PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

VILA DO ATOLEIRO TEM DIA HISTÓRICO E É RECONHECIDA COMO COMUNIDADE QUILOMBOLA


A Vila do Atoleiro,  a comunidade de população negra de Caetés,  tem praticamente a mesma idade da cidade, segundo relatos de Dona Nega Venâncio, o senhor Demésio e seu Manoel, dos primeiros moradores da localidade.

Nos últimos anos a comunidade, através da Associação de Moradores,  travou uma verdadeira batalha para conseguir o reconhecimento nacional como Comunidade Quilombola.

Neste domingo, dia 13, o sonho dos moradores da vila se realizou. Em solenidade no centro do lugarejo, estavam os moradores e as autoridades locais: O prefeito Armando Duarte, ao lado do seu vice-prefeito, Severino Gordo e dos oito vereadores aliados do Governo Municipal.  Também secretários e diretores municipais, presidentes de associações, presidentes de sindicatos rurais e a população local. 

Os caeteenses recepcionaram a Comitiva Federal com fogos de artifícios, comidas típicas, apresentação do Samba de Coco Santa Luzia e da Banda de Pífanos,  ambos da própria comunidade quilombola. Uma verdadeira festa brasileira e afrodescendente.

A solenidade de entrega do Certificado de Reconhecimento de Comunidade Quilombola foi comandada por José Moreira, presidente da Associação de Moradores da Vila Atoleiro. Ele recebeu o certificado das mãos de Maria José, representante do Governo Federal e da Fundação Cultural dos Palmares. Ainda prestigiaram o evento o assessor parlamentar Eduardo Simplício e a vereadora Márcia, da comunidade quilombola Angico, do município de Bom Conselho uma das principais incentivadoras para esta conquista por parte de Caetés.   

“Estou emocionada com a recepção de vocês, com a participação das de tantas autoridades municipais, apoiando a nossa luta. Eu faço questão de informar lá em Brasília, principalmente ao ex-presidente Lula, como fomos recebidos aqui e como está sendo bem governada a sua terra natal. Parabéns prefeito Armando, continue assim governando no meio do povo e apoiando as lutas das associações, sindicatos rurais e sobre tudo a luta dos negros”, discursou a representante do Governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA