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EDUCAÇÃO DE CUBA É CONSIDERADA PELO BANCO MUNDIAL COMO A MELHOR DA AMÉRICA LATINA

Formandos em Medicina na ilha dos irmãos Castro

O Banco Mundial acaba de publicar um relatório revelador sobre a problemática da educação na América Latina e no Caribe. Intitulado Professores excelentes - Como melhorar a aprendizagem na América Latina e no Caribe, o estudo analisa os sistemas educativos públicos dos países do continente e os principais desafios que enfrentam. 
De acordo com o Banco Mundial, um dos pilares do sistema econômico internacional, “nenhum corpo docente da região pode ser considerado de alta qualidade em comparação aos parâmetros mundiais”, com a notável exceção de Cuba. O Banco Mundial aponta que “na atualidade, nenhum sistema escolar latino-americano, com a possível exceção de Cuba, está perto de mostrar os parâmetros elevados, o forte talento académico, as remunerações altas ou, ao menos, adequadas e a elevada autonomia profissional que caracteriza os sistemas educativos mais eficazes do mundo, como os da Finlândia, Singapura, Xangai (China), da República da Coreia, dos Países Baixos e do Canadá”.
De fato, apenas Cuba, onde a educação tem sido a principal prioridade desde 1959, dispõe de um sistema educativo eficiente e com professores de alto nível. O país antilhano não tem nada para invejar das nações mais desenvolvidas. A ilha do Caribe é, além disso, a nação do mundo que dedica a parte mais elevada do orçamento nacional (13%) para a educação.
Não é a primeira vez que o Banco Mundial elogia o sistema educacional de Cuba. Em um relatório anterior, a organização lembrava a excelência do sistema social da ilha:
“Cuba é internacionalmente reconhecida por seus êxitos nos campos da educação e da saúde, com um serviço social que supera o da maior parte dos países em vias de desenvolvimento e em certos setores se compara ao dos países desenvolvidos. Desde a Revolução Cubana, em 1959, e do subsequente estabelecimento de um governo comunista com partido único, o país criou um sistema de serviços sociais que garante o acesso universal à educação e à saúde, proporcionado pelo Estado.
Esse modelo permitiu a Cuba alcançar a alfabetização universal, erradicar certas doenças, [prover] acesso geral à água potável e salubridade pública de base, [atingir] as taxas mais baixas da região de mortalidade infantil e uma das maiores expectativas de vida. Uma revisão dos indicadores sociais de Cuba revela uma melhora quase contínua de 1960 até 1980. Vários indicadores principais, como a expectativa de vida e a taxa de mortalidade infantil continuaram melhorando durante a crise econômica do país nos anos 90 [...].
Atualmente, os serviços sociais de Cuba são parte dos melhores do mundo em desenvolvimento, como documentam numerosas fontes internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, além de outras agências da ONU e o Banco Mundial […]. Cuba supera amplamente a América Latina, o Caribe e outros países de renda média nos indicadores principais: educação, saúde e salubridade pública”.
O Banco Mundial lembra que a elaboração de bons sistemas educacionais é vital para o futuro da América Latina e do Caribe. Reforça, também, o exemplo de Cuba, que alcançou a excelência nesse setor e é o único país do continente que dispõe de um corpo docente de alta qualidade. Esses resultados são explicados pela vontade política do governo do país caribenho de colocar a juventude no centro do projeto de sociedade, dedicando os recursos necessários para a aquisição de saberes e competências. Apesar dos recursos limitados de uma nação do Terceiro Mundo e do estado de sítio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de meio século, Cuba, baseando-se no adágio de José Martí, seu apóstolo e herói nacional, “ser culto para ser livre”, demonstra que uma educação de qualidade está ao alcance de todas as nações.
Salim Lamrani | Paris - Extraído do Site Opera Mundi  
Publicado no Blog de Pedro Porfírio, assumidamente comunista e simpatizante do regime cubano.

7 comentários:

  1. MAIS SE EDUCAR PRA QUE? SE FORMAR PRA QUE? QUE SÓ PODE LER LIVRO CUBANO!!!!!!!!!

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    1. Pela lógica desse bestão aí, das 14h05 de ontem, os cubanos são melhores ainda. - Pois, só leem livros cubanos e, ainda, são exemplo na América Latina. - Como têm educação de qualidade, por isso mesmo, têm livros de ótima qualidade! – E estudam neles mesmos! – Têm muitos méritos. – Porém, o pior mesmo é que as indagações desse bobão não dizem nada. /.

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    2. Nós já estamos numa merda sem fim e ainda tem gente elogiando um lixo como CUBA.

      Parece que o Futuro do Brasil é regredir à década de 60 como Fidel fez com CUBA.

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  2. José Fernandes Costa5 de setembro de 2014 às 15:45

    Os países ditos "civilizados" fazem tudo para que os povos dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento sejam analfabetos. - Só assim, esses países "civilizados" dominam o resto do mundo. - Por isso, como não puderam acabar com Fidel Castro, tais países bloquearam qualquer tipo de relacionamento que pudesse melhorar a economia cubana. - Mas, mesmo com as patas dos estadunidenses sobre o governo de Cuba, Fidel nunca se dobrou. - Ao menos, em educação e saúde os cubanos são modelo no Caribe e na América Latina. – E, para os brasileiros idiotas que procuram desprestigiar os médicos cubanos, que isso sirva de exemplo. - É ISSO. /.

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  3. EXISTEM MENTIRAS DESLAVADAS SOBRE CUBA QUE A CATERVA PETRALHA SABE QUE É ASSIM, FUNCIONA ASSIM, MAS DÁ UMA DE OUVIDO DE MERCADOR OU DE JOÃO-SEM-BRAÇO, VAMOS DESCREVÊ-LAS ALGUMAS MAZELAS DESSE REGIME SAFADINHO: A MAIORIA DOS ALTOS CARGOS DO PAÍS DE FIDEL SÃO MILITARES, PERTENCENTES ÀS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS (FAR). HÁ MEMBROS DAS FAR NA LIDERANÇA DE MINISTÉRIOS E GRUPOS EMPRESARIAIS DO PAÍS. ESTAS PESSOAS NÃO CAMINHAM PELAS RUAS NEM VIAJAM DE ÔNIBUS, JÁ QUE POSSUEM CARROS DO ESTADO; NÃO VIVEM EM APARTAMENTOS CAINDO AOS PEDAÇOS NO CENTRO DE HAVANA, POIS POSSUEM CASAS E APARTAMENTOS EM COMPLEXOS RESIDENCIAIS ONDE CIVIS NÃO PODEM ENTRAR. ALÉM DISSO, ELES TÊM FACILIDADES E ACESSO GRATUITO A DETERMINADOS SERVIÇOS QUE NÃO TEM O RESTO DA POPULAÇÃO: ACESSO À INTERNET NO TRABALHO E EM CASA, HOTÉIS EM VARADERO, USO DE TELEFONES CELULARES, TELEVISÃO A CABO. NÃO VÃO A HOSPITAIS MAL CONSERVADOS COMO O POVO, VÃO A UM HOSPITAL RESERVADO PARA ELES, ONDE ATENDERAM CHÁVEZ DA VENEZUELA. OS GRANDES DIRIGENTES DE CUBA ESTÃO COMPLETAMENTE ISOLADOS DOS PROBLEMAS COTIDIANOS DO CIDADÃO PEDESTRE; -

    -Continua-


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  4. -Continuação-

    É CERTO QUE EXISTE UM EMBARGO ECONÔMICO, FINANCEIRO E COMERCIAL DOS ESTADOS UNIDOS DIRIGIDO A CUBA, ENTRETANTO, EXISTE OUTRO BLOQUEIO QUE É O QUE VERDADEIRAMENTE AFETA AO CIDADÃO CUBANO: É O BLOQUEIO DO GOVERNO PARA EVITAR QUE ALGUM CUBANO MELHORE DE VIDA DIGNAMENTE. AS PROIBIÇÕES EM CUBA, QUE LIMITAM O PROGRESSO, ESTÃO À ORDEM DO DIA: PREÇO DOS CARROS, PREÇO DOS IMÓVEIS, SALÁRIOS MISERÁVEIS, INTERNET PROIBIDA NAS CASAS, ACESSO LIMITADO A INFORMAÇÃO, AUSÊNCIA DE LIBERDADES POLÍTICAS, IMPOSSIBILIDADE DE EXPORTAR UM DOCE E IMPORTAR UMA SANDÁLIA HAVAIANA; -O POVO É OBRIGADO APOIAR O REGIME. UM GOVERNO QUE CONTROLA A IMPRENSA, O RÁDIO E A TELEVISÃO, TAMBÉM CONTROLA A OPINIÃO PÚBLICA. JAMAIS FOI TRANSMITIDA POR TELEVISÃO ALGUMA OPINIÃO LEGÍTIMA DE UM CUBANO CONTRA O GOVERNO. OPOR-SE AO GOVERNO ABERTAMENTE É CAIXÃO E VELA PRETA. A POLÍCIA SECRETA PODE FORJAR UM CASO DELITIVO E COLOCAR VOCÊ NA PRISÃO. ESTE TERROR PSICOLÓGICO ESTÁ PRESENTE NA SOCIEDADE CUBANA HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO. EM CONSEQUÊNCIA DISSO, AS PESSOAS OPTARAM POR “NÃO PENSAR, NÃO DIZER E NÃO OPINAR” PARA PODER VIVER TRANQUILAS. ENTRETANTO, EXISTE UMA DUPLA MORAL. HÁ GENTE QUE APLAUDE O REGIME EM PÚBLICO E LOGO O CRITICA PRIVADAMENTE, UMA VERDADEIRA LOUCURA; -O ESTADO FORNECE OS ALIMENTOS “NECESSÁRIOS” À POPULAÇÃO. OU SEJA, O ESTADO VENDE A CADA CUBANO UMA VEZ AO MÊS, DE FORMA RACIONADA E A PREÇOS “ACESSÍVEIS”, UMA QUOTA DE ALIMENTOS. ESTES PRODUTOS SÃO RACIONADOS PELA LIBRETA DE ABASTECIMENTO. EM UM MÊS, UM CUBANO PODE COMPRAR SOMENTE: 5 OVOS, 2 QUILOS DE ARROZ, MEIO QUILO DE FRANGO E 250 GRAMAS DE ÓLEO. NO ENTANTO, A COMIDA COMPRADA COM A LIBRETA SÓ ALCANÇA PARA 10 DIAS. O CUBANO COMUM É PROIBIDO DE ADQUIRIR ALGUNS PRODUTOS, COMO A CARNE DE GADO, OS SUCOS, VEGETAIS OU PEIXE ENLATADO. SÓ SE FOR NO ESQUEMA, ÀS ESCONDIDAS; -A EDUCAÇÃO É GRATUITA. NO ENTANTO, DIFERENTE DE OUTROS PAÍSES, EM CUBA NÃO EXISTE A EDUCAÇÃO PRIVADA, A ÚNICA OPÇÃO É O ENSINO PÚBLICO. EXISTE UM DÉFICIT ENORME DE PROFESSORES E POR ISSO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SE VÊ MUITAS VEZES AFETADA. É COMUM ESCUTAR QUE PROFESSORES COBRAM PARA DAR BOAS NOTAS A DETERMINADO ALUNO. DIZ-SE QUE O ENSINO UNIVERSITÁRIO EM CUBA É GRATUITO, MAS ISTO É MENTIRA. QUALQUER CUBANO (DEPENDENDO DA MÉDIA E DOS RESULTADOS NOS EXAMES DE INGRESSO) PODE ENTRAR NA UNIVERSIDADE. A EDUCAÇÃO SUPERIOR TEM UM PREÇO. UMA VEZ GRADUADO, O ESTUDANTE DEVE TRABALHAR PARA O ESTADO, 3 ANOS SE FOR MULHER E 2 ANOS SE FOR HOMEM. SE O FORMANDO NÃO TRABALHAR DE GRAÇA PRO GOVERNO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INVALIDA O SEU TÍTULO UNIVERSITÁRIO


    P.S.: - O melhor SPA que um cidadão pode fazer é se submeter ao Regime Cubano: Ele perde 500 quilos num mês... E mais: Havana é considerada a cidade mais corrupta do mundo. Cerca de dois milhões de pessoas acordam todos os dias para trambicarem. Ou seja, roubar comida nos armazéns, roubar gasolina do governo, charutos para vender aos turistas, isso cotidianamente. QUER DIZER, SE ISSO FOR CONSIDERADO CORRUPÇÃO O OCIDENTE É UM PARAÍSO. SÓ TEM SANTO...





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  5. Bom, vamos aos fatos:
    1. O ensino de Cuba mal é mencionado no estudo original. Tanto que a palavra "Cuba" aparece somente 8 vezes (sendo 2 destas em citações e outras 2 em gráficos), em contraste com outros países como Chile (65 vezes), Peru (42 vezes) e Brasil (39 vezes).
    2. O estudo não fornece qualquer dado concreto sobre a qualidade do ensino cubano, e parcos dados sobre Cuba em si. Por exemplo, dos mais de 20 gráficos representados, Cuba consta em somente 2 deles: Um mostrando o número de horas-aula práticas exigido para a docência (que Cuba realmente está à frente dos outros países latinoamericanos) e outro mostrando o quanto o número de professores deveria diminuir para criar um ambiente de trabalho mais competitivo (para ser mais atraente do ponto de vista de remuneração).
    Mas o mais interessante é ver os gráficos nos quais Cuba NÃO consta: R2 - Comparação entre pontuação no PISA e PIB per capita; R3 - Desempenho dos países na área de matemática do PISA; R7 e R8 - porcentagem de tempo média dedicada a instrução, comparados com os parâmetros de Stallings...
    Cuba não está em nenhum destes. Não foi submetida ao PISA, provavelmente.
    Enfim, a matéria inteira se baseou em uma única frase da introdução do estudo.
    Caso alguém leia o estudo por completo notará outra curiosidade: O Chile. É o país mais elogiado em relação aos seus esforços e projetos para melhoria da qualidade do ensino, tanto que é considerado muitas vezes um bom exemplo para os países vizinhos.

    http://www.bancomundial.org/content/dam/Worldbank/Highlights%20&%20Features/lac/LC5/Spanish-excellent-teachers-report.pdf

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