PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GETÚLIO

Sessenta anos depois do suicídio do presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, sua história ainda está sendo contada em reportagens de jornais, em séries de televisão e em filmes.
Quem quiser saber muitos detalhes da vida do gaúcho, que foi revolucionário e ditador, simpatizante do nazifascismo e democrata que voltou ao poder pelo voto, em 1950, precisa ler uma das biografias do presidente à disposição.
Mas para se ter uma ideia do que foram os últimos dias de Getúlio no poder, acompanhar a crise que levou o “pai dos pobres” a se matar com um tiro no coração uma boa pedida é assistir ao filme de João Jardim, que tem Carla Camurati (de Carlota Joaquina) na produção executiva.
O filme tem Tony Ramos no papel do ditador e embora em alguns momentos ele pareça o ator de novelas, na maior parte do longa é um artista convincente, que lembra mesmo o personagem histórico.
Quem está com tudo é a atriz Drica Moraes, perfeita no papel de Alzira Vargas. Alexandre Borges como Carlos Lacerda também não faz feio e o restante do elenco é composto por atores globais que dão conta do recado, caso de Alexandre Nero (coronel Scaffa), Adriano Garib (general Zenóbio), Marcelo Médici (Lutero Vargas) e Jackson Antunes (vice-presidente Café Filho).
João Jardim conduziu o longa num ambiente um tanto sombrio, com a maior parte das cenas gravadas dentro do Palácio Presidencial, optando por uma trilha sonora que lembra a de filmes de suspense. Plenamente justificável, pois há tensão o tempo todo e a história, como sabemos, acaba numa das maiores tragédias nacionais.
Carlos Lacerda era um direitista histérico que sonhava em ser presidente e tramava golpes de Estado. Aproveitou um atentado de que foi vítima e a morte de um major do exército para criar clima desfavorável ao presidente. Diariamente denunciava o “mar de lama” do governo e pedia a renúncia ou a deposição de Getúlio.
Vargas, ao se matar e deixar uma Carta Testamento para o país virou o jogo. O povo foi para as ruas e chorou o líder político. Lacerda e os generais golpistas tiveram de se recolher, as eleições foram realizadas e Juscelino Kubitschek (da mesma corrente política de Getúlio) foi eleito e cumpriu seu mandato integralmente.
Os golpistas criaram clima idêntico em 1964, derrubaram João Goulart e ficaram 20 anos no poder.
Getúlio adiou o golpe militar por 10 anos e o filme mostra isso. No final do longa são de emocionar as cenas reais mostradas com o povo nas ruas protestando e chorando seu presidente.
Tudo se passou no distante ano de 1954, mas ainda hoje o Brasil vive situações parecidas e os mortos continuam influindo no mundo dos vivos, principalmente nas eleições.

2 comentários:

  1. José Fernandes Costa6 de setembro de 2014 às 09:06

    As indignidades, as omissões descaradas, a desfaçatez de Getúlio Vargas dão pra encher muitos livros. - Basta lembrar alguns episódios indignos, na vida desse gaúcho despudorado. - Exemplos: - 1. O alinhamento de Getúlio com os nazifascistas, tendo o consentimento aberto da Igreja Católica (Vaticano & Cia); - 2. As prisões políticas e torturas no inferno da Ilha Grande (RJ), de centenas de pessoas sem qualquer culpa formada. – Aqui se inclui o grande escritor, de honestidade provada e comprovada, GRACILIANO RAMOS DE OLIVEIRA; - 3. A deportação de OLGA BENÁRIO (GRÁVIDA) para a Alemanha nazista!! OLGA foi entregue à polícia do tirano Hitler, para ser executada, tão logo a menina Anita Leocádia nascesse. - E assim foi feito. - Olga Benário foi morta num campo de extermínio (campo dos horrores), logo que lhe arrancaram a criança dos braços!! - Quem quiser saber mais sobre o imundo Getúlio Vargas, procure ler as biografias que estão nas prateleiras das boas livrarias do país. - É ISSO. /.

    ResponderExcluir
  2. Ele foi Revolucionário , Ditador e Simpatisante do Nazifacismo, muito bem dito. Ele era um Socialista. Se estivesse vivo ainda hoje seria um Petista.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA