PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UMA MARIA BETÂNIA JOVEM AOS 68 ANOS

Aos 68 anos de idade a cantora Maria Betânia rejuvenesceu. Pelo menos na voz. O rosto mostra as marcas do tempo, ela está uma cópia de sua mãe, Dona Canô, que morreu em 2012, com mais de 100 anos.
Betânia quando começou a carreira e gravou seus primeiros discos, em meados dos anos 60 e início dos anos 70, exagerava no uso dos recursos vocais e algumas vezes parecia agressiva, ou que estava querendo aparecer, mostrar que “era a tal”.
Muita voz. Talvez faltasse maturidade.
No seu disco deste ano, intitulado “Meus Quintais”, temos uma cantora em pleno domínio de voz, suave, doce, sem praticar os arroubos da juventude.
O resultado é um álbum excepcional, com um repertório de primeira, escolhido pela própria artista. Maria Betânia reuniu um grande time de compositores, selecionou canções bonitas que dão muita unidade ao CD e a direção artística e os arranjos são pra lá de caprichados.
“Meus Quintais” abre com Alguma Voz, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, uma linda música com letra inteligente e poética dos autores citados.
Quando eu ouço a voz da fonte
Não sei que canto encerra
Parece o gozo do monte
Dentro do ventre da Terra.
A voz é tão suave e doce que surpreende. “É Maria Betânia mesmo”? Você pode se perguntar. Parece uma menina, uma cantora que está começando agora...
E o CD prossegue com mais 12 faixas, sem uma única canção que comprometa o trabalho. O paraibano Chico César comparece duas vezes, com músicas de temática indígena, dentro do seu estilo já consagrado e valorizado pelas interpretações impecáveis de Betânia.
O disco inclui modinhas de jeito antigo, como Casa de Caboclo, de Paulo Dafilim e Roque Ferreira, uma versão tocante de Lua Bonita, de Zé Martins e Zé do Norte e faixas animadas com a cara da Bahia, caso de Candeeiro Velho, uma gostosa criação de Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro.
Tem ainda Mãe Maria, de Custódio Mesquita e David Nasser, que a cantora gravou pela primeira vez nos anos 80 e regrava neste álbum e interpreta de forma comovente fazendo uma homenagem a sua mãe, que partiu há dois anos.
Mãe Maria de voz doce e sonolenta
Mãe Maria que chorava no meu pranto
Mãe Maria que embalava minhas lendas
Mãe Maria que sonhava nos meus sonhos.
Um disco pode ir além de tudo isso, em matéria de beleza? Pode.
Maria Betânia ainda nos presenteia com a canção Uma Iara, de Adriana Calcanhoto, complementando a letra com um texto de Clarice Lispector que ela declama de forma extremamente bela e expressiva.
Não poderia ser melhor. 
Betânia está jovem, está em forma e que Deus lhe dê muitos anos de vida – como deu a Dona Cano – para que ela continue “embalando nossos sonhos” e mostrando aos que têm sensibilidade e inteligência o quanto a vida pode ser bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA