PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A PIADA DO PORTUGUÊS NO BRASIL

 Por Júnior Almeida
Manoel é um português recém-chegado no Brasil, mas precisamente em São Paulo, e com o objetivo de se familiarizar com as coisas da terrinha, antes de sair do apartamento em que mora, começa a ver televisão.

Ele fica muito confuso com tudo que vê. O português assiste diuturnamente acusações e mais acusações contra a presidente do país e seu antecessor. De cara ele vai perceber que essa mulher não presta, pois até terrorista já foi. E o outro? Esse é que é ruim. Um nordestino (argh!) sem diploma, cachaceiro e ainda por cima analfabeto. Ou quase. Na capital bandeirante todos parecem odiar essa corja que está no comando do país. Mas Manoel que de “mané” não tem nada, não é tão bobo como os gajos das nossas piadas, e resolve se inteirar mais um pouco. Fica confuso de como um povo tão ruim pode ter vencido quatro eleições consecutivas. Deve ter sido no roubo, pensa ele. Pela internet, sem dificuldade nenhuma encontra outras versões do que a mídia tradicional diz. Ele vê que agora muita gente que antes não tinha acesso à faculdade, viagens e vários bens de consumo, agora pode ter tudo isso.  Viu até um negro, filho de uma catadora de sucata que se formou em medicina. E se pergunta: “Isso não é bom?” O gajo achava que sim, mas pelos protestos que viu na mídia, isso é uma coisa muito ruim. Pior do que isso só um monte de comunistas vindos de Cuba para tomar os empregos dos médicos brasileiros, sempre tão dedicados a sua profissão, sempre por amor e vocação, nunca por dinheiro. Eles querem tomar o poder e instalar aqui o sistema de Fidel. Coitadas das criancinhas. Vão ser comidas por essa gente. 

Pela janela do seu apartamento Manoel viu pessoas nas ruas, numa manhã de domingo, com suas caras de bravas e vestindo a camisa da seleção. A princípio ele pensou que tinha jogo, afinal o Brasil é o país do futebol, mas depois ele entendeu que vestir aquela camisa representava ser honesto e não tolerar qualquer tipo de desvio de conduta, pois a entidade do futebol nacional representa tudo que há de mais decente no país. A CBF é um símbolo de honestidade. Contra ela não existe uma mácula sequer, pensava ele. O portuga desceu de seu apartamento e foi ver de perto a manifestação. Era uma alegria só. Parecia carnaval. Pessoas bonitas tirando fotos com policiais pareciam desmentir a lenda que a PM é truculenta, que já chegava batendo, quando não atirando. Manoel ainda pensou: “Na periferia será assim também a conduta desses militares?

Melhor deixar pra lá. “Eles devem ser amáveis em todo lugar”, imaginou. No meio da passeata  observou um movimento diferente, com vários fotógrafos disputando espaço. Curioso, Manoel foi ver do que se tratava. Era uma bela loira apenas de calcinha fio dental e de peitos de fora. As aréolas dos seios da moça tinham pintadas duas bandeira do Brasil em sinal de protesto contra a corrupção, soube disso por um rapaz ao seu lado. Mais na frente outros se acotovelavam para tirar foto com um jovem oriental. Quis saber quem era ele, pensando em se tratar de uma artista. Uma moça esclareceu que aquele lá protestava mostrando a bunda. Manoel achou interessante a maneira de protestar dos brasileiros, tirando a roupa. 

Com mais alguns dias em nosso país, o clima político parecia não esfriar, mas o gajo já não tinha tanta certeza de que ouvia das pessoas a situação real. Quem falava usava uma linguagem padrão, pessoas quase robotizadas. Era comum ouvir de alguns as mesmas palavras que tinha assistido no jornal na noite anterior. Agora esses dias o português soube pela imprensa que mais uma vez tentariam tirar a presidente do poder. Seriam quase 30 pedidos com esse.

Levando em conta que a mulher ganhou a eleição há um ano, dá mais de dois pedidos por mês.

Manoel andava meio desligado, estava trabalhando muito. Resolveu se aprofundar em saber quem eram os justiceiros que queriam o lugar da presidente, que eles achavam tão desonesta. Pesquisou e viu que o cabeça é o cara que perdeu a eleição, um tal de Aécio Neves. Digitou seu nome no Google e lá pode ver seu nome ligado a uma empresa de nome Furnas, a uns amigos donos de aeronave com cocaína e a um tal aeroporto em terras de seu tio, feito com dinheiro do povo. Procurou mais e achou Agripino Maia. Viu que esse era e é acusado de receber propina pela construção da Arena das Dunas, em Natal. Procurou mais outros nomes das pessoas que viu numa foto em que todos tinham pose de super herói, e viu que todos são acusados de algum desvio.


O seu líder é comprovadamente corrupto, tem contas bancárias fora do país para guardar dinheiro de desvios. Ele e vários laranjas seus. Procura mais por condenações de Lula e Dilma e não acha nada, só falatórios. Olha novamente a foto dos que querem cassar a presidente, imagina quantos anos de condenação se aqueles corruptos fossem condenados e não se contém: solta a maior gargalhada da sua vida e diz em voz alta: “E depois os brasileiros fazem piadas de nós...”

9 comentários:

  1. ..........Procura mais por condenações de Lula e Dilma e não acha nada, só falatórios... PARECE PIADA DE BRASILEIRO EM PORTUGAL. DAÍ, NÓS BRASILEIROS SOLTAMOS A MAIOR GARGALHADA DA NOSSA VIDA E DIZEMOS EM VOZ ALTA: "E depois os portugueses fazem piadas de nós...".

    P.S.: - Quando se diz tamanha amenidade ou afago ou até mesmo conversa pra boi dormir como esta: ..........Procura mais por condenações de Lula e Dilma e não acha nada, só falatórios... Deduzimos que, tal mentirinha Não é piada de português para brasileiro, mas sim piada de brasileiro para brasileiro...






    ResponderExcluir
  2. É a puríssima verdade, a canalhada podre que roubava esse País a séculos, perdeu as quatro últimas eleições e perderam os trilhões de reais já distribuídos antes das eleições, para os afilhados ladrões. Hoje a justiça, tirando esse Juiz Moro que só condena aqueles que tiraram os 32 milhões de pessoas da miséria absoluta, colocaram eles na faculdade, sentados ao lado dos filhinhos de papai, ganharam uma casinha, porque viviam em palafitas e um dinheirinho para ter sua comidinha e para sua família. Esse tal de Moro detesta pobre e aqueles que os protegem. Porém assim mesmo, com Moro e os holofotes da sonegadora globo, temos fé que alguns homens de bem, que respeitam os pobres e os negros, sendo da Justiça, façam Justiça. Coloquem Aécio, Eduardo Cunha, e uma corja de bandidos na prisão que é a casinha deles, corruptos."E depois os brasileiros fazem piadas de nós..."

    ResponderExcluir
  3. SEI QUE HÁ PETISTAS MAIS CEGOS QUE O EDMAR, COMO AQUELES QUE FORAM ÀS RUAS PARA TENTAR IMPEDIR A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFÔNICA, ALEGANDO QUE SE TRATAVA DE UMA TRAIÇÃO AO POVO BRASILEIRO. TÁ LIGADO?!?!?! POIS BEM, A PRIVATIZAÇÃO FOI FEITA E, GRAÇAS A ELA, TANTO O PICOLEZEIRO OU O PIPOQUEIRO QUE ESTACIONA SEU CARRINHO EM FRENTE OU NA CALÇADA DE FERREIRA COSTA TEM HOJE O SEU ÓTIMO INSTRUMENTO DE TRABALHO QUE SE CHAMA: TELEFONE CELULAR... MAS, QUANDO ALGUÉM FALA DISSO, OS COITEIROS, LACAIOS E PUXA-SACOS DOS PETRALHAS MUDA DE ASSUNTO.

    E MAIS UMA NESGUINHA: DE UM MODO GERAL, OS COITEIROS, OS LACAIOS, OS PUXA-SACOS PETRALHAS, QUASE SEMPRE, ACONTEÇA O QUE ACONTECER, NÃO DÁ O BRAÇO A TORCER. E, ÀS VEZES, CHEGA AO PONTO DE DEFENDER ATITUDES INDEFENSÁVEIS, MAS QUE, POR TEREM SIDO TOMADAS PELO ESPÍRITO MALIGNO DO SEBOSO DE CAETÉS, O SUJEITO SE SENTE NA OBRIGAÇÃO DE JUSTIFICAR. POR EXEMPLO, QUANDO LULA ABRAÇOU PAULO MALUF, QUANDO SE ALIOU AO BISPO EDIR MACEDO, FAZENDO DO BISPO CRIVELA MINISTRO DO SEU GOVERNO E QUANDO VIAJA À CUSTAS DA ODEBRECHT, ESSES CAGÕES ACHAM QUE ISSO NÃO É NADA DEMAIS...

    P.S1.: - Tratar petralhas, só se for na porrada e na bomba caseira!!!

    P.S2.: - A propósito, Edmar!!! Você se considera: um petista ou um petralha?!?!?!

    ResponderExcluir
  4. P.S3.: - Por um lapso meu o PS3 não seguiu. E por falar nessa balela do bolsa esmola que é considerado o maior programa de compra de voto do mundo, 32 milhões do mundiçal remelento nordestinos juntamente com os bunda moles do vale do Jequitinhonha, votaram em peso na vovó estelionatária(concordo que seria pior se o voto fosse para o playboy das alterosas). O que a barriga não faz, hein!!! Em se tratando de petralhas, comunalhas e outra tralhas, isso não é novidade. Até porque, o PT é uma franquia cubana especializada em montar e manter senzalas, casas de taipas e palafitas para esses paus mandados e analfabéticos políticos e funcionais do famigerado bolsa esmola se contentarem... Ô POVINHO PRA SE CONTENTAR COM POUCO!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci o Sr. Edmar Dias lá no hotel de Givaldo Calado e achei e acho ainda um cidadão muito educado. Mais analisando o samba do criolo doido que ele escreveu lá em cima. Eu acho que o Sr. Edmar Dias estava em estado febril. Só podia está com febre quando defendeu tudo isso que o seu partido faz, prende, manda e arrebenta. Eu acho se ele colocasse o termômetro de baixo do braço ele explodia. Com todo respeito, mais as vezes é muito melhor ficar calado. Fazer como eu apenas ler e tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde.
    Gostaria de fazer uma denuncia em relação a compesa, pois aqui em capoeiras a compesa tem colocado agua em todas as ruas, menos na rua da compesa, estamos a mais de um mes sem agua na rua.
    E quando a pessoa vai falar eles so falam que vão botar e nada!

    ResponderExcluir
  7. P.S4.: - Hoje eu estou impossível. Fui tomar uma para abrir apetite e almoçar. Aí, dei cabo da latinha toda... Por falar nessa suruba ideológica que é o bolsa esmola que eles se arvoram em dizer que mataram a fome, através da esmola, de milhões de “DESBUNDADOS”, no momento eles estão no mato sem cachorro e parece que está faltando grana para manter esse curral. Pois, ora vos digo: Vai demorar ainda, mas eles vão ter que dar a cara à tapa e reconhecer o caráter eleitoreiro sem limites de um GRANDE PROGRAMA, porém, mal usado...



    P.S5.: - A bandidagem está numa sinuca de bico: Depois de cortes nos falsos pilares da campanha quando a Anta Biruta praticou aquele estelionato eleitoral; FIES; PRONATEC; Minha Casa, Minha Vida e Minha Casa Melhor; o próximo alvo dos cortes de programas, sejam divulgados e oficializados ou não, será a joia da coroa deles: o Bolsa Esmola. Que pena que vai chegar ao fim um GRANDE PROGRAMA, porém, muito, mas muito MAL usado...

    ResponderExcluir
  8. LEIA-SE: NÃO DÃO O BRAÇO A TORCER. EM VEZ DE, NÃO DÁ O BRAÇO A TORCER.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Altamir, você não tem jeito...estou mais ou menos de saúde, porque às vezes nós afirmamos estar bem, e recebemos uma lembrança, de quem manda na nossa saúde. Quanto ao seu comentário, apesar de muitas vezes inteligente, outras, sinceramente complica e exagera um pouco demais, contudo, é o seu modo de escrever. Respeito, e fazer o que?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA