PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OPOSIÇÃO SOLIDÁRIA AOS PROFESSORES DO ESTADO

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa vem a público solidarizar-se com os professores de Pernambuco, que nesta terça-feira (31) foram desprestigiados pelo Governo do Estado, que conseguiu aprovar o Projeto de Lei 79/2015. O projeto do Executivo Estadual atualiza o Piso Salarial da categoria para cerca de 4.060 docentes e exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste.

Com isto, não terão reajuste salarial mais de 90% dos professores da rede pública. Dos 4.060 professores que devem ter o aumento, 1.777 terão direito a 13,01% de reajuste e 2.283 poderão ser reajustados em 0,89%.

Mais de 90% dos professores – é preciso que se repita – não receberão aumento.

Para aprovar o projeto, que chegou à Casa com várias imperfeições e inclusive gera distorções no Plano de Cargos e Carreiras da categoria, o governo Paulo Câmara se valeu do “rolo compressor”, por ter maioria na Casa, desprezando assim a pauta de reivindicações e o processo de negociação que vinha mantendo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Este é um claro sinal de que o governador – que foi eleito prometendo dobrar o salário dos professores em quatro anos – não valoriza o processo de negociação com os servidores públicos do Estado, sobretudo os servidores da área de Educação.

Após esta atitude do governo, ficam algumas perguntas.

·         Será que o governador Paulo Câmara conseguirá cumprir a promessa que fez em praça pública de dobrar o salário dos professores em quatro anos, se já na primeira rodada de negociações salariais ele concede zero por cento de aumento à maioria esmagadora da categoria?

·         Se o Estado não pode dar o aumento por ter ultrapassado o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque na campanha eleitoral o atual governador – que é ex-secretário da Fazenda e tinha todas as informações sobre as finanças do Estado – prometeu aumentos salariais e contratações de servidores?

Vale destacar que o Ministério Público de Pernambuco também já está atento à luta dos professores e instaurou inquérito civil para esclarecer se o governo estadual está cumprindo integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.

Desde o início, a oposição se mostrou contrária ao projeto 79/2015 por entender que ele afronta os professores de Pernambuco. O Governo do Estado aboliu o diálogo e usou da força na Assembleia para conseguir uma vitória que, com certeza, não é dos educadores e dos alunos e, sobretudo, não é da sociedade pernambucana.

Silvio Costa Filho
Líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

5 comentários:

  1. Ele não vai cumprir nada do que prometer, porém eu acho é pouco, quem tinha um candidato como Armando Monteiro, conhecedor dos problemas do nosso Estado, só por causa de uma comoção que nada tem a ver com eleição, elege um burocrata que não conhece nem os Municipios do Estado, e com aquela arrogância, nos debates dizia que ia fazer e acontecer, deixou os que estavam em cargos comissionados, aqueles aspones, que recebem uma nota e não fazem nada, porque não sabem, não podem e nao querem. Vem fazer uma reunião aqui em Garanhuns, os prefeitos irão, eu não iria, se fosse prefeito, claro que não sou, vai prometer e não vai cumprir coisa nenhuma, primeiro porque não sabe Governar é um burocrata, segundo porque o Estado está endividado até o pescoço, conheço empresários que estão há 6 mêses sem peceber um tostão e não é muito, alguns menos de 200 mil reais.Pernambuco deu um tiro no pé, agora se aguente. Eduardo Campos era um grande líder e tinha um grande futuro, apesar de ter passado os pés pela mãos muitas vezes, mas esse que está aí dá dó e compaixão. Aqui em Garanhuns ele não ganhou e nem ganha, aqui temos um líder que trabalha, e tudo que prometeu até agora cumpriu religiosamente, é um homem de palavra, e sua palavra vale mais que um papel assinado. Ganhou aqui, Armando Monteiro, com sobra, e esse Governador não se reelege nem que a vaca tussa.

    ResponderExcluir
  2. Quem mandou votar no homem, agora aguente. É pau para comer sabão e é pau para saber que sabão não se come. Sou Armando Monteiro e Izaías Régis.

    ResponderExcluir
  3. Bem foi falado que esse cara era um grosso que não escuta a população. agora aqueles professores que foram as ruas para defender este ditador que engulam essa. Agora... professores, vão a luta! Não aceitem essa decisão desse bando de safados da Assembléia Legislativa não. Parem! Fechem as escolas e mandem os mesmos irem dá aulas no lugar de vocês! Agradeço o espaço!

    ResponderExcluir
  4. Aonde estão as coerências daqueles que são governo a nível federal e aqueles que são oposição a nível de estado?

    Não vejo saída neste momento se não houver um grande PACTO NACIONAL para salvar a economia do Brasil.

    Não votei na Dilma e não faço parte daqueles que votaram e hoje se arrependeram porque conheço todas as mazelas deste país desde quando me entendi de gente na política e olhe lá que eu somente tinha 17 anos de idade e hoje estou com 57 anos e já votei no PMDB-PSDB-PT-PFL-DEM-PR-PTB e o escambau.

    Todos nós estamos frustrados e não é somente os que votaram no Sarney, no Collor, no Fernando Henrique Cardoso, no Luiz Inácio Lula da Silva e na Dilma Vane Rousseff.

    A frustrarão minha e provavelmente da maioria do povo brasileiro é com a cara cínica dos DEPUTADOS FEDERAIS e SENADORES em parte porque vem LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA e depois de conhecido os resultados das eleições e que vem dando um GOLPE no Brasil e o resultado é que a PRESIDENTA E O PT vão pagar por não terem encarado AS REFORMAS ESTRUTURADORAS DO BRASIL e a principal delas a REFORMA POLÍTICA a mãe de todas as corrupções brabas e pesadas.

    O líder da oposição fala grosso , mas a nível federal ele é governo e as desgraças vem de Brasília quando eles , deputados federais, criaram sim os grandes aumentos e jogaram no colo da presidenta e disseram assim, vai PT , Lula e Dilma administram todas as folhas de pagamentos do BRASIL: prefeituras, governos dos estados e da federação.

    Os alertas vem de muito longe. Dr. Eduardo Campos, já dizia antes de sua partida, vamos primeiro ganhar 2013 para depois pensarmos 2014.Mas ignoraram os alertas.Agora, todos nós somos chamados a pagar as contas dos excelentíssimos senhores políticos brasileiro: prefeitos,governadores,senadores, vereadores, deputados estaduais e federais, ministros e juízes, etc.

    Num país em que Professores votam contra os Professores para ser um simples vereador e vota em semianalfabetos, não precisa dizer mais nada.Tudo por causa do dinheiro na compra dos votos . Essa gente frustada são aqueles que em sua maioria absoluta venderam e compraram o voto do povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  5. O curioso é que em campanha o agora governador prometeu duplicar o salário dos professores. Tá aí, "um homem de palavra"

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA