PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LAJEDO RECEBE PRÊMIO

A Secretaria de Assistência Social de Lajedo ganhou reconhecimento no Brasil inteiro ao receber o Prêmio Nacional de Responsabilidade Social. Marconeide Cordeiro, titular da Secretaria, ficou entre as 50 melhores gestoras do país, em sua área de atuação.

Lajedo ficou com uma posição privilegiada entre os 5.946 municípios brasileiros e foi o único município do Agreste Meridional a receber a premiação.

O prêmio nacional de Responsabilidade Social, que está na sétima edição,  é destinado aos líderes das secretarias de assistência social que desenvolvem ações voltadas para idosos, jovens e crianças no ano de 2014. Mensurando os resultados obtidos através dos dados divulgados nas páginas oficiais do Governo Municipal através de fontes associadas a órgãos estaduais ou federais, o Premium Brasil – Congressos e Eventos Nacionais se baseou no Plano Municipal de Assistência Social que engloba as políticas públicas em execução na cidade, prestação de serviços e os programas desenvolvidos no combate à desigualdade social, por exemplo.

Diante das atividades dirigidas pela equipe e pela gestora da pasta, a Prefeitura Municipal de Lajedo atende as demandas sociais da população nos programas e serviços existentes em sua rede, através do pleno funcionamento do CRAS, CREAS, CCI, Cadastro Único/Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado a crianças, adolescentes e idosos, Patrulheiros Mirins, que atende a 120 crianças e adolescentes, oriundas de famílias de baixa renda com o objetivo de trabalhar ações de cidadania, meio ambiente, cultura, dentre outras e retira-los da ociosidade.

A Secretaria oferece também o serviço de abrigar crianças e adolescentes na rede não governamental, ofertado pela Casa Lar Abrigo, a qual conta com apoio do Governo Municipal, através de repasse financeiro mensal de recursos próprios e do convênio com o Estado. E por fim, o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para Infância – UNICEF que desde 2013 vem aprovando as ações executadas no município.

Ao receber o prêmio, Marconeide Cordeiro agradeceu em primeiro lugar a Deus, a sua equipe da Secretaria e ao prefeito Rossine,  que depositou confiança para que esta pudesse administrar a área  social.

Abaixo uma relação de alguns serviços da Secretaria de Assistência Social em 2014:

O CRAS – Com um total de famílias atendidas de 3.724 até novembro, 574 participantes do atendimento em grupo, cursos ofertados dentro e fora do espaço físico como a cartonagem, customização, trufas e ovos de Páscoa; feltro, corte e escova, eletricista predial (SENAI), aplicador de cerâmicas (PRONATEC) e pedreiro.  Além do serviço dos catadores de material reciclável.

O CREAS – Com a função de acompanhar famílias em risco e com violação de direitos, como casos de violência intrafamiliar, abandono, vítimas de abuso sexual e prestação de serviços à comunidade, 71 famílias acompanhadas, capacitações para equipe técnica e eventos como o dia do combate ao trabalho infantil, combate ao abuso e exploração sexual e capacitações para o Conselho Tutelar.

Bolsa Família – Desde 2012 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família dobrou, e este ano de 2014 tem 9.158 famílias cadastradas e 5.685 beneficiárias.

Documentação Civil – Além do apoio dado ao Casamento Comunitário realizado pelo poder Judiciário em outubro de 2014 com 82 casais, a secretaria disponibiliza a emissão de registro geral, com o número de 1.850 RG, e emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de trabalho atingindo 800 e 390, respectivamente na Jornada de Direitos Humanos.

Patrulheiros Mirins – atividade educativa e recreativa com o intuito de afastar o trabalho infantil, e proporcionar para os 120 meninos uma espécie de Quartel Mirim onde são desenvolvidas ações comunitárias, esportivas e disciplina militar através de campanhas comunitárias, ambientais, por exemplo. O foco inicial são 60 crianças do bairro Bom Jesus e 60 do Mutirão.

Casa das Juventudes – 40 jovens que participam ativamente de capacitações envolvendo o empreendedorismo, cursos de informática e oficina de hip hop.

Mãe Coruja – Parcerias com SESI para cursos de culinária voltados para gestantes, como o Cozinha Brasil com 80 mulheres. Semana do Aleitamento Materno, e Semana do bebê disponibilizando palestras sobre hortas verticais e primeira certidão de nascimento para recém-nascidos com apoio do Cartório Civil.

Inclusão Social – Parceria com a educação inclusiva na socialização dos alunos especiais.

CCI – O Centro de Convivência de Idosos  além de ser um ambiente acolhedor para os 174 participantes da terceira idade, faz atividades de lazer como o dia do forró semanalmente, o coral com uma ex-oficineira do S.C.F.V. e atividades extras como cursos de cartonagem. Parceria com a saúde, levando atendimentos do NASF e palestras.

S.C.F.V. – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem 480 participantes entre os núcleos dos povoados. Apoio estrutural disponibilizando o material necessário para cenário do teatro, adereços e figurinos para apresentações de dança, cuja fama já ocasionou convites de outras cidades e interestaduais. Como também, oficinas de percussão e violão, artes recicláveis e futebol.

Casa Abrigo – aumentou o número de crianças acolhidas através do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e número de funcionários para atender o público infantil, como psicólogas e assistentes sociais. Todo esse suporte conquistado através de convênios com repasse de recurso para o município e adquiridas especificamente para a ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA