PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PREFEITURA TRABALHA NA REQUALIFICAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE IATI


O próximo dia 2 de agosto marcará o encerramento do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios brasileiros deem destinação adequada ao lixo produzido em seus territórios.
Em Iati, município Governado pelo Padre Jorge, a Prefeitura vem trabalhando para requalificar o seu Aterro Sanitário, que depois de ser abandonado pela gestão anterior, se tornou um lixão. “Estamos trabalhando e correndo contra o tempo para se adequar a legislação ambiental. Já concluímos o projeto e vamos dar inicio aos serviços para que possamos devolver a condição de Aterro Sanitário àquele espaço”, pontua o secretário de Meio Ambiente de Iati, José Barros.
O Governo de Iati vai investir cerca de R$ 450 mil reais nesta etapa do Projeto. Os recursos são oriundos do FEM 2. “Com essa ação o Município poderá voltar a receber o ICMS Socioambiental, que perdemos desde 2012”, chama a atenção o secretário José Barros, que também destaca: “estamos em conversação com a Prefeitura de Águas Belas para que aquele município possa se consorciar conosco e venha depositar o seu lixo no Aterro de Iati. Com isso dividiremos os custos da manutenção e reduziremos pela metade os gastos da Prefeitura com aquele equipamento, o que possibilitará uma melhor gestão do Aterro. Vale registrar que desde a sua construção pelo Estado, o Aterro Sanitário de Iati tem uma característica regional, com a possibilidade legal de receber os resíduos sólidos de outros Municípios”, finalizou o secretário José Barros.
É importante registrar que a Lei n° 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que as prefeituras poderão ter de responder por crime ambiental e os seus gestores enfrentar ações de improbidade administrativa, inclusive com implicações de perda de mandato se os resíduos não tiverem a destinação adequada. A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) vem pleiteando a prorrogação por um ano das normas previstas na Lei 12.305/2010. (Texto: Carlos Eugênio).

3 comentários:

  1. A QUI EM IATI,TUDO ESTA DE PARABÉNS E MAIS UMA VEZ SERÁ A NOVA ANIVERSÁRIANTE NESSE PROXIMOS DIAS, MAIS O QUE DEIXA A DESEIJA TAL VEZ É A FALTA DE EMPREGO,NÃO TEM NEM POSIBILIDADE DE UMA INDUSTRIA VIM PRA QUI. SERA QUI SÓ EXISTE INDUSTRIA PRA SE ESTALAREM EM OUTROS LUGARES E POR QUE NÃO AQUI NA NOSSA BELA CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. UMA FABRICA DE RECICLAGEM TALVÉS SERIA UMA IDEIA.OU DIVERSAS MANEIRAS DE GERA RENDA FAMILIAR.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ainda existe coleta seletiva em Garanhuns, porque antes passavam aqui na minha casa a coleta seletiva (bairro José Maria Dourado) e agora não passam mais, estou tendo que descartar todo o lixo reciclável junto com os demais. Isto é lamentável! Por isso fiquei com dúvidas se ainda existe a cooperativa e / ou se o problema é só no meu bairro?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA