PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O FIM DA ERA EDUARDO CAMPOS


A CAMPANHA - Eduardo Campos chegou ao Governo do Estado em 2006, tendo começado a campanha desacreditado e aparecendo no “rabo da fila” nas primeiras pesquisas de intenção de voto divulgadas naquele ano.

O favorito para vencer a eleição era Mendonça Filho (DEM), que tinha sido vice de Jarbas Vasconcelos (PMDB) sete anos e estava com a caneta na mão, sendo apoiado pela maioria dos prefeitos do Estado. Mas os ares da mudança começaram a soprar e Humberto Costa (PT), que tinha sido ministro de Lula, começou a ameaçar o favoritismo dos governistas.

Eduardo Campos escolheu bem o seu vice, João Lyra, ex-prefeito de Caruaru e conseguiu a adesão do deputado federal Inocêncio Oliveira, fortalecendo a sua chapa no Sertão e retirando um aliado de peso de Mendoncinha.

O maior capital político do socialista era ser neto de Miguel Arraes, ter participado dos governos do avô e se apresentar como herdeiro dos votos da maior liderança à esquerda já surgida em Pernambuco.

Quando começou a campanha na televisão a imagem de Humberto Costa foi destroçada no programa eleitoral de Mendonça Filho, por conta de um escândalo denunciado na sua passagem pelo Ministério da Saúde. O petista ficou acuado, começou a cair e abriu passagem para que Eduardo chegasse ao segundo turno.

Derrotado, Humberto anunciou de pronto seu apoio a Eduardo Campos, seus eleitores votaram maciçamente no socialista no segundo turno e o democrata foi “massacrado” nas urnas perdendo a eleição por uma diferença de mais de 1 milhão e 800 mil votos.

O GOVERNADOR – Na cadeira de governador, Eduardo manteve a ligação que Arraes sempre teve com os movimentos populares, direcionou a gestão para o interior e realizou grandes obras nas áreas de infraestrutura, agricultura, saúde e educação.

Estradas foram recuperadas e outras construídas, na Região Metropolitana o gestor em quatro anos ergueu quatro hospitais, para desafogar o Restauração. As escolas que estavam caindo aos pedaços foram reformadas e grandes reservatórios foram construídos em municípios polos, como a Barragem do Cajueiro, em Garanhuns, que tirou a cidade do problema crônico de desabastecimento d´água.

Aliado de Lula presidente, o governador pernambucano conseguiu muitos recursos em Brasília e alavancou a economia do Estado, investindo principalmente no Complexo Portuário de Suape. Pernambuco gerou empregos como nunca e passou a crescer num ritmo maior do que os outros estados nordestinos.

A REELEIÇÃO - Com essa situação favorável a campanha de reeleição de Eduardo foi um passeio e ele humilhou o adversário Jarbas Vasconcelos nas urnas, tendo vencido a disputa por uma diferença de mais de três milhões de votos. Em algumas cidades, como aconteceu em Garanhuns, o socialista obteve mais de 90% da preferência dos eleitores.

O neto de Arraes fez um segundo mandato tão bom quanto o primeiro. Prosseguiu reformando e construindo hospitais, melhorando as escolas, aumentando a arrecadação do Estado para investir e pondo em prática algumas ideias inovadoras que tornaram sua gestão ainda mais simpática.

Um exemplo é o programa “Ganhe o Mundo”, da Secretaria de Educação, que possibilita a estudantes pobres da rede pública fazer intercâmbio no exterior, tendo oportunidade de conhecer países como o Chile, os Estados Unidos ou o Canadá. Um sonho impossível para muitos jovens, tempos atrás, virou uma grande realidade.

O Governo Socialista também, no primeiro e segundo mandato, investiu na informatização das escolas, distribuiu computadores e tablets com professores e alunos, criou e ampliou as escolas de tempo integral e construiu educandários modelos com cursos técnicos em cidades de porte médio da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

ESTILO – Eduardo é inteligente, impetuoso e como político e administrador foi imprimindo uma marca, com seu próprio estilo de trabalho. A impressão que se tem é que ele repetiu alguns gestos de Lula, outros de Arraes e usou ainda alguns métodos do velho adversário Jarbas.

O peemedebista foi um bom governador e usou o marketing como ninguém tinha feito antes. O socialista foi além. Fez, mas foi ainda mais eficiente ao mostrar o que fez.

Simpático, com um discurso sedutor, o neto de Arraes praticamente aboliu a oposição em Pernambuco. Tem quase todos os prefeitos e deputados ao seu lado, trouxe até Jarbas Vasconcelos para debaixo dos seus pés, virou Soberano e Senhor e o nosso Estado ficou pequeno diante de tanta capacidade de articulação política e vontade de fazer as coisas acontecerem.

Arraes sonhou ser presidente do Brasil, mas o golpe militar não permitiu que o velho líder realizasse seu projeto nacional. O seu neto, ainda moço, com um partido que está organizado em todos os Estados, que tem governadores, prefeitos e deputados em todas as regiões, está na luta para chegar ao Palácio do Planalto.

Para chegar a este ideal rompeu com os antigos aliados. Critica duramente um governo do qual fez parte. Numa jogada de mestre atraiu a ex-senadora Marina Silva para ser sua vice na chapa.

Por enquanto ainda não conseguiu índices expressivos nas pesquisas. Está bem abaixo de Dilma (PT) e um pouco atrás do senador Aécio Neves (PSDB). Mas não para de se mexer, obtém mídia nos principais veículos de comunicação do Brasil e espera com alguns bons minutos de televisão virar o jogo e garantir presença num eventual segundo turno e depois vencer a eleição.

CORONEL - Os que combatem Eduardo Campos o acusam de ser um “coronel moderno”. Dizem que ele não admite ser contrariado e que para chegar aos seus objetivos é capaz de se aliar com qualquer um. Só não está com o ruralista Ronaldo Caiado no seu palanque porque Marina não deixou. O socialista, segundo já divulgou a imprensa pernambucana, fica irritado quando lhe atribuem este rótulo de coronel.

No Sul e Sudeste, não se sabe se com alguma razão ou por preconceito, alguns já compararam Eduardo a Fernando Collor, que saiu do pequeno Estado de Alagoas para ser presidente da República.

Em Pernambuco, onde ele reinou nos últimos sete anos, os professores estão insatisfeitos e acusam o gestor de pagar o pior salário do país. Há insatisfações também entre os funcionários da saúde e da área de segurança pública.

Pequenos comerciantes reclamam muito da dureza do Governo Eduardo Campos na cobrança de tributos. Para completar ele lançou como candidato à sucessão estadual o Secretário da Fazenda, Paulo Câmara, chamado logo por setores da oposição e pequenos empresários de “cobrador de impostos”.

A partir da próxima semana o neto de Miguel Arraes não será mais governador. Terá renunciado ao cargo para concorrer à presidência da República. A Era Eduardo Campos em Pernambuco simplesmente acaba, como um dia passou a de Marco Maciel, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Arraes e Jarbas Vasconcelos.

A disputa vai acontecer agora no plano nacional. Em Pernambuco, até o final de dezembro de 2014, quem ficará com a chave do cofre e a caneta se chama João Lyra Neto.

12 comentários:

  1. Negar alguns adjetivos do Governador Eduardo Campos, que se despede , seria ingenuidade e injustiça. Negar obras importantes no Estado principalmente em Recife, acho até que seríamos facciosos e iníquos, pois são fatos e não há argumentos que contrariem verdades, portanto não somos irresponsáveis nem descrepantes, em divergir, e nem cometeríamos deslizes de tal ordem. Porém também, negar que o Exmo. Sr. Governador, detesta ser contrariado e/ou ouvir observações negativas de alguns programas que não "dariam" ou não estão "dando" resultados, ninguém se atreve. Os quatro viadutos que seriam construídos na Av. Agamenon Magalhães, que seriam por fim um desastre financeiro, e um sonho megalomaníaco, foi à época muito dificil de convencê-lo de desistir da obra, ficaram seus auxiliares jogando a bola para um e para outro, com receio de discordar do chefe e pagar um preço muito alto por isso. Tem seus méritos é inegável: um jovem inteligente, arrojado, impetuoso, onde o medo não faz parte do seu dicionário, porém, o que destoa da sua forte personalidade é sua inegável resistência, sempre se fazendo ver que era ele o "senhor" e ninguém mais. Todos eram de fato e de direito auxiliares, a idéia ou o fato novo sempre seria dele. Quem sabe com o tempo, ele consiga ouvir e admitir a discordância, o contraditório, e assim no futuro mais amadurecido, seja mais flexível e menos arrogante. Agora Governador, ainda não é a sua hora e no futuro, não imponha nomes, e seja um pouco mais democrático, pois adiante nada sabemos, apenas que, o tempo, nos impõe derrotas, virórias e às vezes esquecimento.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas o eleito será o candidato de Eduardo Campos o Paulo Camara.
    Ele fez muito por Pernambuco e precisamos continuar esse belo trabalho.
    O problema é que o usineiro falido representa uma pequena parcela burguesa que há muito está esquecida pois sua forma de politicagem não cabe mais.
    Armando pode tentar mais não vai conseguir.

    ResponderExcluir
  3. UMA ANÁLISE PERFEITA E FUNDAMENTADA EM FATOS CONCRETOS E QUE PRECISA SER REVISTO POR MAIS DE UMA VEZ, A QUAL, LEVA-NOS A MOMENTOS DE BASTANTE REFLEXÃO.

    NA MINHA OPINIÃO ELE FEZ IGUALZINHO AO EX-PRESIDENTE LULA.ESQUECEU MUITOS DOS COMPANHEIROS E SE ALIOU AOS PIORES INIMIGOS E PASSOU A MÃO NA CABEÇA DOS MAIORES CORRUPTOS E PICARETAS DESTE PAÍS.

    ELE FOI E SEGUIU FIELMENTE OS CONSELHOS DADOS POR NICOLAU MAQUIAVEL COM O "PRÍNCIPE" OBRA TÃO ANTIGA, MAS ATUALÍSSIMA NO MUNDO MODERNO EM QUE VIVEMOS.

    ResponderExcluir
  4. Pernambuco agora começa a respirar melhor, não totalmente pois o palácio ainda terá a sombra Campos. Mas um certeza é que Armando Monteiro, com suas conquistas e seu marketing de melhor Senador, irá acabar com o coronel moderno. E creio, que a juventude que empenhada pela qualificação profissional, por empregos públicos e que massacrada pela política Campos, irá se erguer com brados e eleger um novo nome para Pernambuco emergir como nunca.

    ResponderExcluir
  5. Ganhar de Humberto Costa é a maior moleza! O cara com todo o apadrinhamento de Lula e dos Petralhas não conseguiu vencer para Governador é por que é mais ruim de voto do que José Serra. Eu acho que até eu ganho qualquer eleição do Fala Fina PETRALHA.

    ResponderExcluir
  6. Como funcionário da saúde, espero que o novo governador nos veja, porque até então eramos invisíveis pelo Sr. Eduardo Campos(o coronelzinho), que usou e abusou das repartições dessa área para colocar a legião de contratados sem necessidade e encostando servidores estáveis e qualificados, só para atender a pedidos de caciques políticos regionais, muitos derrotados nas urnas, ferindo assim a vontade do povo e das leis, que diz: "para ter acesso ao serviço público(trabalhar), a única via é o concurso público", uma forma igualitária e democrática. O acesso a todos, sem distinção, conforme seus méritos.
    Votar em Eduardo Campos novamente, jamais! Não vou cometer esse erro novamente, como diz os entendidos, errar uma vez é humano, mas errar duas vez é burrice. Na realidade esse pleito nacional precisava de mais opções, além de Dilma, Eduardo, Aércio e o candidato do PSOL. Gostaria de ver inserido na competição e no debate frente a frente, pessoas ilibadas, como: o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e do General de Exército Augusto Heleno Ribeiro, que foi o chefe do Comando Militar da Amazônia e comandante da força de Paz no Aiti. Já a disputa estadual essa já está ganha pelo senador Armando Monteiro. Bay, Bay, Eduardo Campos! Henrique - Boa Vista - Garanhuns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Boa Vista, Garanhuns.

      Nós temos uma classe de privilegiados que são os políticos em geral. Eles fingem que trabalham e defendem o povo.

      Quando os Governadores ganham eles se juntam a eles,quando o Presidente ganha eles se juntam a eles.

      Esses políticos aprovam, rejeitam, dão aumentos para si, para os servidores públicos nas Assembleias Legislativas e na Câmara Federal,Deputados. E nas Câmaras Municipais ali é que a coisa é feia e ridícula.

      De 4 em 4 anos nós somos roubados.62% de aumentos para eles e os trabalhadores 34,82%. As taxas percentuais e as porcentagens são diferentemente escandaloso.

      As conversas são essas: servidor público aumento de 6,87%. Deputados, prefeitos, governadores, ministros,juízes,vereadores aumento que variam de 61% a 200%. Nós votamos errado.Eles compram os nossos votos e depois legislam em causa própria e os trabalhadores vão todos para o paredão do big brother brasil.

      Excluir
  7. Não é só os funcionários da educação e saúde que reclamam, são todos os funcionários do estado que estão com baixos salários.

    ResponderExcluir
  8. Em Pernambuco veremos as disputas entre os velhos amigos.Quem será agora os bicudos e os bacurais? Quem será agora os cachorros? Quem vai ficar nervoso e vai tomar chá o pessoal de Paulo Câmara ou de Armando Monteiro? E , afinal, quem são os ladrões,os corruptos, os picaretas, os demônios e quem vai acabar com o bolsa família? Ainda vai existir o medo?

    Qual o lado comprará mais votos? Qual é , qual foi, vote em mim que depois de eleito eu vou dizer o que é que um deputado faz.Até hoje nunca disse!

    ResponderExcluir
  9. um novo começo como presidente.

    ResponderExcluir
  10. " TUDO NA VIDA SE TEM UM PREÇO"


    QUANDO A GENTE VOTA EM ALGUÉM E PASSA A COBRAR AS PROMESSAS PROMETIDAS EM CAMPANHAS POLÍTICAS, SOMENTE NOS RESTA AGUARDAR O TEMPO PASSAR.

    PARA MIM LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA FOI O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA POLÍTICA DESTE PAÍS POR TER TIDO A CORAGEM DE ENFRENTAR MUITOS DESAFIOS PELA FRENTE.

    JUROS: BAIXOU DE 18% a. m TAXA SELIC para 11% ATUALMENTE.
    RESERVAS CAMBIAIS: DE 57 BILHÕES DE DÓLARES PARA MAIS DE 376 BILHÕES ATUALMENTE.

    EXPORTAÇÕES: DE US$ 65 BILHÕES PARA MAIS DE US$ 140 BI.

    POLÍTICAS PÚBLICAS: AMPLIOU-AS E CONSERVOU-AS DEIXADA POR FHC. BOLSA FAMÍLIA, PRONAF, CRÉDITO POPULAR.

    DÓLAR: DERRUBOU O DÓLAR DE R$ 3,90 PARA MENOS DE R$ 2,67 ATUALMENTE.

    EDUCAÇÃO: CRIOU O PROUNI, O SISU, AMPLIOU E INTERIORIZOU AS UNIVERSIDADES FEDERAIS E AS ESCOLAS TÉCNICAS POSSIBILITANDO AO FILHO DO POBRE CHEGAR A UNIVERSIDADE.

    SAÚDE: ERROU O PT E ERROU O PSDB.O ERRO DO PT FOI NÃO TER RECONHECIMENTO A CPMF COMO A SALVAÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA E ERROU O PSDB QUANDO REPETIU O MESMO ERRO DO PT ACABANDO COM A CPMF (comissão provisória sobre movimentação financeira) que gerava mais de R$ 40 BILHÕES ANUAL.OS MAIS MÉDICOS HOJE É O RESULTADO DA MIOPIA DO PT,PMDB-PSDB E PRINCIPALMENTE DE 4 SENADORES NORDESTINOS QUE FORAM COVARDES E MEDÍOCRE COMO POLÍTICO INCLUSIVE OS NOSSOS EX-SENADORES MARCO MACIEL, JOSÉ JORGE E SÉRGIO GUERRA QUE VOTARAM CONTRA EM DEZEMBRO DE 2008.

    ECONOMIA: ATÉ 2010 O BRASIL VINHA BEM MESMO ENFRENTANDO A GRANDE CRISE NORTE AMERICANA DE 2008 QUANDO O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA( BARACK RUSSEIN OBAMA) EM 2009 TEVE QUE TOMAR EMPRESTADO AO MUNDO MAIS DE 4 TRILHÕES DE DÓLARES PARA OS ESTADOS UNIDOS NÃO QUEBRAR E CONSEQUENTEMENTE O MUNDO SOFRERIA AS CONSEQUÊNCIAS.FOI O RESULTADO DA GUERRA DO IRAQUE PROMOVIDA POR BUSH.

    POLÍTICA: NESSE QUESITO O PT EMPATOU COM O PSDB.O MAIOR ERRO DO PSDB VIA FHC FOI TER CRIADO O INSTITUTO DA REELEIÇÃO DO PODER EXECUTIVO SEM NENHUMA REGRA ELEITORAL MORALIZADORA.OS PREFEITOS, OS GOVERNADORES E PRESIDENTE USAM E ABUSAM DA MÁQUINA PÚBLICA GASTANDO MILHÕES E BILHÕES E ESTÃO DEIXANDO OS COFRES PÚBLICOS VAZIOS E AS INSTITUIÇÕES QUEBRADAS PARA OS SEUS SUCESSORES.

    QUEM DIZ ISTO SÃO OS PRÓPRIOS CANDIDATOS DO PT E PSDB QUE ESTÃO DISPUTANDO AS ELEIÇÕES DE 2014.E O ERRO DO PT FOI TER COPIADO O MENSALÃO MINEIRO DE EDUARDO AZEREDO USANDO MARCOS VALÉRIO COMO TRAMPOLIM POLÍTICO E TODA A CÚPULA DO PARTIDO SE ENCONTRA PRESA.

    AGRICULTURA: ESTÁ FALIDA EM PRATICAMENTE TODO O NORDESTE BRASILEIRO. O POVO NÃO QUER MAIS TRABALHAR PORQUE NÃO EXISTE MAIS INCENTIVO DO GOVERNO, NÃO EXISTEM TERRAS CULTIVÁVEIS, NÃO POR QUE ACABARAM, E SIM, POR ESTAR NAS MÃOS DOS GRANDES E OS PEQUENOS ESTÃO SENDO EXPULSOS DAS TERRAS PARA MORAR NAS CIDADES E O CAMPO ESTÁ FICANDO UM VERDADEIRO VAZIO.

    QUANDO DR. MIGUEL ARRAES DE ALENCAR CRIOU O PROGRAMA LUZ NA ZONA RURAL FOI PENSANDO NO HOMEM DO CAMPO.

    OBRAS: A MAIOR OBRA DO NORDESTE É A TRANSPOSIÇÃO DO RIO FRANCISCO E EM PERNAMBUCO A ADUTORA DO AGRESTE QUE TRARÁ ÁGUA PARA MAIS DE 12 MILHÕES DE PESSOAS. A SEGUNDA É A TRANSNORDESTINA QUE BENEFICIARÁ TODO O NORDESTE INTERLIGANDO COM CENTRO DO BRASIL, SUL E SUDESTE.

    SEGURANÇA PÚBLICA: TODOS OS GOVERNANTES FALHARAM. HOUVE MELHORAS , MAS É PRECISO SE AVANÇAR MUITO MAIS AINDA SE PAGANDO UM SALÁRIO DIGNO E CONDIZENTE A UM POLICIAL CIVIL E MILITAR QUE TEM O PODER DE PORTAR UMA ARMA PARA GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DO CIDADÃO E CIDADÃ QUE PRECISAM ACREDITAR NAS SUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.



    ResponderExcluir
  11. VALEU EDUARDO O SRº FEZ E FARÁ AINDA MAIS,FAÇO VOTOS DE SUCESSO,HONRA,LEALDADE E ACIMA DE TUDO DE DEUS EM SEU CORAÇÃO PARA FAZER A DIFERENÇA...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA