PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AS INQUIETAÇÕES DO PRÍNCIPE E IMPERADOR

O Imperador, também chamado pelos Áulicos de Príncipe, provocou a Audiência na Sala de Justiça, na cidade sede da Província.

Como tudo que faz sua Excelência, a atitude majestosa foi imediatamente notícia nos neo rádios, virtuais emissoras de TV e jornais à antiga. As teletelas também se encarregaram de espalhar a informação por todas as unidades da Província.

O Imperador não esperava reação do reles professor, nem tampouco que acontecessem manifestações de solidariedade ao transgressor.

Mas aconteceram e irritaram profundamente o Príncipe.

Irresponsavelmente alguns intelectuais e blogs sujos querem transformar o reles professor em vítima e contestar o gesto correto e justo de sua majestade. Deviam lembrar da máxima de que “O Príncipe é infalível”.

Daí que Vossa Majestade não se preocupou em comparecer a Audiência marcada na Sala de Justiça, encarregando dois dos melhores rábulas da Província – pagos a peso de ouro – para representá-lo.

Ora, o Imperador não ia se nivelar a um pobre professor. Um sonhador sem dinheiro e sem prestígio na Alta Sociedade. Tinha que se preservar e deixar a humilhação para o rebelde, o insubmisso.

Não se pode dar trela aos frustrados que não se banqueteiam nas mesas do poder.

Imagine a petulância do reles professor: insinuar através de artigos publicados em jornais e blogs que o Príncipe obteve vantagens através do superfaturamento nas obras de construção da Arena da Província.

Imperdoáveis essas ilações.

O imperador não foi, tem mais o que fazer. 

É melhor deixar o professor falando sozinho para que isso não se transforme numa bola de neve.

Pela cabeça do Príncipe ainda passou, por um momento, que seus Áulicos o aconselharam mal nessa questão. O reles professor pode estar parecendo maior do que Sua Excelência, nessa discussão.


Já teve até quem tenha dito que o Imperador deu um tiro no pé.

O Príncipe ficou inquieto, por instantes e desabafou até com a esposa, no sagrado recanto do Lar.


Está temeroso de que o caso vá prejudicar o Partido dos Justos nas próximas eleições.

Não teve um outro Príncipe, aqui mesmo na Capital da Província, que foi preterido pelo populacho, simplesmente porque deu uma banana para baderneiros?

O povo é volúvel, ignaro, passional. Às vezes faz suas escolhas motivado apenas pela emoção, sem pensar direito no que o futuro lhe reserva.

“É melhor deixar pra lá essas coisas menores”, pensou o Imperador, consciente de que tinha de se preocupar com outras questões.

A Rainha não gostava dele, não o perdoava pelo seu posicionamento no passado. Ela estava muito desgastada, é verdade, mas ainda tem a chave do cofre.

A seca continua, a segurança pública está um caos, a educação engatinha, a saúde anda bagunçada... Todas essas questões importantes tirando o sono do Príncipe e seu Guru não estava mais presente para orientá-lo como agir.

Melhor esquecer as insinuações de superfaturamento nas obras da Arena, os artigos do professor, a audiência na Justiça. Deixar as coisas seguirem seu curso...


O imperador está convencido de que o pau sempre quebra para o lado do mais fraco, Ele tem dinheiro, poder e muitos aliados. Vai esperar pacientemente passar o turbilhão para colocar o reles professor no seu devido lugar. 

(O texto é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma pequena coincidência -  Roberto Almeida).

*Imagem: Ilustração de "O Príncipe", de Maquiavel.

Este post foi publicado também no Blog de Magno Martins, a quem agradecemos por reproduzir o texto.

4 comentários:


  1. O JORNALISTA SÉRGIO SIQUEIRA ESCREVEU, ONTEM, UMA FRASE FORMIDÁVEL E PORQUE NÃO DIZER MAQUIAVÉLICA QUANDO AFIRMOU E MANCHETOU EM LETRAS GARRAFAIS: “TODO TUCANO ESCONDE UM PETISTA”...

    POIS BEM!!! O BRASIL É VÍTIMA DO IMPÉRIO DA POLITICALHA QUE NOS FAZ REVER OU VOLTAR A IDADE MÉDIA QUANDO O “MARQUETEIRO” MAQUIAVEL LANÇOU SEU LIVRO “O PRÍNCIPE”. POIS BEM!!! COM APOIO DO PSDB(DIREITONA SAFADA E NEFASTA) + O PT(ESQUERDA RAIVOSA E LADRONA). ESSES DOIS PARTIDOS DE VAGABUNDOS NOS TROUXE OU NOS FEZ VIAJAR AO ANO DE 1505(SÉCULO XVI) PARA O SÉCULO XXI(ANO 2015). SENÃO VEJAMOS:

    O QUE SE VIU, ONTEM, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM APOIO DO CRENTINHO CRETINO CUNHÃO, FOI A SOBERANIA DO ENGODO, DA EMPULHAÇÃO, DA MENTIRA. QUANDO DIZEM UMA COISA, ESTÃO DIZENDO OUTRA. QUANDO FAZEM UMA COISA, ESTÃO FAZENDO OUTRA. ELES ESTÃO SEMPRE UM PASSO À FRENTE, ENQUANTO O POVO NÃO CONSEGUE SEQUER FICAR COM UM PÉ ATRÁS.


    ESSA TUCANAGEM DE ONTEM FOI DEMAIS. FOI DIGNA DE UMA PALESTRA DE LULA PARA UM DESSES DITADORES AFRICANOS QUE ELE TANTO ADORA: O PSDB RESOLVEU PEDIR A CABEÇA DE SEU ATÉ ONTEM PARCEIRO DE BONS PROPÓSITOS, EDUARDO CUNHA. O TUCANATO DISSE COM TODAS AS LETRAS QUE CUNHA PRECISA RENUNCIAR AO CARGO DE PRESIDENTE DA CÂMARA, PARA "PODER DEFENDER-SE DAS ACUSAÇÕES QUE ESTÁ SOFRENDO". UM ENORME, UM IMENSO E DRAMÁTICO GESTO DE ABANDONO.


    MAS O QUE É MESMO QUE O PSDB ESTÁ FAZENDO?!?!?! NADA MAIS NEM MENOS DO QUE PONDO A FACA NO PESCOÇO DE CUNHÃO QUE ANDAVA DE NAMORO COM O PT PARA NÃO DERRUBAR A ANTA BIRUTA DESDE QUE NÃO FOSSE DERRUBADO.


    AGORA, PARA SALVAR A PELE - E ISSO SÓ SERÁ POSSÍVEL COM A ALIANÇA TUCANA - CUNHA VAI DECIDIR O QUE PRECISA DECIDIR SOBRE OS PROCESSOS DE IMPEACHMENT DA DESCOBRIDORA DA MANDIOCA. PRONTO, O QUE PARECIA UM ROMPIMENTO DEFINITIVO, É SÓ MAIS UM PULO DO GATO. E ENTÃO, NO FUNDO, NO FUNDO, NESSE IMPÉRIO DA POLITICALHA MAQUIAVÉLICA, NEM TODO TUCANO ESCONDE NO PEITO UM FANÁTICO PETISTA. SÓ OS MAIS SINCEROS...

    P.S1.: - Foi dito ontem aqui nesse blog que, O PSDB vai salvar Dilma e jogar o país no abismo...

    P.S2.: - E para acabar de lascar a tampa do tabaqueiro, O PT que criticava veementemente os partidos que defendiam o slogan: “SOMOS TODOS CUNHA”, Mudou radicalmente de opinião. Desde ontem os petralhas Optaram pelo slogan: “ESTAMOS COM CUNHA”...

    ResponderExcluir
  2. O texto é finíssimo, de fato houve uma pequena coincidência, com as inquietações do nosso Imperador, apelidado pelos Áulicos de Príncipe. O que um reles professor, pobre súdito, além de atrevido, descreve sobre o Príncipe, além de por em dúvida seus honestos afazeres. Quero a cabeça, teria dito o nobre Imperador, aconselhado pelos seus protetores, a não fazê-lo, seria considerar uma revolta na Província. Um Imperador cansado, ainda jovem, mas sem conteúdo, sem ideias, seu Guru, que já partiu, o escolheu para não trabalhar, e dessa forma e despercebidamente, passar os quatro anos do seu vergonhoso principado. E aí, o antecessor sempre lembrado, por sua vitalidade e sua "inteligência." " O Príncipe" de Maquiavel, retrata como se hoje fosse. Nicolau Maquiavel, escreveu no exílio seu livro, nos idos de 1520 ou 1530. Parabéns Roberto Almeida, pelo seu texto. É muito bom ler conteúdo, sem apelação.

    ResponderExcluir
  3. Dilma Rousseff flertou com o vexame na Câmara na noite desta quarta-feira. Só não sofreu nova humilhação porque contou com a luxuosa ajuda do quase-ex-desafeto Eduardo Cunha. O projeto do governo sobre a repatriação do dinheiro que os brasileiros esconderam da Receita Federal no exterior prevaleceu por uma diferença esquálida de 17 votos: 230 a 213 (veja aqui a íntegra da lista de votação). Essa vantagem magra só foi obtida porque vários deputados que votariam contra a proposta foram convencidos a se ausentar do plenário. Sem alarde, Eduardo Cunha conquistou a maioria das ausências.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tem gente que quer que os 500 bilhões de dólares, ficassem em paraísos fiscais, sem render nada para a Nação. É brincadeira. Deveriam ser todos presos e se o dinheiro for irregular, prisão perpétua, além de perder todos os recursos.Doa a quem doer.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA