PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DIOCESE COMEMORA CENTENÁRIO DE DOM EXPEDITO

A Diocese de Garanhuns comemora no próximo domingo, dia 6, o centenário de nascimento de Dom Francisco Expedito Lopes, 5º bispo da cidade e região, assassinado de forma covarde no dia 2 de julho de 1957 pelo Padre Hosana.

O religioso, natural de Sobral, no Ceará, nasceu no dia 8 de julho de 1914. Na próxima terça-feira, portanto, estaria completando um século de vida.

Para marcar o centenário do mártir da Igreja Católica, o bispo Dom Fernando Guimarães anunciou hoje que no próximo domingo, às 11h, será inaugurado um Memorial de Dom Expedito, ao lado do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença. Este terá documentos, fotografias, objetos pessoias, o colchão do Hospital Dom Moura onde o religioso faleceu e até um pedaço da batina com o furo da bala provocado por um dos disparos de Hosana.

Às 16h também do domingo, dia 6, será celebrada uma missa pelo centenário de Dom Expedito, à frente Dom Fernando Guimarães, com a participação de padres de Garanhuns e representantes de todas as paróquias da Diocese.

Dom Fernando Guimarães explicou que o processo de beatificação do 5º bispo da Diocese está em andamento. Na Diocese local o trabalho já terminou, mas em Roma ainda vai passar por uma ampla análise, com a documentação e os milagres sendo analisados por médicos, teólogos, cardeais e por fim pelo Papa Francisco. Não há condições de determinar quando o resultado dos estudos e a decisão final de Sua Santidade serão anunciados pelo Vaticano.

*Leia em postagem abaixo trabalho de pesquisa de Anchieta Barros sobre o assassinato do Bispo de Garanhuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA