A divulgação do índice de Desenvolvimento da
Educação Básica ao país, surpreendeu gestores, professores e munícipes. As
notas referentes ao ano de 2013 aumentaram considerando o IDEB observado e as
metas projetadas. Dentre as 25 escolas municipais analisadas a maioria recebeu
notas superiores aos anos de 2011 quando foi feita a última divulgação do
índice.
Segundo dados do Governo Federal a nota máxima
alcançada nacionalmente é 6, e o Colégio Municipal José Ferreira dos Prazeres e
a Escola Professora Zélia Moura Melo Ferreira obtiveram notas acima da média,
sendo 6.2 e 6.6 respectivamente. Ainda, mais de 80% das escolas onde foram
realizadas as provas do SAEB com a Prova Brasil atingiram as metas ou
ultrapassaram as metas, como é o caso do Colégio Normal do Lajedo que tinha em
2011 a nota 3.6 e conquistou em 2013 5.1, cuja nota já ultrapassa a meta do ano
2021 esperada em 4.9.
Todas essas avaliações foram aplicadas pela seleção
da equipe da Secretaria de Educação de Lajedo às turmas da 4ª série/5º ano e 8ª
série/9ºano. E segundo a professora Ana Lúcia de Melo o carro-chefe da
Secretaria de Educação tem sido apostar na formação continuada, e ao projeto de
leitura diária, além de biblioteca itinerante. A formação continuada se deve em
4 horas onde planejamentos, experiências, estudos de novas metodologias são
realizados com os professores mensalmente fortalecendo esse vínculo para que
seja passado para os estudantes, se estendendo também aos coordenadores e
supervisores. Essas formações abrangem todas as áreas educacionais, tendo o
enfoque este ano em Língua Portuguesa, e pretende-se trabalhar em 2015 a
matemática.
Todos os dias em cada sala de aula são feitos os 10
minutos de leitura dos mais diversos textos com três propósitos: 1) aprender a
ler; 2) gostar de ler e 3) ser leitor. Essa prática é realizada desde o ano
passado, e este ano foi implantada a biblioteca itinerante consistindo num
ônibus que atende às escolas do espaço rural e passa uma semana disponível para
os alunos locais. Outro trabalho é que a cada 3 meses é feita uma formação com
professores para educação inclusiva, e desde o ano passado existe um curso de
braile e libras todas as quartas-feiras durante a manhã e a tarde no Centro de
Treinamento, além de uma sala reservada no Colégio Municipal para alunos com
deficiência auditiva ministrados por uma professora também especial.
Apresentando os resultados e metas gerais, Lajedo
obteve com a avaliação de 2013 uma média 5.0 enquanto que a meta esperada para
o ano de 2021 era de 4.8, superando as expectativas. (Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário