de poeta, um escritor de talento e sensibilidade, um bom cronista, com  os olhos voltados para as pessoas, as terras do Pajeú, o amor, a natureza, a saudade e a família.

Para conhecer esse Magno mais sensível, amoroso, é preciso ler “Perto do Coração”, o livro de crônicas que ele lançou este ano nas principais cidades de Pernambuco e também na nossa querida Caetés, ex-distrito de Garanhuns, hoje bem cuidada pelo prefeito Armando Duarte.

Ao deixar um pouco o lado de jornalista e assumir mais a face de cronista e escritor, o conhecido blogueiro como que carrega uma valise cheia de livros de autores indispensáveis no Brasil e em qualquer outro país: Rubem Alves, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Maciel Melo, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros poetas e autores que descreveram também os sentimentos humanos e cantaram o Sertão.

Magno faz questão de se repetir contando histórias de Gastão Cerquinha, atualmente com mais de 90 anos de idade.  Fica claro que o jornalista herdou o gosto pela arte de escrever com seu “velho pai”, autor de três volumes contando a história de Afogados da Ingazeira, a cidade mais importante do Sertão do Pajeú.

O repórter na pele do cronista demonstra também o seu amor pela mãe, Margarida, uma mulher de personalidade forte, que partiu não faz muito tempo, quando tinha 87 anos de idade. Magno lembra-se dela com uma saudade que machuca e dói, mas ela continua viva em suas lembranças e nas páginas do poético “Perto do Coração”.

Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Triunfo, Tabira e outras cidades do Pajeú estão presentes no livro de Magno Martins da mesma maneira que os personagens marcantes do Sertão pernambucano, como o bispo Dom Francisco Austregésilo, a cantora Maria da Paz e até os doidos dos municípios do Pajeú.

Mesmo impregnado pelo Sertão, porém, o escritor dedicou uma crônica a Garanhuns, registrando que Dona Margarida morou parte da infância e da adolescência na Suíça Pernambucana, “vinda com seus pais, tangidos pela seca”.

Enfim “Perto Coração” humaniza o jornalista, o faz ficar bem próximo da gente, principalmente quando lembra fatos que qualquer pessoa do interior viveu: a luz de motor, a conversa na calçada, o amor proibido (como o dele e Aline), o dia de feira na cidadezinha, acordar com a passarada e ouvir Silvinho ou Nélson Gonçalves no rádio ou serviço de som.

Pode parecer provinciano ou antigo, ler crônicas em que o autor cita tanto os pais, os irmãos, registra o nascimento de um filho, lembra de outros “rebentos”, que estão distantes... Acho, no entanto, que Magno ao se revelar tão família fez muito bem.

Revela realmente quem ele é. Um homem que gosta de viver, que valoriza as coisas simples e que não tem nada do “Maligno” criado em tom de brincadeira pelo ex-governador Eduardo Campos ao se referir ao colunista político.

Rubens Alves, um dos autores mais citados por Magno no seu livro, disse que escrever e ler são formas de fazer amor.

Foi assim que entendi “Perto do Coração”.

Magno Martins escreveu suas crônicas e as reuniu no seu belo livro como um ato de amor. Depois deu de presente ao povo sertanejo, ao povo pernambucano, ao povo brasileiro. Que às vezes precisa se distanciar um pouquinho da política, da crise econômica, dos problemas do dia a dia e viver o amor, estar "mais perto do coração".

Outro ensinamento do livro está numa frase de Gastão Cerquinha, o pai do jornalista: “O que a vida quer da gente é coragem”.


“Perto do Coração” também é um livro em que o autor teve a ousadia e a coragem de se mostrar romântico, poético, apaixonado pela natureza e preso às suas raízes, além de se revelar um homem de fé, que lê e cita a Bíblia, convencido de que tudo vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA