PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS REALIZA AÇÃO DE SAÚDE BUCAL

Com objetivo de promover a saúde nas escolas e prevenir doenças bucais entre os estudantes, foi realizada esta semana em Garanhuns uma ação de saúde bucal. A iniciativa, inserida no Programa de Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria de Saúde, contemplou mais de 60 instituições municipais e estaduais, alcançando um total de mais de 18 mil estudantes, por meio de palestras e atividades práticas voltadas para a saúde bucal. A ação, que foi uma realização da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, iniciou no dia 2 de março.

As atividades foram desenvolvidas por dentistas e auxiliares de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os profissionais repassavam as orientações sobre o cuidado com a saúde bucal, por meio de palestras informativas e, até mesmo, por atividade de escovação supervisionada. Escovas de dente foram distribuídas nas instituições. Os alunos puderam receber, também, aplicação de flúor e uma avaliação bucal preliminar. Os estudantes que apresentaram necessidade de tratamento odontológico foram encaminhados para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), que abrange a área da sua residência.

A coordenadora de Saúde Bucal de Garanhuns, Hérica Moema, fala sobre a relevância social do trabalho. “Muitas das doenças bucais acontecem pela falta de informação, por isso foi bastante importante, a realização de tais atividades, de forma gratuita, nas instituições de ensino, para promover as discussões sobre esse tema, entre essas crianças e adolescentes”, afirmou. Ainda segundo a coordenadora, por meio da ação, os que necessitaram de atendimento, foram atendidos nas UBS para fazerem o tratamento adequado, e os que não precisavam, puderam prevenir.

2 comentários:

  1. JORNALISTA , ROBERTO ALMEIDA.

    Eu morei em Recife numa pensão quando tinha dois sujeitos.Um fumava feito uma caipira.O outro urinava nas garrafas e não lavava sequer o seu lençol. Um certo dia eu resolvi lavar o lençol dele e nunca vi tanta sujeira no lençol. E era estudante de Engenharia Florestal.

    O outro fumava durante à noite quando chegava do trabalho e colocava os pedaços debaixo da cama. Pense que cheiro mal repassava para os outros colegas.

    Eu trabalhei na Barreira fixa de Bom Conselho. Ao chegar no thriller encontrava pontas de cigarros debaixo da cama.Os banheiros sujos, etc.

    Eu comprava pinho sol, sabão homo e fazia a limpeza.Eu vejo muita falta de limpeza nos órgãos públicos.

    Eu estudei em Recife e visitei três Universidades .A UFRPE , UFPE E A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO. Das três Universidades somente a Católica era limpo o banheiro com papel higiênico.As outras duas a merda dava na canela. Era muito melhor se cagar no mato do que ir a um desses banheiros citados acima.

    Muitas Escolas e Colégios aqui no Agreste Meridional é uma vergonha.Os banheiros são sujos, não tem papel higiênico e os alunos(as) precisam arrancar uma folha de papel para limpar o ânus e a vagina assim que fazem suas necessidades fisiológicas.

    Aonde estão as vigilâncias sanitárias dos municípios e as Secretarias de Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde, Diretores e Secretários de Educação ? Falam tanto em dengue, cólera, doenças parasitárias e não são capazes de fazer suas tarefas de casa?

    ResponderExcluir
  2. EU FIZ UMA CRÍTICA MUITO FORTE SOBRE O BANHEIRO PÚBLICO NA PRAÇA CENTRAL DE GARANHUNS. FORAM 8 ANOS DE DR. SILVINO E 4 ANOS DE DR. BARTOLOMEU E OS BANHEIROS ERAM UMA LÁSTIMA QUE FEDIA E FAZIA VERGONHA UMA PESSOA IR AO BANHEIRO.

    O EX-PREFEITO LUIZ CARLOS MELHOROU. O ATUAL CONTINUOU.MAS O QUE OBSERVO É QUE AS PORTAS DOS BANHEIROS NÃO FECHAM TOTALMENTE TANTO EM BAIXO COMO EM CIMA E QUANDO UMA PESSOA FAZ SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS OS VIZINHOS RECEBEM O MAU CHEIRO DAS FEZES. NÃO É UMA COISA BOA E SADIA.

    AS MULHERES E OS HOMENS VEEM UNS AOS OUTROS DURANTE AS SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS . NÃO É CORRETO.VAMOS VER SE O PREFEITO IZAIAS, A VIGILÂNCIA SANITÁRIA E O SECRETÁRIO DE SAÚDE OLHAM PARA ESSAS E OUTRAS REALIDADES PEQUENAS , MAS QUE REPERCUTEM NO SEIO DA SOCIEDADE.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA