PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS TEM MAIS MICROEMPREENDEDORES

A forte atração de investimentos, o incentivo e a geração de empregos em Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, refletiu, diretamente, desde o ano passado, no crescimento de adesões ao Microempreendedor Individual (MEI). De acordo um levantamento de dados da Prefeitura de Garanhuns, em 2013, o número de microempreendedores individuais era de 1.416. Este ano, o número ultrapassou, até o momento, a marca dos dois mil, chegando a formalizar 2.378 garanhuenses.

Em vigor desde o mês de julho de 2009, o programa do Governo Federal proporciona benefícios que colaboram no aumento do faturamento e oferecem melhor acesso à capacitações na área de atuação. O comerciante João Paulo Julião da Silva (foto), 31 anos de idade, é natural de Garanhuns e trabalha com a venda de eletrônicos há mais de 10 anos. Ele é um dos trabalhadores que buscou ajuda. “Me formalizei há exatos nove meses. Fui lá e foi tudo muito rápido, confesso que até me surpreendi com a facilidade. Tive a ajuda da Secretaria e me sinto mais seguro para uma futura aposentadoria”, comenta, satisfeito, João Paulo, que trabalha em um dos boxes do Pop Shop, no centro da cidade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o cenário que se constrói é positivo do ponto de vista, também, da geração de renda. Segundo ele, as pessoas estão tendo mais acesso à capacitação e o ensino técnico e buscando abrir ou aumentar seu negócio. “Estamos muito felizes com esses números, que só evidenciam o interesse da população em crescer junto. O MEI facilita a vida do trabalhador, aumenta a capacidade de empréstimos e oportuniza descontos significativos em determinadas compras”, evidencia.

A Unidade Garanhuns do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceira da Prefeitura desde a instalação da Sala do Empreendedor – local que atende os empreendedores. Os interessados em aderir o MEI devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na rua Treze de Maio, nº 34, no centro de Garanhuns, sempre das 8h às 14h. Ou também podem se dirigir à sede do Sebrae, na avenida Rui Barbosa, nº 671, bairro Heliópolis. O programa é destinado a empreendedores que faturam até R$ 5 mil ao mês ou até R$ 60 mil ao ano. A inscrição é gratuita.

PREFEITURA PLANTA MUDAS NO PARQUE EUCLIDES DOURADO


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns está executando um projeto de paisagismo no Parque Euclides Dourado. Criado com o objetivo de revitalizar algumas áreas do atrativo turístico, o projeto contempla uma nova proposta de integração dos espaços, incluindo o plantio de cerca de 4 mil mudas de plantas entre árvores, arbustos e herbáceas. Além disso, foram instalados 800 metros de canos e 20 torneiras para irrigar as plantas no verão. A previsão é que até o fim do mês de setembro, o plantio das 20 espécies, nessa primeira fase, seja finalizado.

De acordo com o secretário responsável, Epaminondas Borges Filho, estão sendo plantadas tanto espécies de sol quanto espécies que se desenvolvem em meia sombra. “Essa inclusão proporciona bem-estar para quem utiliza o espaço. As plantas vão dar uma nova vida e cor ao parque, além de atrair pássaros e borboletas. Também estamos fazendo com que os espaços se unam por meio dos jardins. Existiam muitos locais projetados pra jardim que foram preenchidos com brita, e essa realidade já está mudando”, comenta.

Além da implantação do projeto paisagístico no Parque Euclides Dourado estão sendo adotadas práticas adequadas de manejo do solo. Nesse sentido, as folhas e as cascas dos eucaliptos que caem no chão, nos espaços entre a pista de cooper, não serão mais retirados. O objetivo dessa mudança é aumentar o teor de matéria orgânica no solo, maior retenção de água, fornecer nutrientes que serão absorvidos pelas raízes e deixar o espaço mais natural e ambientalmente correto.

A professora aposentada Eliene Cavalcante Fausto, de 55 anos de idade, frequenta o parque diariamente. Para ela, ver a transformação dos elementos que integram a natureza é um incentivo para visitar o Euclides Dourado. “Todos os dias vir aqui é uma terapia. Acho importante essa gestão ter visto a necessidade de cuidar desse patrimônio. Eu achei muito lindo, está ficando uma maravilha”, completou.

Textos: Cloves Teodorico 
Fotos: Luanny Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA