PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CINE ELDORADO ESTÁ PARA FAZER 10 ANOS

Em 2005, quando os jornais e rádios locais (não tínhamos os blogs ainda) receberam a notícia, dada pelo Carlos Eugênio, então Secretário de Comunicação da Prefeitura,  de que Garanhuns iria ganhar duas salas de cinema, foi um alvoroço. A cidade estava há 30 anos sem cinema e ia ter de volta o Cine Eldorado, com equipamentos modernos, cadeiras confortáveis, ar-condicionado e a promessa de grandes lançamentos concomitantes com os das grandes cidades do país e do mundo.

Foram muitos os que não acreditaram. Um motorista de táxi comentou que cinema em Garanhuns não dava mais, outra pessoa da cidade avaliou que Paulo Menelau (o empresário que se aventurava a instalar o Cine Eldorado) devia ser doido. Havia muita descrença mesmo e quase não se ouvia uma opinião otimista com relação ao empreendimento.

Mas Paulo e Cristina, sua esposa, foram em frente e no final de 2005 inauguraram o cinema, muito bonito e confortável. Na época as salas de Garanhuns eram melhores do que as de Caruaru, Maceió e muitas do Recife. Depois, nessas cidades, surgiram muitos cinemas de qualidade, mas o velho (novo) Eldorado continua um luxo.

Na estreia foi exibido um dos primeiros filmes da série Harry Potter e de lá para cá não parou mais, atraindo público de Garanhuns, Lajedo, São Bento do Una, Capoeiras, Caetés, Lajedo, Jupi, São JOão, Bom Conselho e todas as cidades da região.

Grandes lançamentos lotaram as salas do Eldorado, que se tornou programa obrigatório, principalmente dos jovens. As escolas fizeram convênio, a Prefeitura, na gestão de Luiz Carlos criou o programa “A Criança vai ao cinema” e aí o Carlos Eugênio entra de novo na história, porque foi dele este projeto.

O fato é que o Eldorado se consolidou. King Kong, Superman, Missão Impossível, O Código da Vinci, Homem Aranha,  A Procura da Felicidade, Lula – O Filho do Brasil, Gonzaga – de Pai pra Filho, Se Eu Fosse Você, Bruna Surfistinha, 2 Filhos de Francisco... São alguns dos filmes que lembro assim, de cabeça, exibidos numa das salas do Cine Eldorado Garanhuns. (Neste final de semana estreou por lá o badalado "Noé").

Alguns destes estrearam aqui na cidade no mesmo dia em que passaram pela primeira vez em Nova Iorque, São Paulo ou Recife.

Embora hoje o cinema possa estar dentro de casa, com os canais por assinatura oferecendo quase uma centena de opções – além da facilidade de baixar filmes pela internet – pegar um cineminha fora de casa continua sendo uma ótima opção, que normalmente proporciona uma boa diversão.

E cinema também pode trazer informação, cultura e arte.

Não por acaso é chamado de “a sétima arte”.

Foi preciso um empresário do Recife acreditar em Garanhuns, perceber que a cidade estava crescendo e comportaria um cinema – com duas salas – de boa qualidade.

Ponto para Paulo e Cristina Menelau. Palmas para o público de Garanhuns que valorizou o estabelecimento e permitiu que ele continuasse de portas abertas até hoje.

No próximo ano, meus queridos leitores, o Cine Eldorado do Polo Heliópolis irá fazer 10 anos. Merece uma comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA