Aproximadamente 250 agentes comunitários de saúde de
Garanhuns estão participando de uma capacitação, que iniciou na manhã de hoje
(15). A iniciativa é uma reestruturação do sistema de informação da Atenção
Básica (AB). O objetivo da atualização é melhorar a qualidade da informação em
saúde e otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de
saúde e cidadãos, refletindo assim, no bem-estar dos garanhuenses. A
capacitação está sendo realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal,
e segue até a próxima quarta-feira (17).
Os primeiros beneficiados com essa capacitação são
os garanhuenses, que serão melhor assistidos pelos profissionais, que
poderão acompanhar o histórico de atendimentos de cada usuário. A partir dessa
atualização, a produção de cada profissional será melhor avaliada e será
promovida uma integração dos diversos sistemas de informação oficial existentes
na Atenção Básica, o que reduzirá a necessidade de registrar informações
similares em mais de um instrumento, o que facilita o trabalho dos
profissionais e o uso da informação para gestão e qualificação dos cuidados em
saúde.
A partir dessa nova forma de preenchimento das
fichas, pelos profissionais de saúde, os diversos serviços públicos do
município também serão beneficiados, uma vez que todos interferem na saúde da
população. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um
completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência
de doença. Então esses profissionais sendo bem orientados, as intervenções que
o município propõe para atender um público específico serão facilitadas”,
afirma a coordenadora do programa Educação em Saúde, Vanessa Alves.
O coordenador do Sistema da Atenção Básica, Evaldo
Augusto, é quem está ministrando as aulas e acredita numa significativa melhora
nos serviços que são oferecidos no município, após essa atualização aos
profissionais da saúde. “Os agentes comunitários de saúde lidam diretamente com
a população, eles conhecem e entendem as necessidades de cada área, como
saneamento básico, asfalto, iluminação, educação. Sendo capacitados para fazer
um melhor preenchimento do cadastro de cada cidadão, os problemas enfrentadas
pelos mesmos poderão chegar ao nosso conhecimento de uma forma mais eficaz, para
que busquemos sempre o bem-estar completo da nossa população”, afirma o Evaldo
Texto e fotos: Ruthe
Santana (SECOM/PMG)
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