PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LAJEDO TEM PROJETO PIONEIRO DE INCENTIVO À LEITURA COM BIBLIOTECA ITINERANTE

Na última quarta-feira (18), a Biblioteca Itinerante de Lajedo esteve durante toda a manhã na Praça Cecília Vilaça no bairro do Socorro.

Esse projeto pioneiro de intervenção de leitura já percorreu 11 localidades do município, levando um acervo que ultrapassa o número de dois mil livros infantis, juvenis, sonoros, clássicos da literatura e lúdicos.

Levar os livros às pessoas que não têm acesso à biblioteca, resgatar as práticas da contação de histórias através desse projeto de intervenção de leitura é uma experiência que Lajedo encabeça em toda região do Agreste Meridional.

A Biblioteca Itinerante já despertou o interesse de órgãos como o SESC e outras prefeituras que não possuem um projeto dessa grandeza. Uma das cidades interessadas em levar à frente proposta semelhante a de Lajedo é Belo Jardim.

A leitura leva à socialização da criança, à integração com os livros, professores, família e colegas. "Atualmente as crianças estão muitos ligadas ao mundo digital e deixam de vivenciar momentos de interação, o que tem grande relevância para o seu desenvolvimento. O resgate da prática de contação de histórias favorece a socialização por dispor de diversas técnicas que despertam a curiosidade da criança e estimulam a sua imaginação", defende a professora e pedagoga em formação Walkécya Oliveira.

A perspectiva da diversidade de livros que a Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal da Educação traz a possibilidade de não só crianças participarem da leitura compartilhada, mas também adolescentes, jovens, adultos e até idosos, como hoje na Praça Cecília Vilaça.

Segundo a professora Patrícia, uma das responsáveis pela contação de história, "ler é bom e a experiência traz resultados inestimáveis. Aqui não tem desculpa. Quem não souber ler, ouve, pois nós lemos para todos", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA