PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO FAZ JUSTIÇA A IVO AMARAL

Por decisão do Governo de Pernambuco, quando comandava o Estado o socialista Eduardo Campos, o ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral, será o homenageado da 24ª edição do Festival de Inverno.
Amaral estava entre os convidados quando do anúncio da programação do FIG, no último dia três, no Recife, e foi citado com deferência especial por todos os integrantes da Mesa das Autoridades, na oportunidade.
O Secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa e outros representantes do Governo destacaram a importância do homenageado e o papel que desempenhou na criação do Festival de Inverno, hoje um dos principais eventos culturais de Pernambuco e do Brasil.
Ivo também usou da palavra, quando agradeceu ao ex-governador Eduardo Campos pelo reconhecimento. Ele também elogiou o atual gestor do Estado, João Lyra, por dar continuidade a agenda estabelecida pelo líder socialista.
O ex-prefeito ficou satisfeito com a programação do Festival de Inverno deste ano, observando que João Lyra, mesmo tendo assumido o governo há pouco tempo conseguiu manter a grandeza do FIG e através da Fundarpe e Prefeitura contratou bons artistas para o evento em 2014.
No dia 17, às 20h, quando acontece a Abertura Oficial do Festival deste ano, no Centro Cultura, Ivo Amaral terá novamente oportunidade de usar a palavra, quando pretende revelar novos dados a respeito a criação da festa multicultural, que todos os anos chama a atenção das principais cidades de Pernambuco e do Nordeste.
Como aconteceu na solenidade da capital, aqui em Garanhuns ele pretende destacar o esforço de todos os prefeitos do município e governadores de Pernambuco, que deram continuidade ao trabalho iniciado em 1991 (quando Joaquim Francisco era governador e Rubem Valença presidente da Fundarpe) , tornando o FIG cada vez maior e projetando a cidade nacionalmente.
Outro motivo da satisfação do ex-prefeito é que o Governo Estadual está usando um logo especial do Festival de Inverno trazendo o nome do homenageado deste ano. Este material deve ser usado em todos os polos do evento, de maneira a ressaltar a importância do ex-dirigente do município na vida pública de Garanhuns e de Pernambuco.
SESC – Ivo Amaral vai receber também uma homenagem especial do Serviço Social do Comércio, SESC, através da unidade de Garanhuns. No dia 18, na galeria de artes da entidade, será aberta uma exposição sobre o ex-prefeito, que completou 80 anos de idade em fevereiro deste ano.
A mostra incluirá fotos, documentos, certificados, publicações em jornais locais e da capital, troféus e um vídeo produzido por uma equipe do Recife. Também deve incluir um outro vídeo, resgatado há pouco tempo, com a gravação integral do I Festival de Inverno de Garanhuns, realizado no início dos anos 90.
Nas últimas décadas, por diversas vezes se propôs que Ivo Amaral recebesse uma homenagem no Festival de Inverno. Quando o FIG completou 10 anos, em 2001, o então vereador Luiz Taveira levou essa ideia à Câmara Municipal. Cinco anos depois, foi a vez do vereador Paulo Gomes repetir a proposta. Quando o evento completou 18 e depois 21 anos, foi a vez do vereador Sivaldo Albino defender o projeto, mas nem o Governo nem a Prefeitura nesta época deram a atenção necessária.
O jornalista Carlos Garcia, que foi Secretário de Cultura Estadual, numa das gestões de Miguel Arraes, chegou a rejeitar a proposta com o argumento de que a Fundarpe não podia homenagear pessoas vivas durante o Festival de Inverno.
O ano passado, na solenidade de inauguração da UPAE Garanhuns, coube a Eduardo Campos quebrar esse “tabu” e anunciar de público a homenagem ao ex-prefeito, por “uma decisão de governo”. É importante se ressaltar que o ex-secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, também desempenhou um papel importante nesta iniciativa, ao defender a proposta junto ao governador Eduardo Campos.
Enfim, independente de questões políticas e ideológicas, é importante reconhecer que a homenagem faz justiça ao homem público Ivo Amaral. Talvez a partir daí acabem com esse negócio de só homenagearem artistas, políticos, trabalhadores e outras personalidades depois que estão mortas.
A homenagem em vida por certo é muito mais significativa, porque despida de qualquer hipocrisia e rasgos demagógicos.

2 comentários:

  1. mas Dominguinhos foi homenageado em vida.Ariano Suassuna tb. Só Sr Ivo não era homenageado. Justa homenagem nessa 24 ediçao, talves a mais merecida de todos os festivais

    ResponderExcluir
  2. Um homem com muitos merecimentos, conhecimento político, simplicidade, tem de fato a história de Garanhuns na cabeça, integridade, respeito de todos, até dos adversários, tenho muita saudade dele, nunca mais o ví, meu filho que também o conheceu e o atendeu, me pergunta sempre por Sr. Ivo e sobre a sua saúde, digo-lhe sempre que vai bem, apesar de não vê-lo, já por algum tempo. Espero que possamos fazer algum contato, porque sinto saudades do Sr. e de D. Edjnalva, outra pessoa fora de série.Sr. Ivo e D. Edjnalva espero encontrá-lo no dia da sua justíssima homenagem.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA