PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IATI DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE

A falta de chuvas e a diminuição na vazão d´água das fontes e reservatórios de onde o Município capta a água que abastece a Cidade, o bairro Bela Vista, os povoados e as localidades rurais, levaram o Prefeito de Iati, Padre Jorge, a decretar estado de Calamidade Pública naquele Município.  

“Investimos os recursos do FEM 2013 em ações de melhoria nos sistemas de captação e transporte da água dos poços até o Município. O abastecimento melhorou significativamente, inclusive a água voltou a chegar às torneiras das casas da Bela Vista, depois de anos em falta, mas agora a nossa realidade é muito difícil, já que o nível d´água nos poços vem baixando dia-a-dia. Estamos em colapso e o risco de desabastecimento total é eminente”, registra o Prefeito Padre Jorge.

Através do Decreto nº 09/2015, a Prefeitura decretou o Estado de Calamidade Pública e encaminhou o documento ao Governo Estadual, juntamente com um Formulário de Avaliação de Danos ocasionados pela prolongada estiagem, que além de trazer sofrimento à população, vem provocando a quase extinção do rebanho bovino, base da economia local.

“Esta situação deixa a população em estado de vulnerabilidade e afeta a estrutura familiar pela falta de condições mínimas de sobrevivência, por isso precisamos de ajuda emergencial dos Governos Estadual e Federal”, relata o Prefeito, que na manhã de hoje, dia 10, conversou, pessoalmente, com o Governador Paulo Câmara e com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, pedindo auxilio emergencial para o Município. “O Governador sinalizou que vai auxiliar de forma emergencial a nossa Cidade. Já o Dr. Roberto Tavares pediu celeridade no convênio entre o Município e o Estado para que possamos contar com investimentos da Compesa. Estamos confiantes, mas apreensivos, pois nosso povo precisa muito desse apoio”, registrou Padre Jorge.

É importante registrar que Iati é uma das poucas cidades do Estado que não é abastecida com água da Compesa. O Sistema de Abastecimento é gerido pela Prefeitura e a água que chega a Cidade vem de poços localizados na vizinha Saloá, sendo captada em mananciais alugados pela Prefeitura; bombeada e transportada por cerca de 20Km numa tubulação instalada pelo Governo Municipal. “Muitos poços já secaram, mas mantivemos os contratos e estamos pagando em dia, pois com a chegada das chuvas, a vazão voltará ao normal. Essa é a nossa esperança!”, finaliza o Prefeito, que estima em cerca de 80% a redução na captação d´água por conta do período de estiagem.

Um comentário:

  1. Eu passei 30 anos da minha vida estudando em Recife nas Universidades Católica de Pernambuco e da Universidade Federal Rural aprendendo um pouco a Química e a Matemática.Nas horas de folga ia ler as notícias do Jornal do Comercio e Diário de Pernambuco.

    E naquela época nos anos 80 e 90 já se falava tanto nas Transposições do Rio São Francisco, o velho Chico. Também já se falava na Transposição do Rio Tocantis que é um braço do Rio Amazonas.

    E nas páginas do Jornal do Commercio o Professor e Advogado Dr. Fernando Gonçalves já expressa assim: " o Lula será um covarde se não iniciar as Transposições do Rio Francisco". Em 2007 foi que a obra teve início mesmo enfrentando a greve de fome do Bispo Cappio contra a obras.

    A minha maior decepção com o Fernando Henrique Cardoso foi que nos anos d1994 a 2002 ele que vendeu R$ 70 bilhões do patrimônio do Povo brasileiro não teve a coragem de iniciar essa tão sonhada obra e hoje o Lula e a Dilma teriam concluído. A hidrelétrica de Xingó levou 15 anos para ser concluída no governo do José Sarney. A Maior hidrelétrica do Mundo a Binacional Itaipu entre Brasil e Paraguai levou muitos anos.

    A Adutora do Agreste que trará água para toda essa região também já deveria ter sido terminada desde que não tivesse faltado mais recursos federais e estadual também. Hoje o Agreste Meridional e adjacências sofrem mais mais as consequências de uma seca anunciada há muito tempo.

    Perguntamos, quantas barragens de grande portes foram construídas aqui no Agreste Meridional recentemente? Do meu conhecimento a do sitio Cajueiro em Garanhuns e a Barragem do Riacho Seco que está sendo construída no Município de Brejão. Duas obras deixada pelo ex-governador Dr. Eduardo Campos.

    Lagoa do Ouro e Quebrangulo em Alagoas possuem em seus territórios a maior RESERVA BIOLÓGICA DE PEDRA TALHADA com os seus mais de 4.069 hectares de fauna e flora e que foi preciso vir da SUIÇA UMA ORNITÓLOGA de nome Anita Studer para poder o IBAMA ter uma preocupação com esse pulmão nordestino e que tem mais 100 mananciais d!agua potável e que abastece mais de 16 cidades em seu entorno.

    Poucos são os prefeitos e câmaras de vereadores que se precupam em arvorizar os seus territórios plantando árvores e poucos são proprietários que fazem REFLORESTAMENTO e pensam na construção de GRANDES BARRAGENS para enfrentar as secas que são CÍCLICAS E PERIÓDICAS.

    Portanto, o dinheiro que se roubou da Petrobras, que os políticos gastam comprando o eleitorado brasileiro de 2 em 2 anos dariam para trazer uma meia dúzias de TRANSPOSIÇÃO DE RIOS PELO BRASIL afora e centenas de barragens teriam sido construídas.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA