PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MODESTA HOMENAGEM AO COLÉGIO QUINZE


Estudei os quatro anos do antigo curso ginasial no Colégio XV de Novembro. Meus quatro irmãos também passaram pelas salas do tradicional educandário. Passados tantos anos ainda lembro de alguns colegas daquele tempo tão bom da minha vida: Ariadne, filha de Agnaldo Barros, que se formou em Odontologia e continuou em Garanhuns. Morreu precocemente deixando a cidade mais triste.

Outro amigo daquela época era o Alfredo Farias, que se tornou empresário de sucesso no município. Tinha Dino e Clodoaldo, que se formaram em engenharia, e Douglas, hoje advogado atuante na cidade. Ainda estudavam na minha turma a Dilene Roberta, que foi Miss Pernambuco, Elvira, Verônica, Adja, Adelma e seu irmão Adelson. Sady, filho do comunista Amaro Costa, Paulo Sefas, que hoje mora em São Bento do Una e Carlos Alberto, o Carlinhos, que morreu muito cedo, por afogamento.

Dos professores a lembrança mais forte é de Solange e Eva, irmãs, que ensinavam português e inglês. O pastor Sefas (pai de Paulo) nos dava lições de história e dona Zilda e Elon tentavam enfiar alguma coisa na minha cabeça sobre matemática e geometria.

O diretor de minha época era o Pastor Josias. “Seu  Artur”, americano, pai de Arturzinho, que virou músico famoso, foi um dos dirigentes do Colégio mais cultuados. Dos tempos mais recentes convivi bem com Zilda (não é a mesma que ensinou matemática), que fez a festa do centenário e o Pastor Edson Dantas, homem inteligente e sensível. 

Está na direção atualmente o Pastor Eudes, que da mesma maneira que seu antecessor prioriza  o lado administrativo, mantendo a escola organizada e com um alto padrão de ensino. O Quinze é um dos melhores colégios de Garanhuns e do interior nordestino.

ESTRUTURA - As salas de aula eram arejadas e limpas, o Colégio tinha um grande campo de futebol e um campinho menor, que faziam a nossa alegria quando estávamos de folga (imagino que tudo deve permanecer mais ou menos das mesma maneira). Duas vezes por semana tinha o culto, e todos gostavam das pregações, feitas sem o fanatismo de algumas igrejas de hoje, os sermões acompanhados de belos hinos religiosos que todos os alunos aprendiam a cantar.

São 114 anos de história. Poucas cidades têm um Colégio com tanta tradição. Citei apenas o meu tempo e o nome de alguns colegas e professores. Mas imagine o leitor quantos jovens passaram pelo Quinze de Novembro em mais de um século, recebendo lições fundamentais para sua formação e os caminhos que seguiram na vida.

Teria que se fazer um jornal inteiro para falar desta Escola que é motivo de orgulho para Garanhuns, o Agreste, Pernambuco e o Brasil.

A homenagem, porém é modesta. Eu só não podia era deixar de escrever uma mensagem, por simples que fosse. Porque, como diz o verso do hino do Colégio, “XV de Novembro de ti sempre me relembro, dias de alegria...


Parabéns a todos que fizeram e fazem o glorioso Colégio XV de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA