PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

INTEGRANTES DO PROJETO RONDON FICAM MARAVILHADOS COM O POVO DE CAETÉS

O Município de Caetés recebeu, em julho passado, 20 integrantes do Projeto Rodon. O grupo era formado por pessoas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo quatro professores universitários, 16 estudantes e mais um militar da Marinha, representando o Ministério da Defesa.

Durante o tempo que passaram na cidade, estudantes e professores interagiram com a população através de trabalhos na área cultural, incluindo dança, leitura e cinema, passando por técnicas agrícolas, reciclagem e educação ambiental. Atuaram até na área da saúde, prestando primeiros socorros e promovendo a humanização de partos.

Numa confraternização de despedida na noite desta última quinta-feira, dia 31,  o prefeito Armando Duarte conversou com os "rondonistas". O gestor disse que eles tiveram a oportunidade,  nesses 10 dias, de ver que o interior do Nordeste não é só seca e miséria, como prega boa parte da imprensa do Sudeste. Frisou ainda que os participantes do Projeto serão sempre bem-vindos a Caetés, acentuando que “esta é uma terra que sabe receber e fazer amigos”.

SURPRESA - Ao conversar com a reportagem do blog a engenheira ambiental e Mestra da Universidade do Mato Grosso, Ana Karolina, demonstrou surpresa com a receptividade da população, revelando que em todos os lugares que visitou sempre foi muito bem recebida. “Até nos lugares mais humildes sempre queriam que eu comesse alguma coisa. Acho que estou voltando pra casa com uns quilinhos a mais”, comentou, de bom humor, a professora. 


Outra que se mostrou encantada com os moradores de Caetés e Região foi a coordenadora do Projeto, a Doutora pela Universidade Liders, da Inglaterra, Karen Vargas Rechio. A paulista de Ribeirão Preto admitiu que não esperava sentir frio por aqui, uma vez que em São Paulo - onde mora - há a ideia equivocada de que todo o interior nordestino sofre um calor escaldante. Ela anunciou que voltará em outra oportunidade para conhecer o Festival de Inverno de Garanhuns. “Pelo que pude perceber é uma festa enorme”, salientou.

O oficial da Marinha, Gilson Queiroz, responsável pela segurança do grupo, informou que o trabalho foi muito tranquilo, pois o povo do lugar é muito ordeiro e receptivo. Após a prestação de contas dos integrantes do Projeto Rondon, houve um momento com apresentações culturais e troca de presentes entre os visitantes e os representantes da secretarias do município.
Ficou claro que integrantes do Projeto Rondon se surpreenderam positivamente com as pessoas e a cidade de Caetés. Quem esperava ver seca, miséria, pessoas comendo palma e calangos como alguns setores de mídia alardeiam, descobriu um povo humilde e ao mesmo tempo alegre, que sabe receber e oferecer o seu melhor o próximo. (Texto e fotos de Júnior Almeida. Edição: Roberto Almeida).

*Fotos: 1)Grupo do Projeto Rondon; 2) Armando Duarte e engenheira Ana Karolina; 3) O prefeito com o oficial Gilson Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA