PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE CAPOEIRAS

Repercute a carta do estudante Henrique sobre a situação da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inaugurada em Capoeiras pelo governador Paulo Câmara (PSB) em abril, e que já se apresenta cheia de problemas.

Desde que chegou o e-mail, procuramos avaliar o texto atenciosamente. E com a experiência de quase 40 anos fazendo jornalismo chegamos à conclusão de que não se tratava de uma “invenção” ou uma jogada com interesses políticos.

As fotos e os detalhes sobre o que acontece na Escola comprovam que o autor da carta é realmente aluno, pois só quem frequenta diariamente um educandário poderia estar tão por dentro das coisas.

Outro detalhe que observamos é que o estudante não pretendeu “crucificar” ou julgar ninguém, mas simplesmente teve o objetivo de reclamar de coisas que considera erradas e reivindicar seus direitos.

A denúncia atinge apenas de leve a gestora da EREM Nossa Senhora Perpétuo Socorro e mais pesadamente o governador Paulo Câmara, que segundo o aluno fez uma inauguração com um prédio “maquiado” e muitos dos equipamentos prometidos funcionaram apenas no começo.  Outros nem vieram.

A denúncia já foi objeto de quase 30 comentários, a maioria de estudantes. Esses preferem o anonimato, por medo de alguma represália na Escola ou por simples covardia mesmo.

Alguns comentários, mais pessoais, atingindo de forma dura a gestora ou seus familiares não foram publicados. Nestes casos o blog pode até divulgar, desde que o autor se identifique.

Mas a gente sente que os alunos estão sendo sinceros e apenas desejam que as coisas melhorem. Uns, inclusive, têm consciência de que a diretora não pode ser inteiramente responsabilizada pelos problemas, uma vez que o Governo do Estado vem falhando com suas obrigações.

Muitos estudantes estão fazendo cobranças à GRE do Agreste Meridional pela situação desconfortável e este órgão, que representa a Secretaria de Educação do Estado na região,  tem obrigação de se posicionar. Se não o fizer está sendo omissa e talvez até conivente com a falta de funcionários, sumiço de equipamentos, sujeira nas salas de aula e outros problemas apontados.

A diretora da Gerência Regional de Educação não tem força para sanar as dificuldades da Escola, mas não custa dar uma satisfação aos alunos e à comunidade.

O governador Paulo Câmara, claro, não se irá se posicionar sobre essa questão. Ele é político e o educandário e Capoeiras representam muito pouco para ele. Para o socialista foi interessante inaugurar a obra - projetada desde Eduardo Campos - e receber os bônus do povo de Capoeiras e do Agreste. Agora, que vem o ônus, "que esse fique nas costas dos pobres dos funcionários, incluindo aí gestora da Escola, da GRE e outros servidores da complexa máquina estadual".

Todo mundo sabe que os políticos da capital só olham o interior quando estão precisando de votos. Instalados no poder, eles distribuem suas obras a conta gotas, começam e não terminam, entregam pela metade e muitas vezes penalizam o material humano, que devia estar sempre em primeiro lugar.

O caso da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é o único em Capoeiras. Tem também a obra da PE-193, cujo asfalto também foi projetado por Eduardo Campos, os trabalhos foram feitos num trecho de quase 30 km partindo de São Bento do Una e faltando menos de 5 km o serviço foi interrompido já bem perto da zona urbana de Capoeiras.

Antônio João Dourado, diretor do DER, chegou a prometer a conclusão da obra para abril de 2015, mas a palavra do ex-prefeito de Lajedo não foi cumprida. Paulo Câmara, ao receber a prefeita Neide Reino (PSB) numa audiência, disse que o asfalto seria terminado ainda este ano. Não tenho notícia de que a estrada esteja pronta.

Sabemos que o momento é de uma grande crise nacional, com uma presidente que desde que se reelegeu não conseguiu desatar o nó do país, acuada por uma oposição visivelmente mais focada nos interesses pessoais do que nos (interesses) do povo brasileiro.

Quem é eleito, porém, deve ter competência para administrar os problemas – seja presidente, governador, prefeito, diretor de escola ou da GRE. E quando não há dinheiro – a verba não chega – não custa ser transparente e jogar aberto com a comunidade. Revelar o que está faltando, o porquê dos problemas e de que maneira todos podem lutar juntos por soluções.


Assim que as coisas poderiam ser. Mas o Brasil é o país do jeitinho e do faz de conta e por isso cidades, repartições públicas e escolas sofrem pra caramba em meio à burocracia, má vontade e incompetência da maioria dos governantes.

12 comentários:

  1. Sim, os alunos sempre tiveram medo de se manifestarem em relação a gestão da escola. Mais depois da denuncia muitos perderam o medo de falar mais preferem o anonimato pois a ignorância e a brutalidade da gestão faz com que tenhamos medo...
    E estamos sim cobrando da GRE pois a diretora também tem culpa do que acontece ali.

    ResponderExcluir
  2. Já que se tem tanta denuncias contra a referida escola...pq não enviar alguém para fiscalizar as denuncias???... Mais concerteza não terá fiscalização...sabe pq??? Eu mesmo respondo: Pq a gestora é muito politica ela sabe como agradar seus superiores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que enviar a secretária de educação estadual que lá as coisas são diferente

      Excluir
    2. o aluno que resolveu fazer essa ele teve o maio ideia brilhante pois o que ele falou esta tudo correto porem somos tratado a gritos por cordenador ele acha que e a moral da escola porem tem algumas pessoas intimas que ele costumar trata de modo diferente. tanbem posso fala sobre profesor que namora dentro das residencias da escola se ele pode todos poder.

      Excluir
  3. Não pq os comentários são anônimos que não devem ser investigados...a maioria das denuncias são veridicas...pergunte a maioria dos alunos como o filho da gestora trata as pessoas...esse rapaz não deveria trabalhar com pessoas...acho que nem com animais...

    ResponderExcluir
  4. Essa história que a gestora coloca dinheiro do seu próprio bolso, só acredita quem acredita em papai noel...

    ResponderExcluir
  5. A gestora já deveria está aposentada...Pq será que ela não quer larga o osso??? Será que é amor a escola??? Tenho minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
  6. Os alunos estão de parabéns, Se essa denúncia estivesse ocorrido algum tempo atrás, esses alunos não estaria passando por dificuldades como estão atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Só temos a Parabenizar todos esses Alunos pela coragem e democratização. Sim pois n deixa de ser uma democratização. Os alunos são quem ergue essa escola, uma pena que a gestao n sabe colocar isso em suas mentes parece Eduardo Cunha sabe que esta errado pode ser preso mais nao sai kkkkk...
    Rosana pra mim uma pessoa nota mil. Por ums anos, otima gestora, porem seu tempo de reinado tem que chegar ao fim passou... a escola esta indo de mal a pior minha gente. É triste a situação dessa escola tao importante para o berço de Capoeirense.
    Colocar a familia quase toda para trabalhar na escola esposo, filhos, noras, e ate enteados..... ? Uma vergonha que n tem tamanha. Por favor como colocar culpa em Crise?? Não né isso Absurdo....
    As pessoas tem que entender que n dar mais para essa escola essa GESTORA que ate com professores discute.
    Alunos tem que ir para O Ministerio Publico e pedir que faça uma busca detalhada nessa Gestão.. Pois tenho certeza que Algo de errado encontrarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente a a escola é lugar para os alunos aprender seus ofícios e não aprender a limpar uma escola isso totalmente errado, não desmerecendo os profissionais da limpeza. quero dizer que isso é tanto culpa da gestora como do governador Paulo câmera. Uma vergonha para esse estado...... Maquiaram sim a Escola e quando o professor Erivaldo foi a Rádio local, para informar as pessoas que estava errado a gestora estava negando. esse pais n muda mesmo viu...
      Fico triste por nossos Pais e Mães que tão foram enganadas pela gestão como agente ou seja toda sociedade.
      Vao toda a sociedade e entre na escola sala por sala vocês verão que são os alunos que limpa as salas. Absurdo muito Absurdo
      Obrigado a todos.
      Me Chamo: Eduardo

      Excluir
  8. Eu aposto que os mesmos alunos que estão ai falando essas coisas, são os que menos contribuem para melhora-las. Tipo, não que algumas dessas coisas não estejam certas, como: A Merenda que não é nem um pouco agradável de se consumir (Não sei se é porque o pessoal não sabe temperar, ou se eu que sou fresco mesmo), as salas realmente não estão limpas quando chegamos e realmente não temos equipamentos essenciais como a internet ( se é que internet é um equipamento), porem, os mesmos alunos que fazem essas denúncias, são os mesmos que sujam a sala e se recusam a limpar "porque o aluno da noite sujou antes, não tenho o porquê de limpar isso, não é meu trabalho"; são os mesmos que atrapalham as aulas de professores como Zézinho, um dos melhores professores da escola, vive sendo ignorado pelos alunos, é mt dificil ver alguem prestando atenção nas aulas deles; São os mesmos que atrapalham aulas com conversas isoladas( não que eu não faça isso tambem); São os mesmos que colocam outros alunos para baixo em prol de si mesmo; Resumindo: São alunos hipócritas, sei que vou ser apedrejado por 99% desse pessoal que acha que escolher publicar "anonimo" vai impedir alguem de saber quem eles realmente são. Ahhh e sobre Renato, não posso afirmar com certeza o que foi falado aki, não precisei me comunicar muito com ele ( umas 2 vezes apenas eu acho) da 1º vez ele realmente foi rude, porém da 2º me tratou com beeeem mais respeito, não sei se isso é da natureza dele, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO, PRA FALAR A VERDADE VC DEVE ESTAR MUITO BEM ONDE ESTAR ESTUDANDO PARABÉNS. OPIAO CADA UM TEM A SUA VC VER DE UM JEITO OUTROS VER TOTALMENTE DIFERENTE. EU MESMO NAO TENHO MEDO DE SE ENDENTIFICAR ME CHAMO ANTONIO SILVESTRE DE VASCONCELOS. SOU TIO DE ALUNO. VC SIM RAPAZ ESTA SENDO HIPOCRITA ISSO QUE ESTAR A FASER COM SEUS COLEGAS TA ERRADO VC TEM É QUE APOIAR AS PESSOAS CERTAS. E PARABÉNS POR NAUM TER MOTIVOS PRA RECLAMAR SERIO MESMO VIU..

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA