Do estrategista de vendas Marcos Gonçalves:
Todos os dias ouvimos reclamações
de clientes que se deparam com funcionários despreparados, mal humorados e que
não correspondem às expectativas de clientes e empresários. O problema não é exclusivo
de Garanhuns, tendo em vista termos nos deparado com a mesma situação em várias
regiões do país e em diversos seguimentos do mercado.
Garanhuns se diferencia em muito de
outras cidades do Estado e do País, pois o seu maravilhoso clima influencia na
bela arquitetura e comportamento de moradores e visitantes, fazendo da cidade
um destino turístico bastante explorado durante o ano inteiro, o que
proporciona um aquecimento na economia local e possibilita a divulgação de suas
belezas em outras regiões do país e do mundo.
Não resta dúvida de que a cidade
poderia também desenvolver um diferencial no que se refere ao atendimento aos
clientes do Agreste e de outras regiões. Somente algumas poucas empresas têm
identificado tal carência e contratado treinamentos para suas equipes, onde
nota-se quase que de imediato, resultados positivos nas vendas e no nível de
satisfação da clientela, o que faz uma grande diferença, tendo em vista que
cliente satisfeito geralmente torna-se cliente fiel.
Isso proporciona um fluxo de caixa
constante para a empresa, aumentando os lucros e possibilitando a crescimento e
a abertura de novos postos de trabalho. As estatísticas mostram que 85% das
vendas está ligado ao fator humano. Ou seja, somente 15% dependem do preço,
produto e ponto de venda. Investir em capacitação da equipe é a saída para
enfrentar qualquer crise, pois estando os preços nivelados e os clientes cada
vez mais exigentes, o empresário de qualquer modalidade comercial precisa
buscar o diferencial no seu capital humano. “Vale salientar que só os
diferentes são notados e só os notados são lembrados requisitados”.
*Marcos Gonçalves é palestrante motivacional e
estrategista de vendas e atendimento, é conferencista diplomado pela academia
do palestrante de São Paulo e já preparou equipes em várias regiões do país. Em
Garanhuns presta assessoria à CDL e treina empresa como Jóia Magazine, Rio
Branco Ferragens, Coletivos são Cristovam, Mercearia (padaria) Rui Barbosa,
assessora o marketing da prefeitura de Paranatama e outros.
Com todo respeito ao senhor Marcos acho que ele deve primeiro começar mudar a cabeça de alguns destes empresários de Garanhuns pois conheço bem um destes citados acima e posso afirmar que ele nao e muito aberto a asseitar opiniões modernas e contrarias. Tenho 10 anos na área de vendas e se tem uma coisa que aprendi muito bem e que se eu quiser que um colaborador de o seu melhor pela empresa ele precisa que o seu lider toque na sua motivação ele precisa sentisse valorizado, ele precisa de um líder que sabe onde quer chegar, pois não da para apontar o caminho sem saber onde queremos ir.Tem empresário que se tratar o seu cliente como trata seu funcionário com certeza fecharia suas portas. Não sabe eles que isso reflete diretamente no atendimento aos seus clientes. A aguns anos tiramos uma rede de supermercados em nossa cidade que era referencia em beleza de suas moças e elegância de seus rapazes o atendimento era seu carro chefe comentado aos quatro cantos da cidade. Até os dias de hoje ouvimos pessoas lembrarem com nostalgia o tempo em que eram bem atendidos em um supermercado. A receita era bem simples motivação
ResponderExcluirNASCIMENTO
Oi amigo!,
ResponderExcluirGrato pela sua opinião e sugestão. Concordo que uma empresa precisa manter um plano de motivação interna, e deve começar pelos seus diretores. Nosso trabalho consiste em motivar principalmente os empresários para que estes determinem o ritmo de motivação de sua equipe, pois sabemos que uma equipe define o seu líder.
Grato pelo apropriado comentário.
Marcos Gonçalves - www.marcospalestrante.com.br - (87) 9942.0494