PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LITERATURA BRASILEIRA DE LUTO - MORREM OS ESCRITORES RUBENS ALVES E JOÃO UBALDO RIBEIRO

O Brasil perdeu ontem e hoje dois dos seus mais brilhantes escritores e a literatura do país está de luto.

João Ubaldo Ribeiro, 73, baiano, autor de obras conhecidas como Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro morreu na madrugada da sexta-feira, de embolia pulmonar.

Escritor de estilo apurado teve romances adaptados para o cinema e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos seus livros.

Era membro da Academia Brasileira de Letras e sua morte foi lamentada pelos colegas escritores e por políticos como seu conterrâneo Jacques Wagner, governador da Bahia.

Outro grande escritor do país, Rubens Alves, 80, morreu neste sábado pela manhã, com o agravamento das funções renais, pulmonares e circulatórias.

Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, o escritor tinha formação em teologia, filosofia, era educador e psicanalista. Publicou mais de 150 livros, entre crônicas, literatura infanto-juvenil, filosofia, teologia e religião.

Entre suas obras se destacam O Enigma da Religião, O Quarto do Mistério, A Alegria de Ensinar, A Volta do Pássaro Encantado e Gandhi: A Magia dos Gestos Petiços.

TEXTOS – O último texto de João Ubaldo Ribeiro, escrito para ser publicado no jornal O Globo, neste domingo, foi antecipado para hoje. Nele o escritor aborda a Lei da Palmada, aprovada há pouco tempo no Congresso Nacional.

Ainda é cedo para avaliar a chamada lei da palmada, mas tenho certeza de que, protegendo as nossas crianças, ela se tornará um exemplo para o mundo. Pelo que eu sei, se o pai der umas palmadas no filho, pode ser denunciado à polícia e até preso. Mas, antes disso, é intimado a fazer uma consulta ou tratamento psicológico. Se, ainda assim, persistir em seu comportamento delituoso, não só vai preso mesmo, como a criança é entregue aos cuidados de uma instituição que cuidará dela exemplarmente, livre de um pai cruel e de uma mãe cúmplice. Pai na cadeia e mãe proibida de vê-la, educada por profissionais especializados e dedicados, a criança crescerá para tornar-se um cidadão modelo. E a lei certamente se aperfeiçoará com a prática, tornando-se mais abrangente. Para citar uma circunstância em que o aperfeiçoamento é indispensável, lembremos que a tortura física, seja lá em que hedionda forma — chinelada, cascudo, beliscão, puxão de orelha, quiçá um piparote —, muitas vezes não é tão séria quanto a tortura psicológica. Que terríveis sensações não terá a criança, ao ver o pai de cara amarrada ou irritado? E os pais discutindo e até brigando? O egoísmo dos pais, prejudicando a criança dessa maneira desumana, tem que ser coibido, nada de aborrecimentos ou brigas em casa, a criança não tem nada a ver com os problemas dos adultos, polícia neles.

De Rubens Alves escolhemos um texto já antigo, uma pérola, embora o autor tenha abordado um assunto amargo: “... A Morte e o Morrer”.

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: “Morrer, que me importa? (…) O diabo é deixar de viver.” A vida é tão boa! Não quero ir embora…
Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: “Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?”. Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: “Não chore, que eu vou te abraçar…” Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.
Cecília Meireles sentia algo parecido: “E eu fico a imaginar se depois de muito navegar a algum lugar enfim se chega… O que será, talvez, até mais triste. Nem barcas, nem gaivotas. Apenas sobre humanas companhias… Com que tristeza o horizonte avisto, aproximado e sem recurso. Que pena a vida ser só isto…”
Da. Clara era uma velhinha de 95 anos, lá em Minas. Vivia uma religiosidade mansa, sem culpas ou medos. Na cama, cega, a filha lhe lia a Bíblia. De repente, ela fez um gesto, interrompendo a leitura. O que ela tinha a dizer era infinitamente mais importante. “Minha filha, sei que minha hora está chegando… Mas, que pena! A vida é tão boa…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA