PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IATI À BEIRA DO COLAPSO

A falta de chuvas e a diminuição na vazão d´água dos poços de onde o Município capta a água que abastece a Cidade e o bairro Bela Vista vêm gerando transtornos para a população de Iati e preocupação por parte do Governo Municipal, já que o abastecimento na Cidade já beira o Colapso.

“Investimos os recursos do FEM 2013 em ações de melhoria nos sistemas de captação e transporte da água dos poços até o Município. O abastecimento melhorou significativamente, inclusive a água voltou a chegar às torneiras das casas da Bela Vista, depois de anos de falta, mas agora a nossa realidade é muito difícil, já que o nível d´água nos poços vem baixando dia-a-dia”, registra o Prefeito Padre Jorge.

Iati é uma das poucas cidades do Estado que não é abastecida com água da Compesa. O Sistema de Abastecimento é gerido pela Prefeitura e a água que chega a Cidade vem de poços localizados na vizinha Saloá, sendo captada em mananciais alugados pela Prefeitura; bombeada e transportada por cerca de 20Km numa tubulação instalada pelo Governo Municipal. “Muitos poços já secaram, mas mantivemos os contratos e estamos pagando em dia, pois com a chegada das chuvas, a vazão voltará ao normal. Essa é a nossa esperança!”, pontua o Prefeito, que estima em cerca de 60% a redução na captação d´água por conta do período de estiagem.

AS PROVIDÊNCIAS DA PREFEITURA – Apesar das dificuldades financeiras que a Prefeitura atravessa, o Governo de Iati vem trabalhando para não deixar a situação se agravar, o que levaria a Cidade ao desabastecimento. “Contratamos um novo poço na região de Águas Belas e estamos abastecendo algumas localidades com essa água através de carro-pipa. Também contratamos mais um carro-pipa; fizemos uma revisão geral no sistema adutor, com a troca de canos e conexões e vamos instalar cinco novas bombas adutoras para ampliar a captação da água nos poços”, registra o Padre Jorge, que confidenciou: “o nosso carro-pipa, doado pelo Governo Federal, roda dia e noite e até a água que vem sendo distribuída pelo Exército, através da Operação Pipa, vem sendo comprada pela Prefeitura em Garanhuns. Então o esforço é muito grande para diminuirmos o sofrimento da nossa população”, chama a atenção o Prefeito Iatiense.

BUSCA DE AJUDA NA COMPESA – Além das providências locais, o Prefeito de Iati vem buscando uma agenda com o Presidente da Compesa, Roberto Tavares, com o objetivo de pedir auxilio nesse momento de dificuldade. “Vamos procurar a Gerência Regional da Compesa e o presidente do Órgão para pedir ajuda nesse momento difícil, pois não podemos deixar que a situação se agrave ainda mais, o que geraria o desabastecimento do Município”, finalizou o Prefeito Padre Jorge. (Reportagem: Jornalista Carlos Eugênio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA