PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IVAN LINS E AMERICANA JENNIFER BATTEN PUXAM PROGRAMAÇÃO DO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL

A americana Jennifer Batten, o músico mineiro Wagner Tiso (parceiro de Milton Nascimento em muitos discos) e o cantor Ivan Lins são algumas da atrações do Garanhuns Jazz Festival, que acontece na Suíça Pernambucana no período do Carnaval. Os nomes dos artistas mais cotados para o evento foram divulgados no início da noite passada pelo prefeito Izaías Régis e o produtor Giovanni Papaléo. Além dos citados estão na relação os músicos Billy Cobham, John Macaluso, Willie Walker, Demetria Taylor, Raphael Wressnig, Tico Santa Cruz e Beto Lee.
O Garanhuns Jazz Festival, realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, é o diferencial do carnaval pernambucano e está consolidado entre os principais eventos do circuito de jazz e blues. “A cada edição o sucesso é maior. Este ano nós devemos receber turistas de todo o país, o que vai movimentar a cidade econômica e culturalmente com shows e oficinas que integram artistas locais, nacionais e internacionais”, diz o prefeito de Garanhuns (distante 232km do Recife), Izaías Régis.

De acordo com o idealizador e produtor do Festival, o baterista Giovanni Papaléo, esta edição é especial pois marca os 20 anos do seu primeiro grande evento, a Oficina de Percussão do Recife que reuniu grandes nomes da música internacional e que ganhou dez páginas da  mais conceituada revista de bateria do mundo, a americana Modern Drummer Magazine, na sua edição americana.

OS ARTISTAS - O panamenho radicado nos EUA, Billy Cobham, por exemplo, é considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos. Já tocou com estrelas do naipe de Miles Davis, John McLaughlin e Peter Gabriel. Outro mestre nas baquetas é John Macaluso, americano que vive na Itália e grande expoente do rock fusion da nova geração. Já tocou com Yngwie Malmsteen. Da cena nacional, três nomes em destaque: o jovem brasiliense André Togni, com seu free jazz que conquistou palcos de vários países; Otávio Garcia, idealizador da banda Villa-Lobos InJazz, que mescla o erudito e popular com muito balanço; e o alagoano Carlos Bala, com longa carreira que inclui gravações e turnês com Djavan e Bethânia, entre outros. 

Mas nem só de bateria vive o Garanhuns Jazz & Blues Festival. A norte-americana Jennifer Batten, por exemplo, é considerada uma das 10 melhores guitarristas da atualidade. Tocou dez anos com ninguém menos que Michael Jackson e ainda gravou e fez turnês com Jeff Beck, ícone mundial do instrumento. Ela deverá tocar na Guitar Night, a terça-feira, ao lado de nomes como Igor Prado (SP), Lancaster (MG), e Ricardo Lopes (AL). Outro guitarrista famoso, cotado para a abertura da programação, é o argentino Victor Biglione, que deve tocar ao lado do arranjador, regente e pianista mineiro, Wagner Tiso.    

O festival, ao longo das últimas edições, também tem aberto espaço para artistas da MPB e do rock com pegada de jazz e blues. Para 2015, um dos nomes mais aguardados é o do pianista, cantor e compositor Ivan Lins. Respeitado mundo afora, tem várias músicas consagradas como “Somos Todos Iguais Essa Noite” e “Começar de Novo”. Ele será companhado pelo uruguaio Leonardo Amuedo e o Ricardo Lopes Trio também está na lista das atrações, podendo cantar ao lado de Ivan Lins.

Já Tico Santa Cruz, do Detonautas, que vem apresentando seu projeto paralelo, o Rebu, em outras regiões do Brasil, com participação de Beto Lee (filho de Rita Lee), na guitarra, promete uma emocionante homenagem a Celso Blues Boy, falecido em 2012 e que entrou para história do GJF com sua apresentação em 2010.

BLUES E SOUL MUSICA - Ainda dentro da grade do GJF, nomes internacionais como o austríaco Raphael Wressnig, organista eleito pela Downbeat Magazine (EUA) a maior revelação do instrumento em 2013. Tem 16 albuns lançados e é um dos poucos que utilizam a técnica do "Bass Pedal", (tocar a parte do contrabaixo na pedaleira do órgão Hammond).

Dos Estados Unidos, a voz marcante de Demetria Taylor, filha da lenda do blues, Eddie Taylor. Também dos EUA, o “menino prodígio” do blues, Marquise Knox, que, hoje aos 24 anos, representa a nova geração do ritmo cantando e tocando guitarra em palcos pelo mundo inteiro. Da velha guarda, o GJF traz uma lenda viva da soul music, Willie Walker, que na década de 60 gravou seu primeiro compacto pela Chess Records. Nascido em Memphis, Walker é comparado a nomes como Marvin Gaye, Ottis Redding e Sam Cooke.

TEMPARATURA AMENA - O clima agradável e a opção de curtir o período carnavalesco com muito jazz e blues é o grande diferencial do evento, já que em outras regiões do Estado prevalecem os ritmos regionais. A cidade conta com uma completa infraestrutura hoteleira e uma gastronomia requintada e diversificada.

O Garanhuns Jazz Festival acontece em dois palcos. Durante o dia acontecem dois shows e uma jam session no bucólico e aconchegante Parque Ruber Van Der Linden, o Pau Pombo. A cada noite, na Praça Mestre Dominguinhos, três grandes shows num espaço com área coberta, mesas e serviço de bar e restaurante. Vale lembrar que a programação do Garanhuns Jazz & Blues Festival é inteiramente gratuita. 

Outro destaque do evento é a integração dos artistas internacionais e nacionais com os músicos locais e também com o público através de workshops. Para este ano estão previstos encontros com os bateristas Billy Cohbam, John Macaluso, André Togni, os guitarristas Lancaster e Ricardo Lopes e o gaitista Jefferson Gonçalves.

Mais Informações sobre Garanhuns Jazz & Blues Festival, programação, hospedagem e transporte:

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns e da Verbo Assessoria.

3 comentários:

  1. Poxaaaaa Roberto, estou passada com a presença de Ivan Lins na programação do Garanhuns Jazz.Ele que pela primeira pela primeira vez, virá à Garanhuns. Vai ser tudo de bom!! Pela primeira vez, em 15 anos, não vou para Olinda este ano. Vou ver Ivan cantando "Vitoriosa" entre outros grandes sucessos maravilhosos de um do cantores mais consagrados do cancioneiro brasileiro...Parabéns Prefeitura e coordenadores do mega evento...

    Josalia Pimentel (colunista)

    ResponderExcluir
  2. Vou todos os anos e gosto muito, a presença de Ivan Lins motivará ainda mais este ano. Estarei lá se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  3. Este mega evento precisa de uma forte publicidade, nos principais meios de comunicação do nordeste. Esperamos que haja uma propaganda veiculada nas emissoras de tv das capitais e na tv Grande Rio em Petrolina. Divulgando as imagens de nossa bela Garanhuns para todo o sertão. Pois isso pode atrair os olhares dos investidores para o nosso município futuramente.
    Gilvan Moura

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA