PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UM DIA PARA VALORIZAR A ARTE EM LAJEDO


No final de outubro o município de Lajedo prestigiou as suas diversas manifestações culturais, promovendo um dia inteiro para valorizar a arte.

A comemoração de 10 anos da Associação Artesãos Inês de Paula não deixou a desejar. Todas as manifestações artísticas foram valorizadas durante a festa.

O evento foi organizado pelas associadas com apoio da Secretaria de Cultura e do prefeito Rossine Blesmany, com abertura às apresentações dos convidados das cidades circunvizinhas.

No início da tarde a Banda de pífanos Padre Cícero se apresentou, seguida pelo grupo de monitores do projeto Mais Educação com o frevo, e logo após a Banda Marcial Expedito Barros de Queimadas de Jurema. No final da tarde o coreógrafo Mita que acompanha o grupo de dançarinos da rede pública municipal de Calçado há 10 anos trouxe a Quadrilha Coração Matuto.

O encerramento ficou por conta da Fanfarra de Lajedo cedida pela Secretaria de Educação.


Banda de pífanos - Conjunto de música instrumental sob comando do pifeiro Salvador Herculano da Silva, a banda de pífanos Padre Cícero caracteriza a importância da música folclórica brasileira. O representante aprendeu a arte do instrumento de sopro com seu pai José Herculano, quando criança.

Criada há 30 anos, hoje tem como componentes Maciel, Matheus, Wesley, José Mariano e Manoel Vicente da Silva que já toca o pife há 50 anos. Iniciaram a tarde de apresentações cedida aos convidados que comemoraram juntamente com artesãs, artistas plásticos e poetas locais.

Dança e poesia - A Associação artesãos Inês de Paula comemora hoje, dia 25 de outubro, 10 anos de existência. A programação desta manhã contou com apresentações do grupo do Projovem com maracatu, côco, bumba meu boi, dança contemporânea e poesias e versos recitados pelos próprios alunos e pelo professor Erik Ferreira.

Homenageando Dondinha, como era conhecida a senhora Inês de Paula Medeiros nascida em 05/11/1951 e falecida aos 89 anos, a Associação foi iniciada por Cida Marculino que foi aluna na escola de bordado criada no governo do prefeito Lídio Cosme.

​Estavam presentes o poeta Adeilzo Santos, Romildo Nonato e Erasmo Coentro com trabalhos para exposição e venda. A manhã foi encerrada com uma palestra da nutricionista do NASF Cilaine Santos, a respeito dos benefícios da mandioca, produto regional muito encontrado nas mesas dos lares nordestinos. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajedo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA