PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SAUDADES DE LEILA DINIZ

Leila Diniz viveu apenas 27 anos. Morreu num desastre de avião, na Índia, quando estava no auge da carreira e tinha muito ainda a oferecer como atriz de teatro, cinema e televisão.
Ousada para a época, quebrou tabus, irritou a direita e escandalizou a esquerda pelo seu modo de ser, uma mulher bonita muito à frente do seu tempo.
Na página do UOL Educação, na internet, é comparada a figuras míticas femininas do Brasil, como Carlota Joaquina, Chica da Silva, Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, Dona Beja e Luz del Fuego.

Natural de Niterói, Leila era professora quando foi descoberta pelo dramaturgo e escritor Domingos de Oliveira. Com ele viveu um grande amor, durante três anos e teve suas primeiras chances de atuar no cinema, teatro e televisão.
Depois a atriz foi casada com outro grande nome do cinema nacional, Ruy Guerra, diretor de alguns filmes importantes do país e também compositor, parceiro de Chico Buarque em algumas músicas.
Leila Diniz viveu uma vida eletrizante, tendo no prazo de poucos anos trabalhado em 14 filmes, 12 novelas e várias peças teatrais. Dentre os seus trabalhos de destaque  estão a novela “O Sheik de Agadir”, na TV Globo, e os filmes “A Madona de Cedro” e “Mãos Vazias”. Com o segundo foi premiada na Alemanha como melhor atriz.
Do casamento com Rui Guerra, Leila teve uma filha, Janaína, que foi criada nos primeiros anos pelo casal Chico Buarque e Marieta Severo, até que o pai tivesse condições de assumir o seu papel.
Numa retumbante entrevista ao antológico jornal O Pasquim, do Rio de Janeiro, Leila Diniz escandalizou a sociedade conservadora da época. “Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra”, disse, causando revolta nos hipócritas e certinhos do seu tempo.
Foi Leila também quem escandalizou o Brasil ao exibir sua gravidez numa praia do Rio de Janeiro, usando um biquíni. Somente depois deste gesto ousado da atriz outras mulheres passaram a mostrar suas barrigas crescidas nas praias brasileiras.
Passados mais de 40 anos da morte da artista, Domingos Oliveira, que casou cinco vezes, ainda lembra com saudades da ex-mulher. “Sou pessoalmente contra morte de Leila. Não fui ao enterro e até bem pouco tempo atrás me recusava a falar disso. Sou contra. Contra a morte de Leia, contra a morte. Trata-se de uma rebeldia existencial. E não sou eu que sou contra. Todo mundo é. A morte é inaceitável, revoltante”, escreveu o cineasta em sua autobiografia, escrita este ano, quando completou 78 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA